Os 100 Melhores Livros de Fantasia de Todos os Tempos

Olá pessoal! Conforme prometido estou postando a lista dos 100 melhores livros de Fantasia de todos os tempos elaborada pelos membros do grupo Fantasy Aficionados, do Goodreads.

A lista inclui diversos clássicos do gênero, bem como livros e séries de autores atuais. Algumas séries aparecem representadas pelo primeiro livro lançado, então não se preocupe se somente um livro aparecer na lista, pois ele vale pela série inteira.

Confiram a lista abaixo e veja se seu livro (ou série) preferido está presente. Para saber mais informações sobre cada livro basta clicar no título.

Ah, o primeiro lugar não é uma surpresa.

1 The Hobbit The Lord of the Rings
2 A Game of Thrones
3 The Harry Potter Collection
4 The Name of the Wind
5 Mistborn: The Final Empire
6 The Eye of the World
7 Robin Hobb Collection: Farseer Trilog – Assassin’s Apprentice, Royal Assassin, Assassin’s Quest
8 The Dark Tower Series Collection: Gunslinger, Drawing of the Three, Waste Lands, Wizard and Glass, Wolves of the Calla, Song of Susannah, the Dark Tower
9 Gardens of the Moon
10 The Belgariad, Vol. 1: Pawn of Prophecy, Queen of Sorcery, Magician’s Gambit
11 Daughter of the Empire
12 Wizard’s First Rule
13 The Color of Magic
14 The Sword of Shannara Trilogy
15 Good Omens
16 Elric of Melniboné
17 The Great Book of Amber
18 Magic Bites
19 The Dark Elf Trilogy Collector’s Edition
20 The Dragonlance Chronicles/Dragons of Autumn Twilight/Dragons of Winter Night/Dragons of Spring Dawning
21 A Wizard of Earthsea
22 Howl’s Moving Castle
23 The Last Unicorn
24 The Fionavar Tapestry
25 Kushiel’s Dart
26 Chronicles of The Black Company
27 The Malloreon, Vol. 1: Guardians of the West, King of the Murgos, Demon Lord of Karanda
28 Magician
29 His Dark Materials (clique em cada uma das palavra para acessar o link dos livros da trilogia)
30 The Mists of Avalon
31 Daughter of the Forest
32 Daughter of the Blood
33 The Complete Chronicles of Conan: Centenary Edition
34 Legend
35 Perdido Street Station
36 The Way of Kings
37 Dead Witch Walking
38 The Chronicles of Narnia
39 The Lions of al-Rassan
40 The Dark Is Rising Sequence
41 Moon Called
42 Darkfever
43 The Wonderful Wizard of Oz
44 The Princess Bride
45 Storm Front
46 The Night Angel Trilogy
47 The Blade Itself
48 The Neverending Story
49 Sabriel
50 The Iliad
51 The Deed of Paksenarrion
52 Night Watch
53 Mary Stewart’s Merlin Trilogy (clique em cada uma das palavra para acessar o link dos livros da trilogia)
54 American Gods / Anansi Boys
55 Queen’s Own
56 Alice’s Adventures in Wonderland e Through the Looking-Glass
57 Interview with the Vampire
58 The Curse of Chalion
59 The Once and Future King
60 The Talisman
61 The Lies of Locke Lamora
62 A Spell for Chameleon
63 Hounded
64 Percy Jackson and the Olympians Boxed Set
65 Watership Down
66 His Majesty’s Dragon
67 The Black Prism
68 The Odyssey
69 Mary Poppins
70 Neverwhere
71 Stardust
72 Tigana
73 The Complete Grimm’s Fairy Tales
74 The Warded Man, Demon Cycle #1
75 Fool’s Errand
76 Jonathan Strange and Mr Norrell
77 The Liveship Traders Trilogy: Ship of Magic + Mad Ship + Ship of Destiny.
78 Elantris
79 Eragon, Eldest & Brisingr
80 Beowulf: A New Verse Translation
81 Furies of Calderon
82 The Children of Húrin
83 The Eyes of the Dragon
84 Redwall
85 The Dragonbone Chair
86 The Magic Kingdom of Landover: Volume 1
87 Best Served Cold
88 Dead Until Dark
89 Alanna: The First Adventure
90 On a Pale Horse
91 The Last Herald-Mage
92 Charlotte’s Web
93 The Divine Comedy
94 Graceling
95 Black Sun Rising
96 Dragon Wing
97 Priestess of the White
98 Swords and Deviltry
99 The Book of Three
100 Dreams Underfoot

.:.Abraços e até a próxima.:.

55 Comentários

Arquivado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Vampiresca, Romance, Stephen King

55 Respostas para “Os 100 Melhores Livros de Fantasia de Todos os Tempos

  1. Melissa

    Poxa, adorei a lista!!!!!!!!!!!

    E Harry Potter na terceira posição, uau. E também tem livros muito bons como Brumas de Avalon,Fronteiras do Universo, Neil Gaiman, Ursula K. LeGuin… Ótimo!!!

    • Melissa, também amei a lista. The Dark Tower, finalmente, ficou na posição que merece, bem como a série The Wheel of Time (The Eye of the World). Embora eu goste muito da série do George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série que tem sido mais impulsionada pela série da HBO do que pelos livros em si, pois, para mim o segundo lugar ficou bem exagerado. O restante da lista dispensa cometários, reuniu realmente o melhor da fantasia de todos os tempos. :D

      • Desculpa, Lawliet, mas onde eu disse que as Crônicas de Gelo e Fogo não é uma grande série? Uma vez que o seu comentário está como resposta ao que eu coloquei. Se vc pesquisar no blog, achará as minhas resenhas dos livros da série, que por uma acaso li MUITO antes de se falar em série de TV. Não precisei de HBO, Leya ou do tal do Raphael Draccon para conhecer A Song of Ice and Fire. Dá uma olhadinha no blog, pesquise e encontre as minhas resenhas aqui no blog e vc notará que até as capas dos meus livros são as mais antigas, sinal de que li e não preciso de um trollador para me dizer se a série é excelente ou não, pois eu mesma já tive essa confirmação na minha leitura ;)

  2. Gostei muito da lista, mas senti muita, muita falta mesmo das Crônicas de Prydein, do Lloyd Alexander…

  3. Só depois vi que colocaram The Book of Three no final. Mas tem todos os outros, que são maravilhosos!

    • Amanda, ainda não li os livros, mas li críticas ótimas a respeito da série. A história parece ser fascinante, principalmente pelo fato de se basear na mitologia do país de Gales. Adoro tudo que tenha a haver com a cultura britânica, então os livro estão, com certeza, na minha lista de livros para ler. Obrigada por visitar o blog. Volte sempre. :D

  4. Amanda

    Adorei as Crônicas de Gelo e Fogo em segundo lugar!

  5. Amy

    Eu li O Nome do Vento e é muito bom mesmo :)

  6. Edu

    Boa lista, mas faltou As Crônicas de Arthur, do Bernard Cornwell.
    Quem já leu sabe do que eu estou falando.

    • É, Edu, eu sei do que você está falando, apesar de estar bem no começo do primeiro livro da trilogia, já dá para ter uma ideia do quanto Bernard Cornwell é um escritor maravilhoso. Acontece que ele não é considerado um escritor de fantasia e sim de ficção/romance histórico. Mas tenho certeza que se Ficção Histórica fosse o gênero da lista, Cornwell seria o primeiríssimo :D

  7. Marllon

    As Crônicas de Nárnia fora do top 5? Só por isso não gostei da lista. rs
    Mas, tirando isso, ficou bacana. ^^

    • rsrs, preocupa não Marllon esse grupo deve fazer outra lista neste ano e com certeza esse erro deve ser corrigido. Obrigada por visitar o blog e volte sempre :D

  8. Marllon

    Eu colocaria:

    1 – O Senhor dos anéis
    2 – As Crônicas de Nárnia
    3 – Harry Potter

    • Marllon, vc provavelmente vai achar um absurdo, mas ainda não li As Crônicas de Nárnia e nem Harry Potter. Concordo que devem ser séries maravilhosas e planejo ler o mais rápido possível, mas O Senhor dos Aneis sempre estará em primerio lugar também :D

  9. Guilherme José

    Adorei Game of thrones valeu a dica

    • Eu também gostei muito, Guilherme José. Pena termos pouquíssimos livros dessa lista publicados aqui. Espero que as editoras brasileiras acordem e corrijam isso rápido.

  10. Rafael

    É Uma lista exelente, mas senti falta dos Rangers: A ordem dos arqueiro. Cassy, por acaso fui eu que não o notei na lista, ou ele não é considerado como fantasia?
    Ah, e O senhor dos aneis em primeiro e As crônicas de gelo e fogo em segundo ficou PERFEITO, kkk

  11. Gustav

    O Nome do Vento em 4 lugar,merecido de longe,que livro bom .
    Acho que terminei de ler o 2 livros da cronica do matador do rei em 1 semana e meia , viciante

    • O Nome do Vento é uma obra-prima sem dúvida e adorei ter lido, o lugar é bem merecido. Estou terminando o segundo livro, já posso dizer que adorei, apesar de ter achado o começo do livro mais lentinho, mas depois a narrativa deslanchou.

  12. Olá, Cassy! Muito obrigado por trazer essa lista. Gosto de listas assim porque é sempre muito bom ter uma referência. Mas não gosto desse estilo numerado, sempre vai dar a impressão de que alguém foi injustiçado, quando o foco de quem lê deveria ser a lista por completo, pois todos os títulos listados tem sua relevância. Certa vez vi uma lista de um crítico com os melhores livros de ficção científica até 1995, que não tinha essa coisa de numeração e dividia os livros de acordo com suas épocas. Achei perfeito, e penso que toda lista do tipo deveria ser assim.
    Apesar de tudo, vou salvar essa lista para poder consulta-la sempre (heheh), mas tenho minhas dúvidas quanto a posição de Harry Potter na lista. Não li a série da JK, gosto muito dos filmes, mas não vejo porque essa necessidade de colocar a série sempre no topo. Acho que seria mais justo dar o posto para Narnia, que eu vou ler em breve, mas que boto muita fé, afinal, a série vem resistindo por muito tempo, firme e forte. Não que eu esteja defendendo os velhos contra os novos, mas você sabe, cai naquele tópico que eu citei ali em cima, de que a lista deveria se dividir em épocas, para ser um pouco mais “justa”. Mas não deixa de ser uma ótima referência!

  13. matheus kennoly

    Gostei de o hobbit e os senhor dos aneis e de harry potter em terceiro estarem e primeiro lugar …. Mas a crônicas de nárnia merecia uma posição melhor …. Valew

  14. Anderson

    Apesar de “The Divine Comedy” estar 93° gostei muito do fato de Dante estar presente na lista, foi a melhor que vi.

  15. Bruno

    Vários titulos consagrados, mas na minha humilde opinião , A Song of Ice and Fire está empatado em primeirissimo com The Lord of the Rings.
    E vou mais além, cravando O Nome do Vento em terceiro lugar.

    O resto é incrivel também, não saberia discerni-los.

  16. Adorei a lista! Reconheci várias das obras indicadas e fiquei feliz por constarem nela. :)

    Concordo com o Bruno aí em cima: é meio esquisito colocar Martin depois de Tolkien, e Rothfuss depois dos dois. Cada um é excelente nos temas que aborda, cada um tem um estilo próprio. Para mim haveria muitos autores em primeiro lugar, mas admito que assim não haveria mais lista, hehe!

    • É difícil o Tolkien não constar em primeiro lugar, amigos, porque foi ele o criador da maioria dos estilos usados pelos demais autores de fantasia medieval, entre eles, Martin e Patrick Rothfuss. Seria uma injustiça muito grande que o criador do estilo fosse colocado abaixo de quem assumidamente pegou parte do seu estilo. É como colocar Bram Stoker abaixo de Anne Rice ou abaixo daquela mulher que escreveu a saga do vampiro brilhoso.

      • Verdade! Pensando bem agora, verdade mesmo.
        Ignorar que Tolkien foi o pai seria uma grande injustiça.
        Meu ponto foi só que, apesar de ele ter servido de inspiração para todos os que vieram depois, alguns (como Martin e Rothfuss) conseguiram criar universos originais e desenvolver suas próprias vozes. Receberam influência de Tolkien, mas também de outros autores. Daí que as histórias que emergiram têm tantas diferenças com relação a’O Senhor dos Anéis, que seria meio forçado compará-las com este. É como se os escritores estivessem falando de coisas distintas (e realmente abordam temas distintos), embora todos se insiram no terreno da fantasia. Mas, enfim, é apenas uma opinião minha mesmo. :)

      • Sim, concordo com vc, cerveirac. Esses autores trouxeram de fato coisas novas para um tema aparentemente distinto e parecido ao mesmo tempo. Diria que eles tiveram a coragem de escreve sobre o qual o Tolkien, pela questão da época na qual as suas obras foram publicadas, não pôde escrever.

  17. Mr. Monkey

    Esse post poderia estar da mesma forma que o post “Os 100 Melhores Livros da Literatura Juvenil”, pq assim sei quais dos livros foram publicados no Brasil.

    • Pedro Henrique, basta clicar nos títulos para achar o seu correspondente em português ou a resenha do livro publicada aqui no blog. Nãotive tempo de fazer como no outro post ainda, alguns livros ainda não tinham sido publicados aqui ou eu não sabia que haviam sido. Assim que der coloco o link dos demais livros.

      Obviamente há livros que não possuem versão em português. E sim, pode ser que eu não saiba que foram publicados aqui. Peço paciência até que eu consiga achar as edições brasileiras/portuguesas dos livros ou que alguma editora brasileira tenha a boa vontade de publicar os livros.

  18. malazan book of the fallen merecia estar ai

  19. o que uma serie de tv não faz. se não fosse a babação de ovo por causa da serie, game of thrones estaria em decimo-primeiro lugar ou sei la vigésimo. se essa votação tivesse sido feita feita 5 anos atras então, coitado

  20. kkkkkkkk harry potter em terceiro kkkkkkkkkkkkk estou morrendo de rir aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Lucas Stumpf Portella

      Por quê? Acha que não merecia essa posição? Harry Potter é o livro não-religioso mais lido e vendido do mundo, então eu acho que essa posição é bem merecida….não digo que podia ser melhor porque nunca li Game of Thrones, e Senhor dos Anéis é o rei dos livros de fantasia

  21. Larissa Lima

    Amei a lista! Ótimas escolhas. Só senti muita falta mesmo de Rangers: A ordem dos arqueiros

  22. Matheus

    Acho que esta faltando tambem Witcher de Andrzej Sapkowski

  23. Lucas Stumpf Portella

    AMEI Harry Potter estar em terceiro..é minha série favorita…só não digo que podia estar mais na frente porque nunca li Game of Thrones e Senhor dos Anéis é o rei dos livros de fantasia, por mais que eu prefira Harry Potter, eu não colocaria na frente de Senhor dos Anéis.

  24. enquanto a seria “o Mago ” do mesmo escritor de ” a filha do imperio ” ?

  25. Não sei se tem as crônicas de wardstone de joseph delaney mais é uma serie muito boa acho q merecia estar ai! E gostei muito da lista!

  26. Luan Gomes

    Cassy, realmente uma ótima lista, mas Percy Jackson & the Olympians apenas em 64? Poxa cara! Sou fã da série, li logo quando lançou, e acho que merecia estar em uma posição melhor não acha? Abraço! Excelente trabalho aqui no blog ;)

    • Quando a lista saiu, lembro que alguns fãs também reclamaram com a galera do Fantasy Aficionados. Enfim, é tanta série boa que tb merece ficar em posição melhor, não é mesmo? ;)

  27. Megan

    I love books, forever

  28. Baita lista!!!
    Só queria saber se alguma editora tem em seus planos editoriais, os livros Do Fritz Leiber, Fafhrd and the Gray Mouser?
    Obrigado.

    • Olá, Bohrer! Provavelmente os direitos de publicação dos livros do Fritz Leiber pertençam ainda à editora Devir que publicou há algum tempo a versão em HQ das Crônicas de Lankhman.

      • Hm, é verdade Cassy, pode ser isso mesmo… Inclusive, foi com a HQ que eu conheci o trabalho dele. Eu cheguei a comprar em um sebo um dos livros dele, mas é um inglês bem puxado pro meu nível, não consegui acompanhar, uma pena por que queria muito ler esse material traduzido (li uma das histórias em uma coletânea feita pela editora Argonautas, muito bom). Mas obrigado pela informação. Abraço.

      • Bohrer, pesquisando aqui achei a edição portuguesa, publicada pela SdE, mas parece que por lá ficaram somente no primeiro livro. Dá uma olhadinha http://www.saidadeemergencia.com/produto/o-encontro-cronicas-da-espada/.

  29. Victor Lawlliet

    Divina Comédia numa lista de livro de fantasia, como assim?! E mesmo se fosse, estaria em primeiro sem dúvida!

Deixe um comentário

