Resenha: Noites Negras de Natal e Outras Histórias, de Karen Alvares & Melissa de Sá

Noites negras de natal e outras histórias capaTítulo: Noites Negras de Natal e Outras Histórias

Autoras: Karen Alvares e Melissa de Sá

Publicação: 2012

Número de páginas: 64 páginas

Editora: Imaginária

ISBN: 1230000069958

Onde comprar: Livraria CulturaAmazon

Um casal numa jornada sombria, um jovem isolado com os sobrinhos em um sítio macabro no interior de Minas, operários numa obra suspeita e uma mulher amaldiçoada. São esses os personagens que você vai encontrar em Noites Negras de Natal e outras histórias. Nessa coleção de 4 contos, as escritoras Karen Alvares e Melissa de Sá se lançam em histórias sobre o que tem no escuro da noite e atrás da porta. 4 contos de terror, dos quais 2 são especiais natalinos. Do que você tem medo no Natal?

Olá, pessoal! Bem, estamos a menos de dois meses do Natal, mas eu não aguentei esperar até lá para deixar a minha opinião a esta antologia. Primeiro, porque eu não gostaria de estragar o Natal de ninguém. E segundo, porque eu queria posar este artigo no período do dia das Bruxas, que por coincidência é hoje. Então, tenham um excelente Halloween e confiram a minha opinião aos quatro contos que fazem parte de Noites Negras de Natal e Outras Histórias.

O primeiro conto é O Último Panetone de Natal. Eu gostei bastante desse conto. A autora Karen Alvares desenvolve um texto muito rico e envolvente. Os personagens principais, um casal que está viajando, são muito bem desenvolvidos, a ponto de fazer com que o leitor sinta raiva ou simpatia. No quesito terror, à medida que a autora desenvolve a trama, o leitor se vê transportado para dentro do conto. Karen sabe apresentar muito bem os momentos tensos, recheados de suspense e que deixam o leitor super ansioso pelo desfecho.

Lembranças Vermelhas é o segundo conto, escrito pela Melissa de Sá. Sem dúvida é  conto que mais gostei na antologia. Confesso que tenho motivos bem pessoais para gostar de Lembranças Vermelhas. Um deles seria o fato do protagonista ter uma ideia de Natal completamente parecida com a minha. O outro motivo é a trama acontecer no meu querido estado, Minas Gerais. Ler a menção a alguns locais do estado e a forma como nós mineiros falamos, tão bem transcritos no texto, associados ao clima tenso do gênero terror foi sem dúvida maravilhoso. E posso dizer, Minas Gerais é um ótimo cenário para histórias de terror. Claro que não foram somente esses os motivos que me fizeram gostar do texto. O estilo de escrita da autora é maravilhoso, que só vai melhorando com o desenrolar da trama. 

O terceiro conto é Setor B12 de autoria da Karen Alvares.  Esse conto retrata a outra parte do título da antologia, portanto, não  faz referência ao período natalino. A trama se passa em um canteiro de obra e o protagonista é um recém contratado pedreiro que testemunha, juntamente com os seus companheiros de trabalho, estranhos acidentes. O clima de tensão criado nesse conto é muito bom. O protagonista é o retrato do brasileiro que tenta ganhar a vida e precisa se  sujeitar a qualquer tipo de emprego para ter como se sustentar e cuidar da família. O conto apresenta um boa crítica social, tanto em relação ao personagem principal, como em referente às relações de trabalho e interesse do Poder Público. Conto muito bem escrito, porém achei um pouco mais fraco do que os dois primeiros. 

A Morte do Cisne fecha a antologia. O conto escrito pela Melissa de Sá não faz qualquer alusão à época natalina e, apesar de todo o dramaticidade, tensão e das diversas menções a morte e sangue, também não parece um conto de terror. Mesmo assim, é um texto lindíssimo e uma referência clara ao balé O Lago dos Cisnes.

Por fim, quero salientar que, além das tramas interessantes dos quatro contos, o que eu mais gostei foi a escrita das autoras. A Karen e a Melissa provaram que não basta apenas se sentar na frente de um processador de texto e unir palavras. É preciso ter técnica. E isso ambas mostraram ter de sobra, além do enorme talento. Dá para perceber a perfeita união entre talento e técnica na construção das frases, nos usos de determinadas expressões e nas falas dos personagens. Tudo foi muito bem pensado e perfeitamente construído. Parabéns para as duas autoras. Com certeza lerei mais trabalhos de ambas.

.:.Abraços e até próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Suspense/Terror. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Resenha: Noites Negras de Natal e Outras Histórias, de Karen Alvares & Melissa de Sá

  1. Karen Alvares disse:

    Cassy, um enorme obrigada por sua resenha incrível! Quando encontrei sua resenha fiquei muito feliz. Obrigada pelos vários elogios ao nosso trabalho e só tenho a dizer que saber que você curtiu a leitura é a nossa maior recompensa. 😉
    Adoro esse tipo de identificação com o texto, como o que você teve com o conto da Mel. É uma delícia, não? Como leitora, fico bem contente quando encontro essas referências ao meu cotidiano. Por isso é tão gostoso ler a nossa literatura, por causa da identificação. E esse conto da Mel é de dar arrepios – ainda penso naquela rena! O_o
    Setor B12 foi um texto que eu fiz há anos e talvez por isso você tenha sentido essa diferença; obrigada por sua resenha super bem escrita e sincera, palavras como as suas nos fazem crescer como escritoras.
    Beijos!

  2. Ois Cassi,

    Pena os portes de envio serem tão caros para este lado do Atlântico, pois gostei bastante de ler o teu comentário, parece bem interessante.

    Não que seja adepto de contos, mas parece-me que ambos estão excelentes 🙂

    Bjs

    • Cassy disse:

      Eu tb não sou, ou melhor, era, muito adepta de contos, mas neste ano, li um quantidade boa de contos e todos muitos bons, que tenho procurado ler mais contos ou novelas. E pode pedir tranquilo, Fiacha, pois o livro é em ebook.

  3. Pingback: Resenhas + Entrevista + Novidades! | Eu, Papel e Palavras

  4. Cassy, obrigada pela resenha sincera. Fico feliz demais que você tenha gostado do livro, principalmente por você ser uma leitora voraz de bons livros e de ser sempre verdadeira em suas resenhas nesse blog.

    🙂

  5. Pingback: Falaram de mim #1 | Mundo Mel

  6. Pingback: Resenha: Horror em Gotas | Dragonmountbooks

Deixem o seu comentário!