A Série Avalon, por Bradley & Paxson

Oi pessal! Estou tão empolgando com As Brumas de Avalon que resolvi fazer uma pesquisa sobre a história restratada nos livros e, também, sobre a autora.  Descobri coisas interessantíssimas e vou dividí-las com vocês. Vamos lá?

Ok, As Brumas de Avalon teve uma  recepção tão grande quando foi publicado em 1979, que a autora começou a escrever uma série de livros cuja história se passa na Ilha Sagrada de Avalon que, por causa da opressão começou a desaparecer do mundo, entrando de vez nas brumas do Mundo das  Fadas.

A série não foi publicada em ordem cronológica. Por isso, foi colocar primeiro a ordem de publicação e a seguir a ordem cronológica da história apresentada nos livros, além da sinopse de cada livro.

ORDEM DE PUBLICAÇÃO:

#1 As Brumas de Avalon (1979)

Publicada em quatro volumes, a obra foi lançada aqui no Brasil no início da década de 1980. Como já escrevi anteriormente, a história acontece por volta so século XII, recontando a lenda do Rei Artur e sua família por toda a Bretanha. É uma outra maneira de contar a história do Rei Artur, mas é tão diferente de outras obras arturianas, que não sei se posso afirmar ser esta uma outra forma de contá-la.  Com certeza é uma grande obra e merece (deve) ser conferida.

Especificações:

Título: As Brumas de Avalon.

Autora: Marion Zimmer Bradley.

Números de páginas: Vol. 1 – 248; Vol. 2 – 229; Vol. 3 – 211; Vol.4 – 239.

Tradução: Vols. 1 ao 3 – Waltersin Dutra; Vol. 4 – Marco Aurélio P. Cesarino.

ISBN: Vol1 – 9788531210372; Vol. 2 – 9788531210389; Vol. 3 – 9788531210396; Vol. 4 – 9788531210402.

Editora: Imago.

#2 A Queda de Atlântida (1987).

Muitos não consideram essa obra parte da Série Avalon, mas sim parte da The Altantis Trilogy (A Trilogia de Atlântida numa tradução literal). Entretanto alguns site que visitem incluem sim este livro na Série Avalon. Então vou considerá-lo assim. Nessa história somo apresentados a duas classes de povos que possuem poderes mágicos. Os White Robes (os Túnicas Brancas), que estudam e controlam as forças da natureza. Do outro lado, existem os Black Robes (os Túnicas Negras), feiticeiros que voltam os seus estudos para a magia negra, numa caverna abaixo do solo e cheia de labirintos. E no meio disso, temos duas irmãs perdidas, e um Feiticeiro que pode trazer destruição para toda a Atlântida. No Brasil o livro foi publicado em dois volumes, Teia de Luz e Teia de Trevas, ambos pela Editora Imago.

Não consegui muitas especificações referentes aos dois livros. Apenas que foram editados pela Imago, e que foram publicados aqui nos anos 1980. Se você já leu e gostaria de dividir com a gente, basta comentar este post e farei um update.

#3 A Casa da Floresta (1993)

Considerado o prequel de As Brumas de Avalon. Retrata o primeiro século do Cristianismo, quando os Romanos invadiram a Bretanha (Inglaterra). A Ilha de Avalon ainda não existia, que seria fundada mais tarde pelo druídas que habitavam o local. O livro narra a história de amor entre uma sacerdotisa, Eilan, e um soldado romano, Gaius, que enfrenta diversas barreiras devido ao fato de o casal pertencer a culturas diferentes. Foi a partir deste livro que a autora Diana Paxson comecçou a co-escrever a série juntamente com Marion, e, após a morte desta última, em 1999, Paxson continuou a escrever a série sozinha. Marion já vinha sofrendo com sérios problemas de saúde, mas um ataque cardíaco foi o responsável pela morte desta brilhante autora.

Especificações:

Título: A Casa da Floresta.

Autoras: Marion Zimmer Bradley & Diana Paxson.

Número de páginas: 404 páginas.

ISBN-13: 9788532504876.

#4 A Senhora de Avalon (1997)

Este livro relata diferentes períodos da história de Avalon e das mulheres que lá vivem e governam como Alta Sacerdotisas. O livro parece uma reunião de contos. Um conto interessante é o que narra a história de Caillean, a primeira Grande Sacerdotisa que ajudou a fundar a ilha de Avalon. Em outras histórias do livro, somos apresentados a Viviane, que viveu na época de Artur e é uma das protagonistas de As Brumas de Avalon. Novamente temos a presença de Diana Paxson como co-autora, embora seu nome não tenha sido adicionado nos créditos do livro.

Especificações:

Título: A Senhora de Avalon.

Autoras: Marion Zimmer Bradley & Diana Paxson.

Número de Páginas: 504 páginas.

ISBN-13: 9788532507747.

#5 A Sacerdotisa de Avalon (2000)

Considerado o melhor livro da série, A Sacerdotisa de Avalon, nos apresenta figuras importantes do Império Romano. O livro narra a viagem de Helena da Constantinopla para a ilha de Avalon e seu envolvimento com Constantius, um oficial romano. Desse relacionamento nasceu Constantino, que anos mais tarde se declarou imperador de Roma e criou a Igreja Católica, após se converter ao cristianismo. O livro começou a ser escrito por Marion e, por ocasião de sua morte em 25 de setembro de 1999, terminado por Diana Paxson.

Especificações:

Título: A Sacerdotisa de Avalon.

Autoras: Marion Zimmer Bradley & Diana Paxson.

Número de Páginas: 438 páginas.

ISBN: 8532513875.

#6 Os Ancestrais de Avalon (2004)

Considerado, cronologicamente, o primeiro  livro da Série Avalon, um livro narra a fuga dos refugiados da Ilha de Atlântida (por isso muitos dos leitores da série consideram a Trilogia de Atlântida um prequel para a série Avalon). Os refugiado  acabam encontrando a ilha onde será fundada Avalon e Glastonbury, a Ilha dos Padres. Foi a primeira obra da série a ser escrita por Diana Paxson como autora e não mais como co-autora de Marion.

Especificações:

Título: Os Ancestrais de Avalon.

Autora: Diana Paxson.

Número de páginas: 440 páginas.

ISBN: 8532518621.

#7 Os Corvos de Avalon (2007)

Uma mãe buscando vingar a filha estuprada. Os acontecimentos desse livro antecedem aqueles narrados em A Casa da Floresta e conta a história de uma rainha celta que espera com a ajuda da Deusa ter seus filhos de volta.

Espepcifcações:

Título: Os Corvos de Avalon.

Autora: Diana Paxson.

Número de páginas: 480 páginas.

ISBN-13: 9788532524300.

#8 A Espada de Avalon (2009).

Ainda não publicado no Brasil. Em Portugal foi publicado pela editora Difel, em junho de 2010. Na Idade do Bronze, muito antes dos acontecimentos ocorridos em As Brumas de Avalon, o jovem Mykantor, destinado a ser rei, é raptado e vendido como escravo. Comprado por um príncipe ferreiro, aprenderá com ele os fundamentos da liderança, mas a sua ausência precipitará Avalon nas mais cruas lutas de poder. Sem a oposição do legítimo herdeiro ao trono, o malévolo feiticeiro Galid está determinado a governar, mas Anderle, a Senhora de Avalon, vai desafiando os seus intentos. A ausência de Mykantor abrirá ainda outras feridas, sobretudo no coração de Tirilan, filha de Anderle, que, julgando-o perdido para sempre, aceitará o poder – e o celibato – do sacerdócio. Criado em segredo, após o assassínio dos seus pais às mãos de pérfidos traidores, Mykantor regressará a Avalon para provar o seu valor enquanto filho de reis e sacerdotisas, e será chamado a liderar os opositores a Galid brandindo a famosa Excalibur, acabada de forjar para legitimar o seu poder.A Espada de Avalon é a obra que faltava no universo mítico de Marion Zimmer Bradley, explorando as origens desta lendária e mítica saga que continua a encantar milhões de leitores em todo o mundo. (www.difel.pt).

Especificações da edição portuguesa:

Título: A Espada de Avalon.

Autora: Diana Paxson.

Número de páginas: 448 páginas.

ISBN: 9789722909761.


ORDEM CRONOLÓGICA

#1 A Queda de Atlântida

#2 Os Ancestrais de Avalon

#3 A Espada de Avalon (ainda não publicado no Brasil – lançamento em Portugal em junho de 2010).

#4 Os Corvos de Avalon

#5 A Casa da Floresta

#6 A Senhora de Avalon

#7 A Sacerdotisa de Avalon (começa algum tempo antes da parte 2 de A Senhora de Avalon)

#8 As Brumas de Avalon

.:. .:.

Bem, espero que vocês tenham gostado do artigo. Levou bastante tempo para eu pesquisar e muito do que eu postei pode ser encontrado na Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Avalon_Series). Procurei mas não encontrei algo ou um site sobre a autora Diana Paxton, então, caso vocês tenham algo, por favor entre em contato para que eu possa atualiza o post.  :P

Adquira a série aqui.

Obrigado por ler!

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Romance. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Série Avalon, por Bradley & Paxson

  1. Cassio disse:

    Verifiquei aqui nos meus, embora não seja a versão da Imago, mas sim a do extinto selo editorial ‘Círculo do Livro’ e A Queda de Atlântida tem, respectivamente, 202 e 213 páginas.

    • Cassy disse:

      Que interessante! Eu só conheço as edições da Imago, que diga-se de passagem são bem caras. Quanto “A Queda de Atlântida”, obrigada pela informação. Continue visitando o blog. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s