Resenha: The Lies of Locke Lamora, de Scott Lynch

Título: The Lies of Locke Lamora.

Autor: Scott Lynch.

Publicação: 27 de junho de 2006.

Número de páginas: 722 páginas, paperback (brochura).

Editora: Bantam Books (USA).

ISBN: 9780553588941.

Onde comprar: Livraria Cultura.

 ARTIGO ATUALIZADO EM 27 DE AGOSTO DE 2013

The Lies of Locke Lamora é o primeiro livro de uma série planejada de sete volumes chamada The Gentlemen Bastards. É o primeiro trabalho de Scott Lynch e já lhe rendeu o nome entre os principais autores da nossa geração da Fantasia. O livro foi publicado em Portugal em maio de 2011 sob o título As Mentiras de Locke Lamora e apesar de muitos leitores portugueses gostarem da obra, a editora Saída de Emergência ainda não publicou o segundo volume Red Seas Under Red Skies, lançado originalmente no ano de 2007 nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Quanto à publicação da série no Brasil, a editora Sextante é a detentora dos direitos do livro, mas ainda não divulgou a data de lançamento da edição brasileira.

Scott Lynch também escreveu um romance de ficção científica intitulado Queen of the Iron Sands e os leitores podem ler os capítulos disponibilizados periodicamente pelo autor em seu site Lynch Industries.  Mais sobre o trabalho do autor será postado no blog. É só acompanhar as nossas atualizações.

Sobre o livro em si, eu gostei muito. O Scott tem um estilo bem diferente de envolver o leitor e a narrativa do livro, embora pareça mais complexa do que alguns leitores podem estar acostumados, aos poucos vai se tornando mais clara, à medida que os fatos mostrados pelo autor começam a se encaixar.

O que mais gostei foi do texto misturar muito bem alguns momentos tristes das personagens com diálogos bem construídos e com humor. Ri várias vezes durante a leitura. Mas Scott consegue dar a carga dramática certa para cada momento e a obra não é comédia.

O que me irritou um pouco no começo foram os Interludes, capítulos sem numeração sequencial em relação ao capítulo do livro. Porém com o  desenrolar da leitura, entendi serem de extrema importância para a trama, pois tratam de fatos e acontecimentos importantes para a estória e alguns são relativos à personagens. É meio chato como o autor os joga no texto, porque às vezes a trama está tão envolvente e você quer muito prosseguir na leitura, mas tem um Interlude no meio e você precisa lê-lo. Quero dizer, não tem como pular. As informações contidas nesses Interludes te ajudarão e muito a compreender o restante da história.

Mapa de Camorr, retirado do site: http://www.scottlynch.us

Quanto à trama em si, ela conta a história de Locke Lamora e um bando conhecido como Gentlemen Bastards. Na tradução portuguesa o bando recebeu o nome de Cavalheiros Bastardos. A estória se passa em Camorr, uma cidade cheia de canais e com uma disparidade social enorme. Camorr é a área de atuação dos Gentlemen Bastards e é muito bacana ler a forma como eles agem e usam de diversos recursos para conseguir colocar os seus planos em prática.

A diferença de Camorr para outros locais em outros livros e séries medievais está no fato de Scott usar um cenário da Veneza medieval, tirando um pouco o cliché das histórias fantásticas terem que acontecer em algum lugar que lembrar o território britânico na Idade Média.

Scott também faz uma bela analogia entre a vida de Locke e uma lenda local, conhecida como Thorn of Camorr (Espinho de Camorr, na tradução portuguesa). Locke é o tipo de personagem cuja personalidade é impossível não gostar, mas mina personagem favorita acabou se tornando o jovem Jean Tannen (o próprio Scott esclareceu que o nome Jean é pronunciado como na língua francesa).

O livro tem uma linguagem simples, não apelativa. Não também exageros de cenas sensuais. E embora alguns nomes e desinências sejam um pouco complicadas no começo de pronunciar, a leitura flui bem. Somente o começo, com eu citei acima que me causou um certo estranhamento. Acredito que era um problema comigo e vocês não terão dificuldades.

Por fim, quanto ao nome da série, para quem leva isso a sério (e respeito!). Sim, já vi algumas pessoas se referirem à série em inglês na foram singular Gentleman Bastard. O Scott Lynch mesmo usa ambas expressões. Portanto, acho que não precisa existir qualquer estresse quanto a uma forma correta de se dizer o nome da série.

Livro recomendadíssimo.  

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Resenha: The Lies of Locke Lamora, de Scott Lynch

  1. Rodrigopr disse:

    Curti muito o livro, uma parte tem aquela pegada de ’11 homens e um segredo’ num mundo fantástico. Eu particularmente gostei bastante, principalmente do meio pro fim.

    Aproveito para recomendar os livros ‘Prince of Thorns’ e ‘Furies of Calderon’.

    E parabéns pelo blog Cassy,🙂

  2. shaftiel disse:

    Eu pensei que fosse gostar mais desse livro. Comprei para kindle com muito ânimo, mas, não sei bem o motivo, simplesmente não me agradou.É legal, mas tem algo que realmente não me chamou muita atenção e não me prendeu na narrativa.

  3. Pingback: Os 100 Melhores Livros de Fantasia de Todos os Tempos | D R A G O N M O U N T B O O K S

  4. Pingback: As Mentiras de Locke Lamora para março de 2014 | D R A G O N M O U N T B O O K S

  5. É um baita livro, eu gostei DEMAIS de Locke Lamora. O que mais me divertiu foram os diálogos sarcásticos da ganguezinha, isso não tem igual, ficou muito bom!

    Abração!

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s