Resenha: O Fim Chega Numa Manhã de Nevoeiro, de Renato Carreira

Título: O Fim Chega Numa Manhã de Nevoeiro.

Autor: Renato Carreira.

Publicação: 2011.

Número de páginas: 240 páginas.

Editora: Saída de Emergência.

ISBN: 9789896373726.

Onde comprar: http://www.wook.pt/ficha/o-fim-chega-numa-manha-de-nevoeiro/a/id/11352590.

“Quando um grupo de feiticeiros renegados decide despertar uma personagem maldita da história portuguesa para cumprir uma profecia de séculos, Baltazar Mendes (investigador policial a quem acusaram de loucura!) vê-se envolvido contra sua vontade num conflito mortal em que nem todos os oponentes são humanos. Tudo dependerá de si porque, se a profecia se cumprir e o desejado regressar, o fim chegará numa manhã de nevoeiro. Uma aventura frenética, metade thriller, metade fantasia, que apresenta uma nova e talentosa voz do fantástico nacional. Acontecem coisas sinistras pelas ruas de Lisboa. Coisas que nos escapam ou que preferimos ignorar por falta de explicação. Também Baltazar Mendes as ignoraria, se pudesse, e talvez assim não se visse tristemente reduzido de inspector policial a sujeito compulsivo de uma avaliação psiquiátrica para determinar se é ou não um louco assolado por delírios mirabolantes e um perigo para a sociedade. Mas sabe bem que não são delírios. A culpa é do Sr. Salcedo, um investigador paranormal que insiste em arrastá-lo para um submundo de que não quer fazer parte. E tudo porque Baltazar tem um dom. Ou uma maldição…”

Confesso que fiquei com um certo receio ao ler o livro. Não. Nada haver com a estória em si, como vocês devem ter pensado. A preocupação se referia ao meu entendimento do português de Portugal, a língua em que o livro foi escrito (vez que não tem uma edição brasileira do livro, ainda).

Porém passadas as primeiras frases, o receio desapareceu. É lindo o jeito que os portugueses escrevem. E por ser uma estória moderna e com linguagem bem atual, facilita bastante a compreensão. Então, galera brazuca, vocês podem pedir sem medo. Dá para entender tudinho.

Quanto à estória em si, devo dizer que adorei. Gente, Renato Carreira é de uma criatividade incrível. Adoro autores que não se prendem a clichês ou algo que torne a narrativa piegas e sem graça. Aliás, em nenhum momento durante a leitura, senti aquela coisa de “nossa que parte chata” ou “quando esse capítulo acaba”.  A leitura te envolve de uma tal maneira, que você não consegue parar de ler.  Isso, graças ao toque de mistério da trama, que enriquece ainda mais a narrativa, deixando o leitor bem ansioso e louco para descobrir o que acontecerá em seguida.

Outro ponto a favor é o toque de humor que aparece em muitos trechos do livro, deixando a leitura um pouco mais leve, mas não de modo a atrapalhar o desenvolvimento da trama.

Os personagens são incríveis:  Baltazar Mendes, o protagonista do livro, possui uma habilidade de suma importância para impedir os planos dos feiticeiros maus.  Ele é um humano, ex-investigador de polícia, que precisa de ter sua sanidade testada, após um incidente.

Os outros humanos são os feiticeiros do 3ºArcano Superior da Hispânica Ocidental, que precisam da ajuda de Baltazar para enfrentar o feiticeiros liderados pelo Barão Saláuma, o louco que quer trazer a tal lenda de volta. Não vou dizer o nome de todos os feiticeiros, mas destaco o Sr. Salcedo e seu secretário Acúrcio, dois personagens bem importantes na trama.

Quantos aos seres fantásticos, adorei a ideia dos kobolds ou duendes, trazidos do folclore alemão, e do djinn, um gênio bem folgado que não gosta de realizar os desejos dos seus mestres. Ainda temos os vampiros, um clã bem interessante liderados por um Padre. Aliás gostaria muito que o Padre Homero tivesse a sua própria história contada, gostei muito desse personagem e seria realmente interessante saber mais sobre essa personagem e o seus companheiros.

Não há como negar que o autor teve um trabalho e tanto ao escrever esse livro com todo esse negócio de lenda da história, criaturas de outras culturas e o resultado é uma estória formidável, criativa e divertida. O livro é excelente e mais do recomendado.

Dúvidas, sugestões e correções, fiquem a vontade!

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: O Fim Chega Numa Manhã de Nevoeiro, de Renato Carreira

  1. Melissa disse:

    Esse livro tá divulgado lá no blog e realmente me pareceu muito interessante. Tá na minha lita com certeza. Eu adoro esses livros que misturam um mundo underground com folclore e universo fantasia.

    • Cassy disse:

      Melissa, o livro é realmente muito bom, não fica devendo nada para autores americanos. Conheci o livro através do próprio autor, que está querendo divulgar a obra aqui no Brasil. E é um privilégio ser uma das divulgadoras e ter um blog parceiro divulgando também. Abraços.

      • Melissa disse:

        Pois é, a gente fica super vidrado nesses livros americanos, né? Mas a verdade é que tem muito autor nacional e de outros países que escrevem super bem. A gente tem que realmente dar valor pra esse pessoal.

        Sua resenha só me deu mais vontade de ler o livro!!!

  2. Marco Lopes disse:

    Este autor é realmente muito bom. Adorei tanto este livro que foi logo ler o outro que ele tem publicado por cá ” História de Portugal Director´s Cut” que é sobre a História de Portugal (claro), mas com muito humor.

    Para quem gostou e/ou para quem está curioso podem visitar a pagina do Renato no Smashwords e descarregar outros trabalho dele e um conto que antecede este livro a descobri e apreciar.

    https://www.smashwords.com/profile/view/renatocarreira

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s