Skoob: o Facebook dos livros

E aí gente, beleza?

Então, esse post é dedicado a um dos sites que mais gosto de freqüentar, e que foi feito especialmente para nós, leitores assíduos e desesperados. Estou falando do Skoob.

O Skoob (Books, de trás prá frente) é uma espécie de rede social diferente. No site, você faz seu perfil como qualquer página como Orkut (que morreu, né) ou Facebook, coloca foto, fala um pouco sobre você, adiciona amigos e faz comentários. É no seu perfil que tem a “Minha estante”… Onde a diversão toda começa, e onde o site mostra todo o seu diferencial cultural!

Na opção “Minha estante” você adiciona os livros que está lendo, os que já leu, o que pretende ler…  Ainda é possível informar ao mundo aqueles que você tem, aqueles que deseja comprar, aqueles que mais gostou, enfim, é muuito legal!

Exemplo de uma página no Skoob (encontrado no Google)

Você pode fazer histórico de leitura, informar quantas páginas já leu, e ainda resenhar, dar notas (em forma de estrelas que vão de 1 a 5) e falar o que está achando da história.

Cada livro tem um perfil (como se fosse uma pessoa). Nesse perfil, encontram-se a sinopse do livro, número de páginas, edições publicadas… Além disso, todos aqueles que marcaram o livro como “Lido”, “Lendo” ou “Vou ler” constam no perfil! Assim, caso você tenha amigos que tenham interesse na mesma obra que você, eles irão aparecer na lista e tornar tudo ainda mais fácil!

E isso ainda não é tudo! O Skoob adicionou há pouco tempo uma nova ferramenta no site, denominada “Skoob Plus”. O Skoob Plus permite que usuários informem livros que eles possuem mas pretendem trocar… Um Usuário interessado no livro pode então entrar em contato com a pessoa e informar os livros que ele mesmo possui prá troca. Assim, os usuários podem conversar entre si, mandar fotos do estado de seus livros e realizar as trocas, tudo por meio do Skoob, o que acaba diminuindo gastos financeiros na compra de novos livros para todos que utilizem a ferramenta em questão.

Legal demais, né não?

Exemplo da página de um livro no Skoob

E ainda tem mais! O Skoob está sempre fazendo promoções que envolvam literatura, seja por meio do sorteio de livros ou de aparelhos tecnológicos (como tablets) que influenciem, de alguma forma, a difusão da leitura no nosso país. Ufa, são muitas informações e garanto que elas incluem apenas uma parte de tudo o que esse maravilhoso site tem para oferecer. Para nós, fãs de literatura, é impossível ficar fora! Para aqueles que achavam que a era digital terminaria com a cultura literária, essa é uma ótima ferramenta que demonstra como a inovação na era contemporânea pode influenciar e manter os hábitos da leitura que vêm sendo um hobbie da sociedade ocidental por séculos.

O cadastro no site é feito de forma gratuita e pode ser “linkado” com o Facebook, de forma que todas as suas atualizações no Skoob vão diretamente para sua página no facebook. O cadastro inclusive pode ser feito com os mesmos dados que você já atestou ao construir seu facebook (se você tiver um, claro) e, assim, o cadastro é feito ainda de forma mais rápida.

Se eu dissesse que o Skoob é um site completamente inventado eu estaria mentindo. O Skoob segue o exemplo do Goodreads, um site em inglês que também tem como função o compartilhamento de opiniões entre pessoas sobre diversos gêneros e tipos literários. Em pouco tempo o Goodreads cresceu consideravelmente, e hoje conta com mais de cinco milhões de usuários cadastrados. Com certeza, os criadores do Skoob seguiram o exemplo dos nossos amigos norte-americanos e foram os principais responsáveis por trazer essa ideia tão inovadora para o nosso país, onde, infelizmente, o hábito da leitura ainda é escasso devido, entre outras razões, ao alto custo de livros e a dificuldade de acesso da maioria da população.

Assim, o Skoob é uma ferramenta que acaba por atrair novas pessoas para o mundo dos livros, esse mundo tão fascinante o qual tantas pessoas ainda não conseguem “entrar”. Com certeza, ao entrar no site e ver o quão interessante ele é, muitas pessoas começam a se interessar mais por livros e passam a compartilhar essa experiência tão incrível que nós vivenciamos sempre que iniciamos uma nova história.

Eu e a Cassy (claro, rs) temos Skoob e estamos ansiosos para verem vocês na nossa página de amigos! Deixo aqui então o link dos nossos perfis e esperamos ver vocês lá em breve!

Eu: http://www.skoob.com.br/usuario/2711-wesley

Espero que tenham gostado do post!

.:. Abraços e até a próxima .:.

Anúncios

Sobre Wesley Lopes

Criador, administrador e resenhista deste blog. Estudante de Medicina e bookaholic assumido. Também é fã de filmes, séries de TV e música.
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s