Resenha: The Great Hunt, de Robert Jordan

Título: The Great Hunt

Autor: Robert Jordan

Publicação: 15 de novembro de 1990

Número de páginas: 681 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9780812517729

“The Wheel of Time turns, and Ages come and pass. What was, what will be, and what is may fall under the Sahdow. Let the Dragon ride again on the winds of time.”

Segundo volume da série The Wheel of Time, The Great Hunt (A Grande Caçada) foi lançado em 15 de novembro de 1990, exatamente dez meses depois do seu antecessor, The Eye of the World.

Com um enredo bem mais emocinante do que o livro anterior, The Great Hunt deu a Jordan o merecido reconhecimento como grande escritor. O número de vendas foi enorme, o dobro em relação ao primeiro livro. As vendas impulsionaram a procura pelo primeiro livro, ainda não muiot conhecido pelos leitores.

The Great Hunt deu a notoriedade que a série já merecia desde a publicação de The Eye of the World. Jordan, cujo trabalho havia sido comparado ao de Tolkien, ganhou o seu próprio reconhecimento no mundo literário fantástico, algo que nunca havia acontecido com um escritor norte-americano.

Gente, antes de começar preciso só esclarecer uma coisinha. Reparam que eu não coloquei na resenha anterior o nome do mundo em que os personagens da série vivem? Pois é. Não existe um nome. O autor não inventou um nome, a exemplo da Terra Média ou de Westeros. Para sanar isso, nós, fãs, chamamos o mundo ficcional de WoT de Randland, e assim é conhecida. Acho que muitos de vocês que pesquisam a série nos sites e blogs dedicados às saga, provavelmente viram essa expressão. Passarei a usá-la daqui para frente.

Randland

A grande caçada se refere a uma lenda, em que os caçadores procuram um instrumento chamado Horn of Valere. Ao ser encontrado indica que o renascimento do Dragão está perto, assim como a Última Batalha, chamada Tarmon Gaidon, em que os habitantes de Randland lutaram contra o Dark One (ou Ba’alzamon) liderados pelo Dragão Renascido. Gente, isso não é spoiler, é o que contém no glossário do livro.

A trama de The Great Hunt é justamente uma grande caçada ao Horn of Valere. Se você está lendo esta resenha suponho que tenha lido o primeiro livro e sabe que o Horn (Trombeta, em português) foi encontrado. Mas então por que caçá-lo? Como eu disse, o Horn é tido para muitos como uma lenda e sua descoberta é desconhecida. O objeto também faz parte das Profecias do Dragão, servindo como mais uma prova de que o Dragão realmente renasceu.

Porém, Robert Jordan cria tramas paralelas que também são em seu desenvolvimento uma grande caçada. Primeiro ele começa nos mostrando mais sobre os aliados do Dark One, os temidos Darkfriends. E é assustador saber quem são e em quais grupos esses aliados do mal estão infiltrados. Mais conspirações e intrigas começam a surgir. E o autor ainda manda uma super dica sobre a identidade do Dragão Renascido. Como eu disse na resenha anterior, muito ainda fica em dúvida, mas aos poucos as dicas te fazem deduzir quem o Dragão Renascido é.

O autor também nos dá belas descrições da organização das Aes Sedai (é algo visto também no prequel New Spring), dentro da Torre Branca. Somos introduzidos aos Ajah, que são subdivisões das Aes Sedai de acordo com o objetivo de cada uma delas e sua forma de tentar ajudar. Também existe um padrão hierárquico entre as Aes Sedai e suas aprendizes, que lembra muito a organização de um convento. É algo que gostei e até já escolhi o meu Ajah se eu fosse uma Aes Sedai. E dá-lhe mais pistas sobre o Dragão Renascido.

Não posso deixar de falar algo interessante que notei quanto ao título do livro: aliado à trama principal, Robert Jordan desenvolve outras tramas, que induzem as personagens saírem em uma grande caçada. Assim o título se refere a muitas das situações vividas pelas personagens principais da série.  Vamos tendo assim, mais contato com o que cada personagem é capaz de fazer em situações um pouco mais extremas do que aquelas enfrentadas em The Eye of the World (O Olho do Mundo) e agrada muito ver a evolução de cada uma delas.

Enquanto em The Eye of the World, tivemos os primeiros contatos com outros povos e culturas de Randland, em The Great Hunt outro povo aparece, desta vez fora do continente. São os Seanchan. Sobre eles pouco ainda será mostrado, mas já teremos um pouco do lado menos agradável.

Robert Jordan mantém aqui um trabalho de alto nível, com uma narrativa envolvente e bem empolgante, com muitas cenas de ação. Mais uma vez eu alerto, vocês, queridos amigos, para os detalhes na escrita de Robert Jordan. Ele é muto descritivo, mas de uma forma mais simples do que outros autores de fantasia, digo na forma de usar a linguagem das personagens, e algo pode escapar aos nossos olhos. Robert Jordan consegue tirar da conversa mais boba, revelações que nos deixam boquiabertos, ou mesmo a pior das intrigas. Não desmereçam essa interessante e, ao mesmo tempo, intrigante forma de escrita.

Depois de tanta dica, eu achei fácil sacar quem é o Dragão Renascido. Aliás eu já sei desde o primeiro livro. Alguém que já leu o The Great Hunt (A Grande Caçada) arrisca dizer? Deixem suas suspeitas nos comentários.

Curiosidade: visando o mercado YA, o livro também foi relançado em dois volumes, The Hunt Begins e New Threads in the Pattern. Assim, como The Eye of the World, a edição normal ainda é comercializada.

Observação: Os livros e a franquia da série The Wheel of Time pertencem a © Robert Jordan.

As expressões The Wheel of Time™ and The Dragon Reborn™, e o símbolo com a cobra e a roda são marca registrada de Robert Jordan.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: The Great Hunt, de Robert Jordan

  1. Pingback: Confirmado: a série The Wheel of Time será publicada no Brasil em 2013 | D R A G O N M O U N T B O O K S

  2. Pingback: [Edição Brasileira]: A Grande Caçada | Dragonmountbooks

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s