Resenha: O Último Olimpiano, de Rick Riordan

Título: O Último Olimpiano

Título Original:  The Last Olympian

Autor: Rick Riordan

Publicação: 05 de maio de 2009, Estados Unidos; 10 de agosto de 2010, Brasil

Número de páginas: 384 páginas

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788598078908

Chegamos na quinta e última parte da série Percy Jackson e Os Olimpianos. Devo dizer que foi uma leitura que me agradou bastante, mesmo sendo o tipo de literatura voltada para o público juvenil.

A união da mitologia grega com o mundo parecido com o nosso, foi o que mais me atraiu. Rick realmente explorou bem o uso da lendas para compor as tramas dos livros no decorrer da saga. Apesar de o fato de sempre ter uma profecia a ser cumprida soe um pouco cliché demais. Em compensação, o cumprimento das profecias acontecia de forma diversa do imaginado, dando margem a grandes reviravoltas e ótimos momentos dramáticos e surpreendentes.

A narrativa nos livros se manteve constante, o autor preferiu não arriscar muito inventando situações demasiadas complicadas para o nível intelectual dos leitores alvo da série. Houveram, claro, mudanças nas personagens. Elas ficaram, mais velhas, em conseqüência ficaram um pouco mais maduros, capazes de enfrentar melhor a derradeira batalha pela qual se prepararam a série inteira.

Rick me surpreendeu bastante como autor. Sua escrita, apesar de simples, não perde em drama e suspense. O autor usa muito bem as situações em que cada personagem se encontra para enriquecer a trama.

Agora uma coisa tem que ser dita quanto aos livros, os adultos (bem atentos) que lerem a série, vão poder perceber bem algumas críticas ao governo americano e a sua forma de tratar os demais países. Isso, pelo menos para mim, ficou muito claro. Se realmente essa foi a intenção do autor, não serei presunçosa em afirmar, mas ficou bastante evidente uma certa analogia entre o comportamento dos Deuses e o do governo americano.

Quanto ao quinto livro em si, posso dizer que fecha a série com chave de ouro. A guerra contra Cronos finalmente começa e as batalhas rendem ótimos momentos. Bem, tudo limitado ao público-alvo do livro. Entretanto, não pense que não há emoção, é difícil se desgrudar da leitura. Rick conseguiu passar bem os momentos mais tensos de ma batalha, as perdas e sacrifícios, e, ao mesmo tempo, aliviou toda a tensão com momentos mais suaves. Sempre pensando no público-alvo.

Eu sei que fica chato repetir isso, mas li e ouvi muita gente criticando os livros e o modo do autor escrever, justamente pela limitação que o autor acaba colocando na narrativa. Mas outra coisa não poderia ser feita, a não ser realmente tomar certas precauções na escrita.  O livro foi escrito para agradar ao público infanto juvenil. No site Amazon, a classificação etária da série tem como mínimo 10 anos de idade. Então, não espere ver aqui algo parecido com O Senhor dos Anéis, pois não vai ter mesmo.

Mesmo assim, a obra agrada demais. Rick foi um gênio inserindo, nas entrelinhas (às vezes de forma explícita mesmo) uma crítica ao governo americano, algo que, como já falei, apenas um adulto (bem atento e informado) perceberia. Óbvio, que para nós adultos, não é somente isso que agrada. A série tem uma trama envolvente, bem trabalhada. Ação e aventura, suspense e até um pouco de humor são os ingredientes que ajudam Percy Jackson e Os Olimpianos a ser uma das melhores séries que já li.

Recomendadíssimo.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s