Resenha: O Perfume, de Patrick Süskind

Título: O Perfume – A História de um Assassino

Título Original: Das Parfüm –  Die Geschichte eines Mörders

Autor: Patrick Süskind

Publicação: 1985, na Alemanha

Número de páginas: 280 páginas

Editora: BestBolso

ISBN: 9788577991143

Há alguns anos, meu irmão me chamou a atenção para esse livro. Disse que achou a sinopse interessante. E lá fui pesquisar sobre o livro e fiquei bem animada, mas estava esgotado. Há alguns meses amigos estavam comentando sobre o filme e eu disse que queria ler o livro, fui super recomendada a fazer a leitura. Eu já havia lido alguns reviews sobre o livro no site da loja virtual Amazon e fiquei mais empolgada para ler. A vontade de ler ficou cada vez maior até que consegui um exemplar em e-book.  Acima coloquei as informações da edição impressa, que pretendo adquirir em breve.

Foi o primeiro livro de Patrick Süskind que li e a forma como ele conta a estória é bem diferente do que eu imaginei. Tenho que dizer que o livro me surpreendeu bastante, de uma forma que eu não esperava.  Ao me deparar com o subtítulo da obra, imaginei que fosse mais um livro de suspense ou terror, com mortes horrorosas. Imaginei, na verdade, que fosse mais um livro sobre um serial killer cruel, sem escrúpulos que desenvolveu uma raiva pelas mulheres, bem ao estilo freudiano.

Não é. Apesar de conter momentos de suspense, o livro é um romance. Muito diferente de outros romances que já li, bem mais realista, dramático, surpreendente, surreal, provocador e perturbador. É algo que nunca li igual. Patrick é um escritor maravilhoso e certamente procurarei ler outras de suas obras. Se alguém já leu outros livros do autor, por favor, pode deixar suas impressões nos comentários.

A estória tem como cenário a França do século XVIII e começa como o nascimento do protagonista Jean-Baptiste Grenouille, que de cara é rejeitado pela mãe. Após algum tempo é rejeitado pela ama de leite que cuida dele, depois pelo Padre responsável pelo cuidado dos órfãos da localidade. E assim, Grenouille cresce sendo rejeitado, mas superando tudo, inclusive as doenças mais terríveis, para viver.

Grenouille descobre ter uma habilidade invejável. É capaz de sentir odores de uma forma incomum e conseguir memorizá-los. A habilidade é tão incomum que Grenouille pode se guiar pelo cheiro, mesmo estando de olhos fechados. Com o tempo Grenouille também descobre que possui uma característica rara, a ausência de cheiro, e que essa inabilidade de produzir cheiro pode ser a responsável pela sua presença não ser notada pelos outros seres humanos.

Durante a leitura é possível tomar conhecimentos de fatos históricos que aconteceram na França durante o período em que a estória é contada. Muitos trechos do livro possuem descrições extremamente detalhadas sobre a fabricação de perfumes, em nenhum momento, porém, tais descrições são cansativas ou exaustivas para o leitor (pelo menos não foram para mim). É uma forma do autor nos mostrar como a mente de Grenouille trabalha. Como ele memoriza cada detalhe.

O desfecho é impressionante, bem surreal, estranho, fascinante e original.  Livro recomendadíssimo.

Curiosidades:

O Perfume foi considerado o livro da década de 1980 na Alemanha;

Em 2006, o livro foi transformado em filme, com um elenco de peso que inclui Dustin Hoffman e Alan Hickman;

A obra inspirou o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, a criar a música Scentless Apprentice, que faz parte do álbum In Utero (1993), livro favorito do cantor americano;

A música Herr Spiegelmann da banda portuguesa Moonspell também é inspirada no livro e possui um excerto da obra;

A música Du riechst so gut da banda alemã Rammstein também é inspirada na obra, que é o livro favorito do vocalista Till Lindemann.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Resenha: O Perfume, de Patrick Süskind

  1. Gostei bastante de ler o teu comentário e estou plenamente de acordo com o teu comentário um livro excelente e deverás surpreendente.

    Também recomendo, sem duvida um livro de leitura obrigatória. A ver se encontro o filme😉

    • Cassy disse:

      Obrigada, Fiacha. Também quero assistir ao filme. Até já vi que tem no YouTube, mas está em francês e mesmo sabendo o que acontece é muito estranho assistir a um filme numa lingua que vc desconhece rsrs

  2. Luks disse:

    blogs com conteúdos interessantes deveriam ser mais valorizados , bj ‘-‘

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s