Olá, pessoal! Já fiz um tempo que eu gostaria de postar algo sobre a literatura fantástica nacional. Como vocês perceberam leio muito pouco autores brasileiros, mas nem por isso, posso deixar de informar a vocês sobre os trabalhos dos escritores e autores brasileiros, principalemente aqueles voltados para o lado fantástico.
Hoje eu apresento a vocês Maretenebrae – A Queda de Sieghard dos autores L. P. Faustini e R. M. Pavani, um livro que já faz um tempo eu quero ler, porém com o trabalho e a minha já enorme lista de livros para ler, eu ainda não consegui encaixar na minha meta de leituras deste ano. É outro livro que vai acabar para a meta do ano que vem, que já está enorme. Durante a semana eu fiz uma breve matéria destacando uma matéria do blog do livro, sobre a semelhança entre a capa de Maretenebrae e da edição brasileira de Elantris. Abaixo, vocês conferem mais uma vez a capa do livro e a sinopse:
Sinopse: Província de Bogdana, Sieghard, ano 476 após unificação – Uma desconhecida força invasora irrompe pelo Grande Mar e ataca a costa protegida pelos soldados da Ordem utilizando-se de navios nunca antes vistos. Imensos. Terríveis. Destruidores. Ao mesmo tempo, uma estranha peste se espalha pelas comarcas do reino, cegando e invalidando sua população. Nobres e plebeus se nivelam padecendo do mesmo e misterioso mal. Em uma iniciativa desesperada, Sir Nikoláos de Askalor, o oficial responsável por defender a Ordem, abdica de todos os planos e estratagemas para investir de uma só vez contra os inimigos, sem saber que assim cairia na armadilha preparada por eles. Com suas fileiras dizimadas, o exército da Ordem recua e toma a direção do Domo do Rei para defender seu soberano, Marcus II, O Ousado, cuja vida representa a perpetuação dos valores ordeiros. Para um pequeno grupo, porém, composto por Roderick, Petrus, Chikara, Heimerich, Braun, Formiga e Victor Didacus – cada qual personificando um dos sete pecados capitais -, as sucessivas derrotas do reino são apenas o início da maior de todas as suas aventuras e desventuras. Diante deles, e de suas incontáveis diferenças, assombra-se um grande plano arquitetado por Destino. Serão eles capazes de enfrentá-lo?
O que me chamou atenção do livro, além da belíssima capa e da sinopse de tirar o fôlego, foi o nome Maretenebrae. É uma das coisas que te faza querer ler um livro, sem dúvida, principalmente após a ótima explicação que pode ser encontrada no blog do livro e que reproduzo aqui:
“Maretenebræ vem do latim Mare et Tenebræ que significa Mar e Treva. O título da série remete ao nome do grande oceano desconhecido, Maretenebrae, que por sua vez é tratado como um ente, um ser de vontade própria que pode castigar aqueles que adentram o seu território marítimo. A chegada do exército inimigo nas terras de Sieghard é vista no início como uma retaliação de Maretenebrae, sendo os próprios invasores parte dele. Por isso o título: para indicar que o mar é o grande vilão e a grande barreira que tem que ser superada para vencer os inimigos: tanto fisicamente quanto psicologicamente (porque o mar também pode ser representado pelo medo, o medo do desconhecido, do sobrenatural)”
“A palavra treva resume bem a idéia de Maretenebrae quando pensamos principalmente em ‘ignorância’: o futuro que não se pode prever. O mar, portanto, representa a grande ignorância da qual todos compartilham.”
Outra coisa que chamou a atenção e é algo que eu amo em livros de fantasia medieval/épica, é a criação do mundo de Sieghard, os nomes terem um sginificado. Para mim, porém, ainda são informações lidas do blog, mas não vejo a hora de ter o livro em mãos e poder entrar nesse mundo e sentir mesmo como se eu tivesse sido transportada para lá, assim como me senti muitas vezes na Terra Média, em Westeros e mais recentemente no mundo de The Wheel of Time (A Roda do Tempo).
Algumas ilustrações:

Mapa de Sieghard
Por fim, deixo abaixo os links para quem deseja saber mais informações da obra:
Blog: http://maretenebrae.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Maretenebrae
Twitter: https://twitter.com/maretenebrae
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/205845
Bem, espero que vocês tenham gostado. Quem já leu, por favor deixe a sua opinião nos comentários (pode ser sincero/a). Em breve mais sobre a literatura fantástica nacional. Não esqueçam de deixar também sugestões de autores nacionais.
Fonte: http://maretenebrae.blogspot.com.br/.
.:.Abraços a até a próxima.:.
Oukay…
Como eu não tenho que me preocupar com lista nenhuma e nem tenho que me preocupar com coisas assim, acho que vou atrás desse livro.
Ele recebeu ótimas avaliações no Skoob
Cara, eu quero muito ler ese livro, mas na livraria cultura custa quase 100 dinheiros (peguei o seu sistema monetário emprestado rsrs). Vou pedir pelo blog do livro mesmo.
Me interessou muito! Assim não dá Cassy, já tinha fechado minha cota desse ano!
Pura sacanagem, Marcos, concordo rsrsrsrs
Prezados,
Nós autores de Maretenebrae agradecemos a todos pelos comentários e especialmente à equipe do Dragon Mount Books. Aproveitem quem não tem lista ou quem já fechou a cota deste ano para curtir a página do Facebook (/maretenebrae). Em breve teremos promoções por lá. Sortearemos um box de luxo, edição especial.
Abraço a todos
Como administradora do blog, não posso deixar de colocar o que tem aparecido no cenário nacional, mesmo lendo bastante autores internacionais. Em breve eu também vou adquirir o meu exemplar.
Obrigado Cassy. Ainda esta semana vamos fazer a chamada da promoção. Esperamos que participe. Grande abraço.
Bom, eu li o livro e gostei bastante.
Umas das coisas que quero deixar registrado foi o respeito e a consideração dos autores do livro para comigo, enquanto leitor. Tive mais contato com o Luiz Paulo Faustini do que com o Roney Pavani, mas o fato de poder falar direto com o autor do livro e a maneira como eles receberam e aceitaram minhas criticas e opiniões sobre a obra me deixou muito satisfeito.
É um livro muito bom e que eu gostei bastante. Realmente valeu a pena ter lido.
Por ultimo, e mais uma vez, obrigado!
Que bom, Heitor. Realmente é mais fácil manter contato com o Luiz que é muito gentil. Espero que eu goste tanto quanto vc, vou ler em breve.