Maretenebrae – A Queda de Sieghard

Olá, pessoal! Já fiz um tempo que eu gostaria de postar algo sobre a literatura fantástica nacional. Como vocês perceberam leio muito pouco autores brasileiros, mas nem por isso, posso deixar de informar a vocês sobre os trabalhos dos escritores e autores brasileiros, principalemente aqueles voltados para o lado fantástico.

Hoje eu apresento a vocês Maretenebrae – A Queda de Sieghard dos autores L. P. Faustini e R. M. Pavani, um livro que já faz um tempo eu quero ler, porém com o trabalho e a minha já enorme lista de livros para ler, eu ainda não consegui encaixar na minha meta de leituras deste ano. É outro livro que vai acabar para a meta do ano que vem, que já está enorme. Durante a semana eu fiz uma breve matéria destacando uma matéria do blog do livro, sobre a semelhança entre a capa de Maretenebrae e da edição brasileira de Elantris. Abaixo, vocês conferem mais uma vez a capa do livro e a sinopse:

Sinopse: Província de Bogdana, Sieghard, ano 476 após unificação – Uma desconhecida força invasora irrompe pelo Grande Mar e ataca a costa protegida pelos soldados da Ordem utilizando-se de navios nunca antes vistos. Imensos. Terríveis. Destruidores. Ao mesmo tempo, uma estranha peste se espalha pelas comarcas do reino, cegando e invalidando sua população. Nobres e plebeus se nivelam padecendo do mesmo e misterioso mal. Em uma iniciativa desesperada, Sir Nikoláos de Askalor, o oficial responsável por defender a Ordem, abdica de todos os planos e estratagemas para investir de uma só vez contra os inimigos, sem saber que assim cairia na armadilha preparada por eles. Com suas fileiras dizimadas, o exército da Ordem recua e toma a direção do Domo do Rei para defender seu soberano, Marcus II, O Ousado, cuja vida representa a perpetuação dos valores ordeiros. Para um pequeno grupo, porém, composto por Roderick, Petrus, Chikara, Heimerich, Braun, Formiga e Victor Didacus – cada qual personificando um dos sete pecados capitais -, as sucessivas derrotas do reino são apenas o início da maior de todas as suas aventuras e desventuras. Diante deles, e de suas incontáveis diferenças, assombra-se um grande plano arquitetado por Destino. Serão eles capazes de enfrentá-lo?

O que me chamou atenção do livro, além da belíssima capa e da sinopse de tirar o fôlego, foi o nome Maretenebrae. É uma das coisas que te faza querer ler um livro, sem dúvida, principalmente após a ótima explicação que pode ser encontrada no blog do livro e que reproduzo aqui:

“Maretenebræ vem do latim Mare et Tenebræ que significa Mar e Treva. O título da série remete ao nome do grande oceano desconhecido, Maretenebrae, que por sua vez é tratado como um ente, um ser de vontade própria que pode castigar aqueles que adentram o seu território marítimo. A chegada do exército inimigo nas terras de Sieghard é vista no início como uma retaliação de Maretenebrae, sendo os próprios invasores parte dele. Por isso o título: para indicar que o mar é o grande vilão e a grande barreira que tem que ser superada para vencer os inimigos: tanto fisicamente quanto psicologicamente (porque o mar também pode ser representado pelo medo, o medo do desconhecido, do sobrenatural)”

“A palavra treva resume bem a idéia de Maretenebrae quando pensamos principalmente em ‘ignorância’: o futuro que não se pode prever. O mar, portanto, representa a grande ignorância da qual todos compartilham.”

Outra coisa que chamou a atenção e é algo que eu amo em livros de fantasia medieval/épica, é a criação do mundo de Sieghard, os nomes terem um sginificado. Para mim, porém, ainda são informações lidas do blog, mas não vejo a hora de ter o livro em mãos e poder entrar nesse mundo e sentir mesmo como se eu tivesse sido transportada para lá, assim como me senti muitas vezes na Terra Média, em Westeros e mais recentemente no mundo de The Wheel of Time (A Roda do Tempo).

Algumas ilustrações:

Mapa de Sieghard

Os Thurayyas

Formiga e o Graouli

Por fim, deixo abaixo os links para quem deseja saber mais informações da obra:

Blog: http://maretenebrae.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Maretenebrae

Twitter: https://twitter.com/maretenebrae

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/205845

Bem, espero que vocês tenham gostado. Quem já leu, por favor deixe a sua opinião nos comentários (pode ser sincero/a). Em breve mais sobre a literatura fantástica nacional. Não esqueçam de deixar também sugestões de autores nacionais.

Fonte: http://maretenebrae.blogspot.com.br/.

.:.Abraços a até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Fantasia e Ficção Científica, Literatura Nacional, Romance e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Maretenebrae – A Queda de Sieghard

  1. Oukay…
    Como eu não tenho que me preocupar com lista nenhuma e nem tenho que me preocupar com coisas assim, acho que vou atrás desse livro.

    Ele recebeu ótimas avaliações no Skoob

  2. Marcos disse:

    Me interessou muito! Assim não dá Cassy, já tinha fechado minha cota desse ano!

  3. Prezados,

    Nós autores de Maretenebrae agradecemos a todos pelos comentários e especialmente à equipe do Dragon Mount Books. Aproveitem quem não tem lista ou quem já fechou a cota deste ano para curtir a página do Facebook (/maretenebrae). Em breve teremos promoções por lá. Sortearemos um box de luxo, edição especial.

    Abraço a todos

  4. Bom, eu li o livro e gostei bastante.

    Umas das coisas que quero deixar registrado foi o respeito e a consideração dos autores do livro para comigo, enquanto leitor. Tive mais contato com o Luiz Paulo Faustini do que com o Roney Pavani, mas o fato de poder falar direto com o autor do livro e a maneira como eles receberam e aceitaram minhas criticas e opiniões sobre a obra me deixou muito satisfeito.

    É um livro muito bom e que eu gostei bastante. Realmente valeu a pena ter lido.
    Por ultimo, e mais uma vez, obrigado!

Deixe um comentário

