Série Mistborn de Brandon Sanderson

Quando eu postei a notícia referente à publicação da trilogia Mistborn aqui no Brasil, alguém, não sei se aqui ou no meu perfil pessoal no face, me perguntou sobre o que exatamente era a série, algo que divulguei por alto no post citado. Como eu já estava com a ideia de fazer um artigo sobre séries que podem ser publicadas aqui, resolvi começar por Mistborn, pois parece que a editora Leya vai mesmo lançar o livro no ano que vem. Assim, vocês terão a oportunidade de saber um pouco o que esperar da série, principalmente aqueles que já leram Elantris e gostaram da escrita do autor.

Aviso: Juro que tentei evitar os spoilers, mesmo porque eu também não li os livros ainda e durante a pesquisa claro que fiquei sabendo de fatos reveladores. Além disso, algo que para mim não é spoiler, pode ser para outra pessoa. Então, fica o alerta. Leiam por sua conta e risco.

Mistborn é uma série de Alta Fantasia que consiste em uma trilogia e um romance único chamado The Alloy of Law. A série é publicada nos Estados Unidos pela editora Tor Books, a mesma da série The Wheel of Time (A Roda do Tempo) e a trilogia foi publicada entre os anos de 2006 e 2008, sendo The Alloy of Law publicado no ano de 2011.

A série se passa em uma região chamada The Final Empire, que pertence a um mundo chamado Scadrial e é governada pelo Lord Ruler.  Sua capital é Luthadel, é onde está localizado Kredik Shaw, o palácio de Lord Ruler. Eixstem várias regiões chamadas Dominance e sua origem é explicada no começo do primeiro livro.

Mapa do Final Empire

Mapa do Final Empire

Quanto à população, existem os Nobres e os Skaa. Os Nobres são os descendentes dos antigos adeptos do Lord Ruler. Por causa do seu apoio, Lord Ruler lhes deu o dom chamado Allomancy, que é passado de geração para geração, mas que tem se enfraquecido com o tempo. Os Skaa, são os descendentes daqueles que não apoiaram Lord Ruler quando ele subiu ao poder. Os Skaa são tratados de forma desumanda pelos Nobres. O uso da habilidade Allomancy é que dá nome a série, uma vez que os Allomancers (quem usa a habilidade) podem ser divididos em Mistborn e Mistings (para saber mais só lendo, galera. A questão é bem complexa e acho que é um mega spoiler escrever isso aqui). Existem outras habilidades: Feruchemy e Hemalurgy.  O quarto livro introduziu mais uma habilidade Twinborn, que seria a união das habilidades de Allomancy e Feruchemy.

A trama também tem criaturas. Os Mistwraiths, os Kandras e os Koloss. Os Mistwraiths são criaturas com uma habilidade bem peculiar: eles podem adicionar ao seus corpos os ossos das criaturas que eles consomem. Eles podem também se tornar Kandras. Os Kandras são conhecidos como a forma evoluída dos Mistwraiths, são mais inteligentes e sao valorizados pela sua capacidade de personificar. Já os Koloss são criaturas bestiais que possuem somente duas emoções, o tédio e a raiva. Eles têm uma força sobre-humana e são bem altos. São controlados com o uso de Allomancy.

Ruin e Preservation são os dois deuses da trama. Eles na verdade são as duas partes de um mesma entidade divina Adonalsium. A trama tem duas religiões principais The Steel Mistery, estabelecida pelo Lord Ruler, e The Church of the Survivor, cujos membros são devotos de Kelsier, seu primeiro mártir, e de Vin, discípula de Kelsier.

Os livros da série são:

1.The Final Empire:

Mistborn1

Lançado em 17 de julho de 2006 é o primeiro livro da série.  Nos apresenta a protagonista da série, Vin, uma garota de rua e ladra de 16 anos. A trama principal desse primeiro livro se desenvolve na vida de Vin, que descobre ser uma Mistborn. Ela começa uma jornada para descobrir quem ela realmente é enquanto luta contra o Final Empire e derrubar o Lord Ruler. Tem como mentor, Kelsier, que com a ajuda de Vin pretender ser o líder de uma revolução e salvar o mundo.

2. The Well of Ascension:

Mistborn2

Lançado em 21 de agosto de 2007, é o segundo livro da série. Vin se tornou a mais poderosa Mistborn e Elend Venture, um jovem nobre, tem agora a oportunidade de construir uma sociedade melhor nas cinzas do antigo império. Porém três exércitos atacam. Quando o cerco se fecha uma figura lendária se torna a única esperança.

3. The Hero of Ages:

Mistborn3

Lançado em 14 de outubro de 2008, é o terceiro e último livro da trilogia Mistborn. Elend Venture espera encontrar pistas deixadas pelo Lord Ruler que o permitirão salvar o mundo. Vin se sente culpada por ter libertado uma força poderosa que quer destruir o mundo.

4.The Alloy of Law:

Mistborn4

Lançado em 08 de novembro de 2011, é um spin-off e apesar de ser um romance único, Brandon já anunciou que talvez o livro tenha uma seqüência. A trama se passa 300 anos após a conclusão do terceir0 livro. Brandon Sanderson começou a escrever o livro através de exercícios para limpar a mente enquanto escrevia A Memory of Light.  A personagem principal é Waxillium “Wax” Ladrian, descendente de uma das personagens da trilogia original e possui a habilidade Twinborn.

Mais informações sobre os livros e as personagens serão dadas nas resenhas.

Em um artigo publicado em seu site, onde divulga os próximos trabalhos e publicações, Brandon diz que Mistborn é uma trilogia de trilogias, cuja segunda trilogia se passará em um cenário urbano, com tecnologia do século 20.  Ao contrário do que muitos pensam, The Alloy of Law não é o primeiro livro da referida segunda trilogia.

Em 2009, foi anunciado que a Crafty Games lançaria um jogo de RPG baseado na série. A data de lançamento foi alterada várias vezes. Em 2010, foi anunciada a venda dos direitos da série para o estúdio de cinema Paloppa Pictures LCC. E em março deste ano, foi divulgada a notícia da criação de um jogo de video game prequel, chamado Mistborn: Birthright, desenvolvido pela Little Orbit e escrito pelo próprio Brandon Sanderson, com previsão de lançamento para o segundo semestre do ano que vem.

Bem, eu espero que vocês tenham gostado do artigo, pois tenham certeza que eu adorei escrevê-lo. Desculpem-me os spoilers que vazaram, juro que tentei extrair o máximo, embora agora sei de coisas bem interessantes, que me deixaram com mais vontade de ler a série.

Como eu disse eu ainda não li a série e me baseei na Wikipedia e no site do autor, então qualquer correção que quiserem fazer ou algo para acrescentar é só deixarem nos comentários (sem trollagem por favor).

Fontes: http://www.brandonsanderson.com/portal/Mistborn-Trilogy, http://brandonsanderson.com/blog/925/Another-Long-and-Rambling-Postandtrade-on-Future-Books, http://mistborn.wikia.com/wiki/Mistborn_Wiki e http://en.wikipedia.org/wiki/Mistborn_series.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Série Mistborn de Brandon Sanderson

  1. Eu ainda não li Elantris. Outras coisas estavam na frente. É um dos livros que estou de olho, embora ainda não tenha batido a vontade de ler. Quem sabe se ALGUÉM fizer uma resenha maneira, não??

    Da série Mistborn sei bem pouco. Pelo nome, Mistborns e Mistings devem ser que nem Feiticeiros e Magos. Os primeiros nascem com o poder dentro de si e o segundos aprendem a usá-lo. As outras duas devem ser algo como Alquimia e uma “Metalurgia mágica” (E sim, estou chutando)

    Espectros da magia, espectros da magia digivolvidos e licantropos. Ok, por mim. E a Divisão das divindades ficou interessante.

    Já Skaa me faz lembrar dos Skald Nórdicos.

    • Cassy disse:

      Entendi a direta rsrsrsrs. Para sua alegria estou quase acabando de ler Elantris.
      Essa parte das habilidades, que na verdade são como poderes sobrenaturais, cai nisso mesmo que vc falou, pois envolve algo com metais. Eu devo fazer mesmo um artigo sobre isso, porque achei bem diferente.

      • Já eu terminei o livro irmão, “Maretenebrae”. O comentário é só por causa da capa mesmo…

        Bom, vou esperar a resenha e o artigo, mas não foi difícil sacar sobre o que se tratava. Pra esse tipo de coisa eu tenho bom senso…

        Acho que tudo depende da maneira como é utilizada na série, como ela existe, por assim dizer. Se for de um jeito interessante, fica muito melhor. Senão, Feruchemy vira só alquimia com um novo nome. Ai não tem lá muita graça…

      • Cassy disse:

        Eu também espero.

  2. A Leya lançou Elantris,Vai Lançar Mistborn espero que lançem a StormLight também,considerada por muitos como o melhor livro de brandon sanderson.

  3. E way of Kinks será Outa saga de Fantasia de Livros Gigantescos planejada para ser 10 Livros e oi lá,vai que seja mais.Um dos meus desejos foi atendido que era a Publicação de Wheel of time no Brasil,agora espero que Publiquem Malazan Book of the Falllen,Stormlight e Continuem Lançando a Sword of Truth (A Espada da Verdade) que lançou o Primeiro Volume em português em 2007 pr uma editora fraca,que teve poucas vendas e por isso abandonaram uma das maiores e melhores séries de Fantasia de todos os tempos.

    • Cassy disse:

      The Sword of Truth é uma série injustiçada até lá nos Estados Unidos. É o tipo de série ame ou odeie, mas Eu pretendo ler, a sinopse me atraiu bastante. Agora, Malazan é a série que eu quero seguir depois de terminar WoT.

  4. Pingback: Resenha: Mistborn – The Final Empire | D R A G O N M O U N T B O O K S

  5. Pingback: Mistborn será publicada em Portugal | D R A G O N M O U N T B O O K S

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s