Porque eu leio em inglês

Pois bem, amigos. Com um pouco mais de dois anos, só agora resolvi responder essa pergunta. Algo que deveria ter sido colocado no primeiro post ou em um dos primeiros posts do blog.

A questão de ler em inglês para mim não está ligada ao desprestígio da minha parte por alguma editora brasileira em particular. Muito pelo contário, foi a falta de consideração de algumas editoras que me puxaram para o mercado editorial estrangeiro, principalmente o norte-americano. Não há como negar que a maioria dos livros são de escritores de língua inglesa e alguns têm sido lançados com um atraso enorme, outros nem chegam.

Ler

O que me fez mesmo escolher livros em inglês, ratificando a minha resposta acima, foi a demora na tradução de alguns livros que gostaria de ler. Outro motivo foi o meu curso de inglês. Ler livros em inglês me deram a oportunidade de melhorar o meu vocabulário e minha escrita no idioma. Além de possibilitar o meu acesso às edições em seu ano correto, não muitos anos depois. Sem contar que em inglês os livros, inclusive os ebooks, são muito mais baratos. Portanto, foi algo pessoal. Não recomendo que façam o mesmo, mas prefiro ler em inglês, é um idioma que eu gosto bastante. Além disso, ler em inglês me dá a oportunidade de realmente ler o que o autor escreveu, sem passar pela adaptação da tradução. Como eu disse, é algo pessoal.

Acho que não preciso citar os fiascos das editoras em relação a algumas séries para justificar a minha escolhar pelas edições em inglês, né?

Não pensem que não gosto de literatura brasileira, eu adoro. Já li diversos outros livros de autores brasileiros, tanto os clássicos, quantos os de autores menos conehcidos, mas foram muito antes do blog existe. Alguns deles foram para aquelas obrigatórias provas de Literatura da escola, mas que eu acabei gostando e relendo depois. Pretendo ler mais livros de autores brasileiros, em especial os da nova geração, da qual já tive o privilégio de ler A Batalha do Apocalipse.

Então é isso, pessoal. Para quem tinha curiosidade em saber, a pergunta está respondida.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado . Guardar link permanente.

9 respostas para Porque eu leio em inglês

  1. Melissa disse:

    Ei Cassy!

    Eu acho que ler em inglês é uma ótima forma de praticar o idioma (eu sou professora de inglês, rs) e estar em contanto com a língua. Não entendo porque algumas pessoas têm birra com isso. Se eu falasse francês, leria livros em francês também.

    Além do mais, se nós lemos na língua original do livro por que vamos ler tradução? Quer dizer, não faz sentido.

    Claro que é idiotice ler em inglês um livro que foi originalmente escrito em italiano. Nesse caso é melhor ler em português mesmo. Mas hoje podemos comprar livros em inglês com facilidade, e se podemos ler na língua original, por que não?

    Sinceramente, isso é recalque de quem não fala inglês. Pronto falei. E ler em inglês não atrapalha em nada nossa leitura de literatura brasileira. O que atrapalha é a falta de vontade das editoras em publicar esses autores nacionais.

    Pronto falei. É que esse assunto me deixa meio alterada.

    • Cassy disse:

      Tirei o preto. Eu estava pensando em voltar com o branco. Gostou? Quer o visual sinistro de volta? Vc que manda.

      • Se sou eu quem manda, então vamos tirar essas cores escuras cafonéééérimas e colocar um rosa degradê, com um azul bebê combinando. A tendência das baladas interioranas é o xadrezinho colorido, mas podemos inovar com um listradinho que é pro blog parecer mais magro! Um “louxô” bee!
        hauahuahauahuah

        Ah, não sei… eu me acostumei com ele escuro. Marrom ficou mais “visível” as coisa.

  2. Oi Cassy, há tempos gostaria de te dar uma sugestão (ou um pedido…rs) que é escurecer um pouco a letra, coloca-la beje ou marrozinha ou outra, pq a cor branca é muito ofuscante e dança na frente dos olhos rsrs…enfim, é só uma sugestão. Parabéns pelo seu blog, ele é para mim um guia muito sério e confiável!! Bjs

  3. Cassy, tenho a mesma opinião que vc sobre ler em inglês. Só que infelizmente pra mim ainda não dá pois não tenho domínio completo da língua pra encarar um Roda do Tempo da vida. kkkkk. Por enquanto só artigos de jornais, sites e textos mais simples.
    Quem sabe no fim do ano quando acabar o curso eu já esteja bom…
    Mas dá muita raiva ver tantas obras boas serem lançadas no exterior e serem negligenciadas por editoras daqui. E dá mais raiva ainda quando lançam em Portugal e nada por aqui.
    E concordo com a Melissa que quem critica o fato de ler em inglês é pura e simples dor de cotovelo por não conseguir.

    • Cassy disse:

      Adriano, foi mais a minha escolha pessoal mesmo. Eu sou muito ansiosa e não aguento esperar as editoras daqui lançarem livros dois, três ou até 20 anos depois da publicação do original. Isso quando a série não tem continuação por aqui. E sem falar no preço.

Deixe um comentário

