Resenha: O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley

O Incêndio de TroiaTítulo: O Incêndio de Troia

Título Original: The Firebrand

Autora: Marion Zimmer Bradley

Publicação: outburo de 1987, nos Estados Unidos; 2010, Brasil

Número de páginas: 520 páginas

Editora: Imago

ISBN: 9788531210587

Marion Zimmer Bradley mais uma vez nos brinda com outra versão de uma das maiores lendas mundiais: a Guerra de Troia. Ao mesmo tempo que a autora passeia pelos mitos gregos, mostrando as ações dos deuses sobre as ações humanas, a autora também desmitifica alguns dos acontecimentos desse famoso conflito, tornando-os mais condizentes com a realidade histórica do nosso mundo, a exemplo do que Bernard Cornwell faz em sua excelente obra sobre o Rei Artur, a trilogia As Crônicas de Artur.

A Guerra de Troia foi um conflito entre os Aqueus (antigos gregos) e os Troianos (população da região que hoje é a Turquia). A guerra foi causada pelo sequestro de Helena por Páris, filho do rei Príamo de Troia. Páris é irmão gêmeo da controversa Kassandra, uma jovem que não aceita o modo como as mulheres de seu país são tratadas e entra em conflito com as tradições troianas, deixando a sua mãe, a rainha Hécuba, em uma situação difícil perante o Príamo, que é um rei com tradições totalmente machista. É através do ponto de vista de Kassandra que tomamos conhecimentos de muitos fatos importantes da estória, em especial as ações que motivaram a guerra. 

Marion se atém bastante às personagens femininas, mostrando todos os pontos da faceta humana, suas qualidades e defeitos. Os homens também são retratados dessa maneira. Percebe-se que a autora quis mostrar que determinados comportamentos, bons ou ruins, são atitudes humanas e não atitudes próprias de um ou outro sexo. Muito bem colocado e desenvolvido. Mas em sua maioria, os homens da obra são extremamente irritantes, sendo o pior deles é a personagem Aquiles.

Outros aspectos da guerra também são tratados pela autora, como as conseqüências da guerra para a população de Troia, o desaparecimento de povos e suas culturas, as mudanças de cultura do povo subjugado. Mas também é mostrada a possibilidade de se tirar uma grande lição do conflito e tentar reparar o mal feito, reconstruindo a sua cultura e para isso, Marion deixa a mensagem de que homens e mulheres podem trabalhar juntos para o bem da humanidade, sem que um sexo precise ser considerado melhor do que o outro.

A trama é contada com uma passagem de tempo marcada através do crescimento de Kassandra. O começo do livro é um pouco mais voltado para os detalhes da vida da jovem e seu chamado pelo deus Apolo, a sua vida com as Amazonas. A segunda parte do livro é que se atém mais ao começo do conflito e a parte final, à conclusão da guerra e marca o início de uma nova fase na vida de Kassandra.

É uma obra linda, bastante romântica em alguns trechos e bem realista e tensa em outros. Recomendo, alertando que há alguns trechos que testam um pouco a paciência do leitor, nada que te fará abandonar o livro, porém. Leiam.

Para saber um pouco mais sobre a Guerra de Troia acessem http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerratroia/  e https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Troia.

.:.Abraços e até a próxima.:. 

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley

  1. shaftiel disse:

    Eu fico meio receoso com a autora. Os últimos livros dela que li me pareceram muito fracos.

    • Cassy disse:

      Ela tem uma escrita mais romantizada, mas consegue passar bem os momentos de tensão e drama das cenas. O problema dela, às vezes, é dar uma certa enrolada em momentos que queremos ver mais da trama ser desenvolvida.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s