Resenha: O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley

O Incêndio de TroiaTítulo: O Incêndio de Troia

Título Original: The Firebrand

Autora: Marion Zimmer Bradley

Publicação: outburo de 1987, nos Estados Unidos; 2010, Brasil

Número de páginas: 520 páginas

Editora: Imago

ISBN: 9788531210587

Marion Zimmer Bradley mais uma vez nos brinda com outra versão de uma das maiores lendas mundiais: a Guerra de Troia. Ao mesmo tempo que a autora passeia pelos mitos gregos, mostrando as ações dos deuses sobre as ações humanas, a autora também desmitifica alguns dos acontecimentos desse famoso conflito, tornando-os mais condizentes com a realidade histórica do nosso mundo, a exemplo do que Bernard Cornwell faz em sua excelente obra sobre o Rei Artur, a trilogia As Crônicas de Artur.

A Guerra de Troia foi um conflito entre os Aqueus (antigos gregos) e os Troianos (população da região que hoje é a Turquia). A guerra foi causada pelo sequestro de Helena por Páris, filho do rei Príamo de Troia. Páris é irmão gêmeo da controversa Kassandra, uma jovem que não aceita o modo como as mulheres de seu país são tratadas e entra em conflito com as tradições troianas, deixando a sua mãe, a rainha Hécuba, em uma situação difícil perante o Príamo, que é um rei com tradições totalmente machista. É através do ponto de vista de Kassandra que tomamos conhecimentos de muitos fatos importantes da estória, em especial as ações que motivaram a guerra. 

Marion se atém bastante às personagens femininas, mostrando todos os pontos da faceta humana, suas qualidades e defeitos. Os homens também são retratados dessa maneira. Percebe-se que a autora quis mostrar que determinados comportamentos, bons ou ruins, são atitudes humanas e não atitudes próprias de um ou outro sexo. Muito bem colocado e desenvolvido. Mas em sua maioria, os homens da obra são extremamente irritantes, sendo o pior deles é a personagem Aquiles.

Outros aspectos da guerra também são tratados pela autora, como as conseqüências da guerra para a população de Troia, o desaparecimento de povos e suas culturas, as mudanças de cultura do povo subjugado. Mas também é mostrada a possibilidade de se tirar uma grande lição do conflito e tentar reparar o mal feito, reconstruindo a sua cultura e para isso, Marion deixa a mensagem de que homens e mulheres podem trabalhar juntos para o bem da humanidade, sem que um sexo precise ser considerado melhor do que o outro.

A trama é contada com uma passagem de tempo marcada através do crescimento de Kassandra. O começo do livro é um pouco mais voltado para os detalhes da vida da jovem e seu chamado pelo deus Apolo, a sua vida com as Amazonas. A segunda parte do livro é que se atém mais ao começo do conflito e a parte final, à conclusão da guerra e marca o início de uma nova fase na vida de Kassandra.

É uma obra linda, bastante romântica em alguns trechos e bem realista e tensa em outros. Recomendo, alertando que há alguns trechos que testam um pouco a paciência do leitor, nada que te fará abandonar o livro, porém. Leiam.

Para saber um pouco mais sobre a Guerra de Troia acessem http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerratroia/  e https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Troia.

.:.Abraços e até a próxima.:. 

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley

  1. shaftiel disse:

    Eu fico meio receoso com a autora. Os últimos livros dela que li me pareceram muito fracos.

    • Cassy disse:

      Ela tem uma escrita mais romantizada, mas consegue passar bem os momentos de tensão e drama das cenas. O problema dela, às vezes, é dar uma certa enrolada em momentos que queremos ver mais da trama ser desenvolvida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s