As Reações ao Casamento Vermelho

ATENÇÃO: O post abaixo contém spoilers da série “As Crônicas de Gelo e Fogo” – A Song of Ice and Fire – do autor George R. R. Martin. Se você já leu o terceiro livro da série (A Tormenta de Espadas – A Storm of Swords) ou assistiu o episódio 3×09 – The Rains of Castamere, da série apresentada pela HBO, sinta-se livre para vasculhar o texto. Caso o contrário, FORA DAQUI!

Então. O casamento, enfim, chegou. Para aqueles que leram os livros da série, o Casamento Vermelho (Red Wedding, em inglês) era um dos momentos mais esperados para se ver na série da HBO. Para os que não leram e estavam em suas poltronas assistindo a série, o choque foi grande. Aposto que muitos ainda estão sem acreditar.

Se você não leu e mesmo assim resolveu ler o texto, deixa eu dar uma esclarecida: em certo ponto do terceiro livro d’As Crônicas de Gelo e Fogo, o Rei do Norte, Robb Stark, se move com seu exército e família (sua mãe, Catelyn Stark, e sua esposa) para as Gêmeas, castelo sob o comando da Casa Frey de Westeros. Objetivo: unir as duas famílias, Tully e Frey por meio de um casamento, de forma a aumentar o exército do Rei do Norte, e, consequentemente, suas chances de vencer a guerra civil na qual o reino se encontra.

Tudo vai bem durante os preparativos, o noivo – Edmure Tully – se casa com a prometida, Roslin Frey… Até que no fim das festividades, o Rei do Norte, feliz da vida, tem uma grande surpresa. O casamento era, desde o início, uma emboscada para que Robb e seu exército fossem dizimados. A banda que tocava era composta por soldados disfarçados e, num piscar de olhos, os guardas e serviçais começam a assassinar os soldados que estavam bêbados devido às festividades. É um caos completo e desesperador.

A parte triste é que, infelizmente o golpe sucede: o exército de Robb é destruído e, ele, juntamente com sua mãe, é assassinado. Lembrando que eles são nada mais, nada menos do que dois dos principais personagens do livro.

O negócio é que, quando se está lendo o livro, a cena é simplesmente inimaginável. A pergunta em questão era: seria a HBO capaz de criar uma atmosfera tão obscura e imprevisível que tornasse a cena tão épica quanto foi para aqueles que a leram? Mais uma vez, a produtora deu um show e fez uma das tomadas mais sensacionais que a série Game of Thrones já viu. Eu que já sabia do acontecimento (e que seria nesse episódio em questão), estou chocado até hoje. Já assisti a cena no mínimo vinte vezes e continuo ficando de olhos abertos em todas elas.

Após a exibição do episódio – mundialmente às 22hrs de domingo, 02/06 – o assunto subiu nas redes sociais e foi altamente comentado no Twitter (não era pra menos. Sério, nem consigo dormir com aquela cena na cabeça). O interessante foram os vários vídeos publicados no Youtube por pessoas que filmaram as reações de outras pessoas que assistiam ao episódio no momento da ocorrência do Red Wedding. Os vídeos pipocaram com pessoas chorando, gritando, se revoltando, arregalando os olhos, desligando a televisão de raiva, enfim, situações que de tão trágicas, tornaram-se cômicas. Um ser de grande iluminação resolveu, então, fazer uma compilação de todos os vídeos encontrados com essas reações e postou-o no Youtube. Ao encontrá-lo, me senti na obrigação de vir compartilhar com vocês, por saber que muitos, assim como eu, são fãs da série e ainda devem estar inconformados com o Red Wedding. Espero que gostem, e que, principalmente, consigam digerir o acontecimento. Não é fácil. Mesmo sabendo do Red Wedding por um ano, eu ainda não aceitei.

https://www.youtube.com/watch?v=78juOpTM3tE

Para saber mais, vai o link d’A Wiki of Ice and Fire, site em inglês que reúne o máximo de informações sobre a série que você vai achar na internet. CUIDADO com os posts: é muito spoiler e pouco aviso, rs. Se você quer saber apenas sobre o Red Wedding, mantenha-se no link que irei postar e NÃO saia dele. O resto é por sua conta e risco 😀

http://awoiaf.westeros.org/index.php/Red_Wedding.

.:. Abraços e até a próxima .:.

Anúncios

Sobre Wesley Lopes

Criador, administrador e resenhista deste blog. Estudante de Medicina e bookaholic assumido. Também é fã de filmes, séries de TV e música.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Seriados de TV e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para As Reações ao Casamento Vermelho

  1. Só lembrando que tem a Wiki do site brasileiro de ASOIF também – http://migre.me/eSiy2

  2. Pior eu que nem deu pra assistir esse episódio ainda.

    • Cassy disse:

      Olha eu me intrometendo de novo haha (sorry, Wesley): Adriano, vc vai adorar. O episódio todo foi excelente. E repara no momento “vela” do Jorah Mormont. Tadinho, eu ri muito rsrs

  3. Assisti ao episódio ontem a noite e confesso que fiquei um pouco decepcionado. Não que o episódio tenha sido ruim, longe disso, foi muito bom, mas quem leu ao capitulo do livro sabe que durante o capitulo todo você fica com a sensação de que “há algo errado”, os musicos são MUITO ruins, a comida é ruim, um dos Frey fica embebedando o GreatJon, a noiva não para de chorar….enfim a lista é grande.
    No seriado, o clima é bem festivo, em determinado momento a Catelyn esta conversando distraidamente com o Roose, pra não dizer que eu não me choquei em nenhum momento durante o episódio, aquela cena da Talysa( é esse o nome dela?) me deu arrepios.
    Enfim, não estou dizendo que foi ruim, mas penso que se o roteiro tivesse sido melhor trabalhado – pense no Episódio “Baelor” da primeira temporada ou “Blackwater” da segunda – teria sido muito mais impactante, para quem leu o livro e causaria suicídio em massa de quem só assite o seriado.

    • Cassy disse:

      Excelente observação, Eduardo. Eu gostei muito do que vi, mas confesso que esperava algo de mais impacto. Foi chocante ver como aconteceu, mas mesmo assim, não foi tão Red quanto eu esperava. Acredito que o grande trunfo do diretor do episódio foi jogar na Catelyn a sensação “vai dar merda” (desculpe a grosseria rsrs), ao invés de fazer isso com outros atores do elenco, para ficar algo mais a ver como o livro.

      Repito: foi impactante, mas para quem leu os livros ficou sim muito aquém do esperado.

  4. Vou ver se consigo assistir esse fds. Mas é engraçado como esse capítulo no livro me marcou. Eu lembro de cor o início dele: Os tambores ribombavam, ribombavam, ribombavam… E a cabeça de Catelyn ribombava com eles.
    Estou relendo a série, e tou achando ótimo pois deixei muita coisa passar. Tou no começo do Fúria, mas já sofrendo pelo Casamento Vermelho no próximo livro. Hehe.

  5. Ois Cassy,

    Ainda nem vi a 2ª temporada mas ja deu para ver que este episódio foi forte e deixou muitos KO e ainda falta mais um, vamos ver como as pessoas reagem.

    Espero que esteja a altura dos livros 😀

    Bjs

    • Cassy disse:

      O último passou ontem aqui no Brasil (passa junto com os Estados Unidos), Fiacha. Foi muito bonito, apesar de mais fraco do que o ep do badalado casamento. Ansiosa pela 4ª temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s