Resenha: The Cuckoo’s Calling, de Robert Galbraith

The Cuckoo's Calling capaTítulo: The Cuckoo’s Calling

Autora: J. K. Rowling, sob o pseudônimo Robert Galbraith

Publicação: 30 de abril de 2013

Número de páginas: 429 páginas

Editora: Hachette Digital

ISBN: 9781408704042

Segundo livro adulto de J. K. Rowling e, coincidentemente, o segundo livro que leio da autora, The Cuckoo’s Calling é o primeiro livro da série Cormoran Strike. A obra foi recentemente lançada no Brasil, sob o título O Chamado do Cuco, e em Portugal, sob o título Quando o Cuco Chama.

A trama, que se passa na cidade de Londres, Inglaterra, gira em torno do caso envolvendo uma famosa modelo, Lula Landry. Cormoran Strike, um ex-militar e agora Detetive Particular, é contratado pelo irmão de Lula para o caso, uma vez que não se conforma com o resultado da investigação da polícia londrina.

Vou começar a minha opinião justamente por essa investigação. Eu gostei bastante do modo como a autora colocou o fato de alguns policiais acharem que uma investigação envolvendo modelos é menos importante e não merece tanta consideração ou coleta de provas, por causa do estilo de vida seguido pela modelo. O resultado é aquilo que aparenta e pronto. A J. K. faz isso, por isso usei a expressão “alguns policiais”, sem que o fato seja uma crítica à instituição diretamente. Infelizmente, é o resultado de como a própria sociedade vê a vida das(os) modelos.

A autora também deixa clara a sua crítica ao lado manipulador da imprensa e aos paparazzi. Acredito que não preciso discorrer sobre isso, já tivemos bastante notícias que ajudam a entender o porquê da J. K. fazer tal crítica. Mas dá para notar que não foi esquecido o fato de muitas celebridades acabarem sendo favorecidas por esse tipo de veículo de comunicação.

Quanto ao protagonista Cormoran Strike, achei um personagem muito bem escrito. Durante o desenvolvimento da trama, é passada parte da história de vida de Cormoran. Sobre as habilidade de Cormoran como  detetive, apesar do final apressado, achei muito boas e bem passadas pela autora.

Outra personagem que gostei foi a assistente do Cormoran, Robin. Ela é mostrada como uma pessoa bem atualizada, competente e carismática. Gostei muito de ler os trechos nos quais ela e Cormoran trabalham juntos na solução do caso. A relação profissional é desenvolvida de modo bem natural.

Apesar de bem escrito e ter uma ótima trama, não achei um grande livro. Gostei do que li, mas não superou as minhas expectativas. Talvez a ideia fosse apenas usar esse primeiro volume para apresentar os personagens principais. Em parte, porque o final foi muito apressado e muito óbvio. Não estou dizendo que o final é ruim, só acho que o livro, pela maneira como a autora desenvolveu a trama, merecia um final melhor.

De qualquer maneira, vale a pena a leitura. Recomendo, especialmente para os fãs do gênero policial/crime e para os fãs da J. K. Rowling.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: The Cuckoo’s Calling, de Robert Galbraith

  1. Ois,

    Parece ser um livro interessante, mesmo não te tendo agradado muito, dá para ver que a escritora não escreve bem só no género Fantástico o que é bom, mostra ter versatilidade.

    Bjs e como vai esse Tigana ? Espero que estejas a gostar😉

    • Cassy disse:

      Olá, amigo Corvo! O final me frustrou um pouco justamente pelo fato de eu saber que ela escreve bem, mas é uma série, quem sabe não foi proposital, não é?

      Tigana está indo bem e estou gostando sim😀

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s