Resenha: The Princess and the Queen, or, The Blacks and the Greens, de George R. R. Martin

No final de novembro, foi lançada a antologia Dangerous Women, editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois. A antologia, que teve a sua edição americana lançada no último dia 03, reúne textos de diversos autores e tem as mulheres como tema. Entre os escritores que contribuíram com textos para a obra estão: Joe Abercrombie, Jim Butcher, Megan Lindholm (Robin Hobb), Brandon Sanderson, Lev Grossman, Diana Gabaldon.

Ao ter acesso ao ebook não me aguentei e fui direto para o último texto e deixo para vocês a minha opinião sobre The Princess and the Queen, or, The Black and the Greens

The Princess….. é um novela de autoria do George R. R. Martin, cuja trama gira em torno da sucessão ao Trono de Ferro após a morte do Rei Viserys Targaryen, conhecido como Viserys I. O rei antes de morrer havia escolhido o seu herdeiro legal, porém, por força da tradição, outro acabou coroado rei. Assim, a sucessão se transformou em uma guerra.

A característica marcante do texto, além da ótima escrita do Martin, é o fato de se ter um narrador, o que dá ao texto aquele ar de história mesmo. Alguns fatos acabam sendo mais especulação de quem narra e isso torna a narrativa bem interessante. Achei um recurso interessante, pois temos um texto totalmente impessoal e com um estilo que lembra mais literatura do que o novelão que são os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Claro, que a série tem seus momentos de puro deleite literário, mas vejo poucos leitores darem valor nisso e preferem as partes de escândalo. Uma pena, pois são exatamente os trechos com aspecto mais literário o forte da escrita do Martin.

Imagem: Tomasz Jedruszek via io9

Imagem: Tomasz Jedruszek via io9

Pela primeira vez, desde que comecei a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, vi realmente algo que me lembrou a Guerra das Duas Rosas. A história de Lannister x Stark, para quem conhece história, não convence muito como inspirado na Guerra da Família Plantageneta. De fato, os nomes Lannister e Stark lembram bastante os das Casas Lancaster e York, porém, é errôneo pensar que se trata de famílias diferentes. É a mesma família, defendendo Casas Reais diferentes. Entendi perfeitamente a questão de se inspirar em nomes de Casas Reais. A questão é que a guerra pela sucessão do Trono de Ferro, deixado por Viserys I, na minha opinião, teve muito mais de Guerra das Duas Rosas, do que todos os cincos livros da série juntos. Isso vendo pelo lado histórico, sei perfeitamente que a inspiração para a série tem a ver com o nome das Casas Reais.

Além da trama principal, com a apresentação de todas as possíveis causas e consequências da sucessão de Viserys I, o que atrai no texto são os Dragões. Ao ler o quinto livro A Dance With Dragons/A Dança dos Dragões, a minha ideia de dança era bem diferente do que foi apresentado pelo Martin. A minha ideia de Dança dos Dragões era o que se lê nesta novela e são os melhores momentos do texto, bem narrado e bem detalhado.

Com a atual guerra pelo Trono de Ferro, creio, teremos algo parecido com o que se lê nesta novela, obviamente mais bem desenvolvido, com a lealdade pendendo para lados completamente diferentes dos apresentados, ou quem sabe uma guerra entre entes da mesma família? Não há realmente como prever, o Martin sempre nos surpreende, nem sempre dá melhor maneira, mas sempre de forma espetacular. Enfim, não adianta especular, o jeito é esperar os próximos livros da série. 

Para finalizar, deixo a minha recomendação da leitura da antologia Dangerous Women e, também, de Unfettered, outra antologia que reúne excelentes escritores de fantasia, entre eles: Patrick Rothfuss, Tad Williams, Peter V. Brett, R. A. Salvatore, Daniel Abraham, Mark Lawrence, David Anthony Durham, Naomi Novik, Robert Jordan & Brandon Sanderson, Michael J. Sullivan. Infelizmente, não tenho ideia quando essas antologias serão publicadas aqui ou se serão publicadas. Parece que poucas editoras brasileiras se interessam em publicar esse tipo de trabalho, no entanto, vale a pena tentar e sugerir as duas obras para as editoras.

Leia um excerto da novela traduzido: http://www.gameofthronesbr.com/2013/07/leia-excerto-de-the-princess-and-the-queen-traduzido.html.

Saiba mais sobre a Dança dos Dragões: http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Dan%C3%A7a_dos_Drag%C3%B5es.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Resenha: The Princess and the Queen, or, The Blacks and the Greens, de George R. R. Martin

  1. Só de ver os nomes de quem escreveu já dá pra ter uma ideia de que é coisa bos.

  2. É bem verdade o que o Adriano está falando e ainda por cima o conto do Martin se passa no universo de Westeros, tomara que publique por cá, deve ser bem interessante este conjunta de contos🙂

    Excelente comentário Cassi😉

    Bjs

  3. Confesso que estou mais curioso sobre a história do Brandon, que mostra um planeta da Cosmere que não apareceu em nenhum livro do que pela história do GRRM.

    Anyway, talvez eu de a mim mesmo de natal o Dangerous Women

    • Cassy disse:

      Estou com medo de virar uma fangirl descontrolada do Brandon Sanderson rsrs Só não li o texto dele, porque eu tinha lido um excerto da novela do Martin no site da Tor e estava super empolgada, mas lerei o Brandon e o Abercrombie em seguida, os trabalhos dos dois são bem mais curtos.

  4. Pingback: Resenha: The Rogue Prince, or, the King’s Brother | Dragonmountbooks

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s