Resenha: O Caso de Charles Dexter Ward, de H. P. Lovecraft

OCDCDW capaTítulo: O Caso de Charles Dexter Ward

Título original: The Case of Charles Dexter Ward

Autor: H. P. Lovecraft

Publicação: originalmente em 1941

Número de páginas: 176 páginas

Editora: L&PM Pocket

ISBN: 9788525425355

O Caso de Charles Dexter Ward é um romance curto que começou a ser escrito no ano de 1927 e foi publicado quatro anos após a morte de H. P. Lovecraft, em 1941, nas edições de maio e julho da revista Weird Tales. A primeira publicação como obra completa aconteceu dois anos depois, em 1943, quando o romance foi publicado como um dos volumes da Coleção Beyond the Wall of Sleep.

A trama é sobre o jovem Charles Dexter Ward, cujo comportamento passa por bizarras mudanças após o jovem descobrir estranhos fatos sobre o passado de sua família, em especial os fatos relativos a um de seus ascendentes. A família de Charles conta com a ajuda do médico e amigo Dr. Willett que se empenha em descobrir todo o mistério em torno do rapaz.

Lovecraft começa a trama mostrando aos leitores um acontecimento que ao meu ver seria o resultado das mudanças de Charles. Como desenvolvimento da narrativa, o autor parte do ponto desse acontecimento, mas mostrando os fatos que fizeram os personagens chegarem até esse evento. O que para muitos pode soar como um certo spoiler do próprio autor sobre o seu trabalho, revela-se ser apenas mais uma circunstância do caso, assim Lovecraft consegue criar uma história envolvente, cheia de mistérios e momentos bem terríveis (eu diria, indescritíveis, como o próprio autora adora se referir) e um desfecho surpreendente.

Em vários momentos, o autor vai dando pistas do que realmente aconteceu com Charles Dexter e não há como criar certas teorias acerca do caso. Eu mesma cheguei a elaborar uma teoria. No final, percebe-se que o autor guia os leitores a pensarem no que realmente aparece no desfecho da história e o que se torna surpreendente é como o escritor descreve toda a cena e mostra o que realmente aconteceu.

Como muitos outros trabalhos do autor, o romance também se passa no estado norte-americano de Rhode Island, na cidade Pawtuxet, mas há referências e alguns fatos acontecendo em Salém. Curiosamente, a cidade de Pawtuxet, que faz parte do Condado de Providence ainda existe, porém com o nome de Cranston (possivelmente em homenagem a uma figura política local).

A obra traz algumas referências a outros trabalhos, bem como a fatos e objetos mencionados anteriormente por Lovecraft em outras de suas obras: o livro Necronomicon; atividades em uma cidade pesqueira que remetem ao conto O Festival; Randolph Carter é amigo do Dr. Willett; primeira menção à entidade Yog-Sothoth; o sinal de Koth.

Em 1963, o romance ganhou uma adaptação de Roger Croman, chamada The Haunted Palace, estrelando Vincent Price e Lon Chaney Jr.. No ano de 1992, Dan O’Bannon fez uma adaptação mais fiel, embora o título escolhido tenha sido The Resurrected. Um jogo para PC (2001) e uma produção radiofônica (2013) também são outas adaptações baseadas no romance.

Encerrando este artigo, fica mais uma curiosidade: o próprio Lovecraft não estava satisfeito com o romance e fez pouco esforço para que fosse publicado enquanto ele ainda estava vivo. Na minha opinião, é uma da melhores obras do autor e recomendo muito a sua leitura.

Saiba mais sobre a obra de Lovecraft: http://www.sitelovecraft.com/.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Resenha: O Caso de Charles Dexter Ward, de H. P. Lovecraft

  1. Olá!

    Este é um dos livros do autor que quero ler. Gostei muito da tua opinião e fiquei ainda com mais curiosidade.
    Ainda só li Nas Montanhas da Loucura. Queria ler, também, The Call of Cthulhu e este.

    Bjs e boas leituras!

    • Cassy disse:

      Olá, Maria Rita! Eu quero muito ler Nas Montanhas da Loucura. Li a sua opinião e deixarei o meu comentário quando eu tiver lido o conto.

      O Chamado do Cthulhu foi a primeira obra que li do Lovecraft e recomendo muito.

  2. Zohar disse:

    Cassy, não deixe de ler tb A Cor que Caiu do Espaço. Um dos melhores contos do Lovecraft, sem dúvidas😉

  3. Fiacha O Corvo Negro disse:

    Ois Cassi,

    Só tenho a dizer que este ano tenho mesmo que experimentar este escritor, sem duvida😉

  4. Pingback: Resenha: O Caso de Charles Dexter Ward | Fic&cc...

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s