Autor: Joseph Sheridan Le Fanu
Publicação: 1871
Número de páginas: 91 páginas
Editora: Start Publishing LCC
ISBN: 9781625583833
Carmilla é uma novela gótica de ficção vampiresca. É considerada uma das maiores influências de Bram Stoker, tendo sido publicada 25 anos antes de Drácula. A primeira publicação foi na revista The Dark Blue, no final de 1871 e começo de 1872.
A trama conta a história de uma jovem chamada Laura, vítima de um estranho acontecimento na infância, e que, anos depois, novamente testemunha a ocorrência de estranhos fatos após outra jovem, chamada Carmilla, ficar hospedada em sua residência.
A narração é contada em primeira pessoa através do ponto de vista de Laura. No desenrolar da leitura, Laura nos conta o que aconteceu na sua vida e na localidade onde mora, tanto antes, como depois de conhecer Carmilla e aos poucos, perceber-se quem Carmilla realmente é. A narração também destaca os costumes locais da época e a linguagem é bastante culta, embora não seja extremamente formal e nem difícil de entender. É uma linguagem para os padrões da época em que a novela foi escrita, portanto, muito diferente da linguagem usada nos textos mais atuais (li em inglês).
O interessante na história é notar que alguns dos fenômenos são descritos sem uma relação direta com a existência de vampiros, uma vez que Laura não parece ter certeza se estão relacionados com a criatura. Assim, a história ganha ares mais verídicos, mas ao mesmo tempo, com jeito de lenda urbana.
Carmilla é uma obra de leitura obrigatória para os fãs de ficção vampiresca, mesmo para aqueles que enxergam uma grande obra em uma certa saga de vampiros que brilham no sol. Recomendadíssimo.
.:.Abraços e até a próxima.:.
Pingback: Resenha: Blood and Gold – Sangue e Ouro | .:.Dragonmountbooks.:.