Resenha: Carmilla, de Joseph Sheridan Le Fanu

CarmillaTítulo: Carmilla

Autor: Joseph Sheridan Le Fanu

Publicação: 1871

Número de páginas: 91 páginas

Editora: Start Publishing LCC

ISBN: 9781625583833

Carmilla é uma novela gótica de ficção vampiresca. É considerada uma das maiores influências de Bram Stoker, tendo sido publicada 25 anos antes de Drácula. A primeira publicação foi na revista The Dark Blue, no final de 1871 e começo de 1872. 

A trama conta a história de uma jovem chamada Laura, vítima de um estranho acontecimento na infância, e que, anos depois, novamente testemunha a ocorrência de estranhos fatos após outra jovem, chamada Carmilla, ficar hospedada em sua residência.

A narração é contada em primeira pessoa através do ponto de vista de Laura. No desenrolar da leitura, Laura nos conta o que aconteceu na sua vida e na localidade onde mora, tanto antes, como depois de conhecer Carmilla e aos poucos, perceber-se quem Carmilla realmente é. A narração também destaca os costumes locais da época e a linguagem é bastante culta, embora não seja extremamente formal e nem difícil de entender. É uma linguagem para os padrões da época em que a novela foi escrita, portanto, muito diferente da linguagem usada nos textos mais atuais (li em inglês).

O interessante na história é notar que alguns dos fenômenos são descritos sem uma relação direta com a existência de vampiros, uma vez que Laura não parece ter certeza se estão relacionados com a criatura. Assim, a história ganha ares mais verídicos, mas ao mesmo tempo, com jeito de lenda urbana.

Carmilla é uma obra de leitura obrigatória para os fãs de ficção vampiresca, mesmo para aqueles que enxergam uma grande obra em uma certa saga de vampiros que brilham no sol. Recomendadíssimo.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Vampiresca, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha: Carmilla, de Joseph Sheridan Le Fanu

  1. Pingback: Resenha: Blood and Gold – Sangue e Ouro | .:.Dragonmountbooks.:.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s