Resenha: Nas Montanhas da Loucura, H. P. Lovecraft

Olá, pessoal! Apresento para vocês a minha opinião sobre mais uma excelente obra do Lovecraft: Nas Montanhas da Loucura. Eu li a versão original em inglês, no site dagonbytes.com (outras obras do autor estão a disposição para leitura), mas existe o sitelovecraft.com, que é o melhor site brasileiro dedicado ao autor.

Nas Montanhas da Loucura por Alex Tuis

At the Mountains of Madness por Alex Tuis – Fonte: http://a.tuis.free.fr/biography.html

Nas Montanhas da Loucura fala sobre uma estranha experiência vivida pelo geologista da universidade Miskatonic, William Dyer. William relata os detalhes do que aconteceu quando ele e outros cientistas da universidade participaram de uma expedição na Antártida. A intenção de William é revelar o que ele e o estudante Danforth testemunharam na expedição, para evitar que outra expedição que se dirige ao local do acontecimento, passe pela mesma experiência aterrorizante.

A obra foi escrita entre fevereiro e março de 1931 e foi publicada no ano de 1936 nas edições de fevereiro, março e abril da revista Astounding Stories.

O que eu gostei foi o detalhamento das informações passadas por William, não só em relação ao fato, mas em relação à expedição em si. A narrativa em primeira pessoa ajuda na percepção do fato que está por vir e no sentimento do personagem. Fica muito claro, desde o início da leitura, que algo bizarro está para acontecer, mas ler como tudo vai se desenvolvendo e como Lovecraft colocou isso na trama é magnífico. Os detalhes não são enrolações do autor para encher o texto de palavras. As informações são necessárias para que se tenha uma ideia precisa do que foi descoberto e como essa descoberta afetou os cientistas.

Lovecraft soube colocar cada fato e acontecimento no momento certo da história, cujo desfecho, embora  pareça previsível, surpreende.

Nas Montanhas da Loucura traz em seu texto referências a outras obras e personagens do Lovecraft. A obra traz também menções ao livro Necronomicon.

Sobre a adaptação cinematográfica: o cineasta Guillermo del Toro preferiu dar um tempo em seu projeto após a estreia do filme Prometheus, que contém elementos bem parecidos com a obra de Lovecraft.

No mais, obra recomendadíssima.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Resenha: Nas Montanhas da Loucura, H. P. Lovecraft

  1. Franz Brehme disse:

    Ouvi dizer que o Del Toro retomou o projeto e está captando patrocinadores…

  2. epikouros2013 disse:

    Não assisti Prometheus, espero que Del Toro consiga patrocinadores, torço para o sucesso da adaptação do livro de H.P. Lovecraft, mesmo sabendo que a empreitada é quase impossível. Li a tradução de “Nas montanhas da loucura” (Hedra), ainda que eu tenha achado sensacional é difícil dizer se este é o meu conto favorito desse autor, gosto muito de tudo o que leio de Lovecraft. Há uma animação italiana no youtube dessa história (http://youtu.be/xvpBDopIMxw), por melhor ela que tenha ficado, decididamente não tem a grandiosidade que a história merece. Estou lendo o primeiro conto do livro “O Rei de Amarelo”, do Robert W. Chambers. Creio que pouquíssimos diretores poderiam criar o ambiente aproximado da Nova Iorque fictícia. O mesmo serve para At the mountains of madness, não só pela complexidade dos personagens, mas pela enganosa simplicidade da Antártida. (Ricardo)

  3. Fiacha O Corvo Negro disse:

    Nunca li, tenho mesmo que experimentar e penso que a SDE publicou😀

  4. Pingback: Nas Montanhas da Loucura de H. P. Lovecraft | F...

  5. Maurilei disse:

    Não gostei tanto assim deste conto por conter muitas descrições. O final achei bem tenso e angustiante.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s