Resenha: The Fall, de Garth Nix

The FallTítulo: The Fall

Autor: Garth Nix

Publicação: 01 de junho de 2000

Número de páginas: 208 páginas

Editora: Scholastic

ISBN: 97804391776828

Olá, pessoal! The Fall é o primeiro livro da série The Seventh Tower, composta de mais cinco livros. No Brasil, a série foi lançada sob o título A Sétima Torre, pela editora Nova Fronteira.

The Fall conta a história de Tal, um garoto de treze anos e membro da Ordem Laranja dos Escolhidos do Castelo. Por fazer parte da Ordem Laranja Tal e sua família desfrutam de certos privilégios, embora não sejam da Ordem mais elevada. Tal tem uma missão importante, conseguir uma Pedra-do-Sol para a sua família, após o acontecimento de um fato que obrigou Tal a cuidar de sua mãe e de seus irmãos menores. Porém, o garoto percebe algo estranho e toma uma decisão que pode ser perigosa para ele e para o status de sua família perante a estrutura social de seu mundo. 

O livro começa com um prelúdio, uma espécie de prólogo, onde Tal coloca em prática o seu plano de conseguir a Pedra-do-Sol. É o momento no qual o autor nos passa informações sobre onde Tal vive e seu lugar na estrutura social do Castelo. Em seguida, na primeira parte do livro, somos levados aos momentos iniciais que levaram Tal a tomar a inusitada decisão e na parte dois, vemos o desfecho dos eventos do prelúdio.

Na primeira parte do livro, conhecemos um pouco da estrutura social do Castelo, em que é baseada, embora não nos seja apresentadas cada Ordem e a sua importância. Algumas são apenas mencionadas por Tal, sem qualquer aprofundamento. A narrativa é bem no estilo do público ao qual se destina a série, mas muito bem escrito e não é nada infantil. Achei que algumas partes poderiam sim ter mais descrição ou mais aprofundamento, mesmo para o primeiro livro de uma série, mas gostei do que li.

A segunda parte tem mais cenas empolgantes e de aventura, uma vez que Tal se encontra no território do Clãs do povo que vive no gelo. E foi muito interessante ler como Tal ainda se via como um Escolhido em uma sociedade completamente diferente da sua, onde as prioridades são diferentes, embora exista um certa hierarquia. Achei interessante as duas sociedades terem uma espécia de sistema político em comum, baseado no sistema Matriarcal.

Em suma, The Fall é um bom livro de fantasia, que diverte tanto os jovens leitores quanto os adultos, embora em algumas partes falte um pouco mais de elaboração do autor, algo compreensível em uma série, mas que poderia ter sido colocado em um primeiro livro. É um livro que se lê rápido e cujo desfecho, embora não seja dos melhores, deixa o leitor curioso em relação ao que virá.

Recomendo.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: The Fall, de Garth Nix

  1. Ahá! Finalmente alguém resenhou esse livro!

    Tive a mesma impressão que você, Cassy. Faltou mais na elaboração para deixar o livro mais instigante. Infelizmente ele ficou meio raso…

  2. Ótima resenha como sempre.
    Ai tenho uma sugestão pro blog, não seria melhor você dar notas pros livros que lê?
    Ex:de 1 a 5 estrelas.
    1- Ruim
    2- Regular
    3- Bom
    4 – Ótimo
    5 – “Você tem que ler essa porra louca agora! Pq isso aqui é obrigatório pra qualquer leitor!”

  3. Aeee conseguiu ler a Sétima Torre! Fico feliz que tenha gostado!
    Por muito tempo essa série foi a minha favorita durante minha adolescência. Devo ter relido umas duas vezes de tanto que gostava dela.
    Preciso reler hoje em dia para fazer uma avaliação mais madura, mas acredito que é bem como você falou. Ele deixa um pouco a desejar, mas ainda assim é uma ótima história.
    E te garanto que vai melhorando 😀 Os outros livros já são mais maduros e com um enredo mais adulto também.
    E o que achou da Mila? Eu acho-a fantástica!

    • Cassy disse:

      A história é muito fofa! A minha reclamação foi porque dava para perceber que o Garth ficava meio que se limitando na escrita, ou pelo menos foi essa a minha impressão. A ideia da estrutura social e a mágica das Pedras é maravilhosa! Estou no segundo e espero poder publicar minha resenha logo.

      Sobre a Mila: simpatizo. rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s