Resenha: Emperor of Thorns, de Mark Lawrence

EoT capaTítulo: Emperor of Thorns

Autor: Mark Lawrence

Publicação: 06 de agosto de 2013

Número de páginas: 434 páginas

Editora: Ace Books

ISBN: 9780425256855

Emperor of Thorns é o terceiro e último livro da trilogia The Broken Empire, publicada aqui no Brasil como Trilogia dos Espinhos pela editora DarksideBooks. As edições brasileiras publicadas até o momento foram Prince of Thorns e King of Thorns, respectivamente, o primeiro e o segundo livro da trilogia. O lançamento da versão brasileira de Emperor of Thorns é uma das publicações da editora para este segundo semestre.

Como final de saga, Emperor of Thorns cumpre bem a função de encerrar a jornada de Jorg Ancrath. Não há dúvidas de que o Mark Lawrence é um excelente escritor, algo notado desde o primeiro livro. Para mim, Jorg Ancrath é um dos melhores personagens criados na ficção fantástica e adorei o fato do autor colocá-lo apenas como alguém que busca alcançar algo, alguém com um objetivo e que fará qualquer coisa para alcançá-lo, custe o que custar e em um local onde todos, sem a preocupação de colocar o Jorg como um anti-herói ou como um vilão.

Em Emperor of Thorns, a trama chega ao momento da escolha do novo Imperador, ao mesmo tempo em que o Rei Morto se prepara para atacar. Durante a leitura da série, a cada começo de livro, eu tinha ideia de que alguns fatos, ou melhor, alguns resultados, não seriam grandes surpresas. Através dos títulos dos livros, fica claro o que vai acontecer e a leitura se desenvolve em como a história vai se desenrolar, como as coisas vão acontecer. Existem sim momentos maravilhosos, no qual o autor surpreende, mas em suma, os títulos já entregaram boa parte da história e só não é frustrante ler, porque como mencionei acima, o Mark é um excelente escritor e a história em si é empolgante.

Contudo, Emperor of Thorns não foi tão empolgante quanto eu esperava. O livro manteve aquele já conhecido sistema de escrita: em primeira pessoa, momento presente e momento passado. No entanto, não houve aquele encaixe perfeito da história como aconteceu nos livros anteriores. Mark não mostrou o seu verdadeiro potencial, criando um livro muito bom, mas muito aquém do seu talento. EoT poderia ser O livro da trilogia e foi apenas um final porque assim o livro está para o restante da série e não por O final. Talvez a minha expectativa foi grande demais, mas não vi o Mark dos livros anteriores. E pior, não vi os Jorg dos livros anteriores.

Tudo bem que o momento dese desenvolver um personagem não é no último livro, mas como o livro contém fatos narrados em períodos anteriores à história principal, o Jorg mereceria sim um tratamento melhor por parte do autor e não tendo esse melhor tratamento ou desenvolvimento, algumas ações do Jorg soaram meio artificiais.

De qualquer forma, Emperor of Thorns é um livro muito bom, há sim momentos bem interessantes e até alguns empolgantes. Há também o ponto de vista de um personagem bem importante para trama e que, durante boa parte do livro, é narrado em paralelo, de forma muito feita e que se encaixa muito bem na história principal. O clímax do livro é interessante, embora, pudesse ter sido melhor desenvolvido. A cena final é linda e emocionante e me deu a impressão de que a ideia do Mark foi colocar toda a carga emocional somente nessa cena, para que o restante do livro seja visto apenas como uma memória e nada mais. E não posso deixar de reconhecer que isso foi genial.

Em suma, Emperor of Thorns é sim um bom livro, mas abaixo da média em relação aos livros anteriores. E sim, tenho sentimentos bem conflitantes em relação a esse terceiro volume. Mesmo assim, valeu muito a pena ler e conhecer o fim dessa interessante história.

Recomendo sim a leitura da trilogia The Broken Empire, por ser uma excelente obra de Dark Fantasy e dar ao leitor uma visão diferente do gênero, mesmo com alguns elementos e fatos já usados por outros autores. Vale muito a pena ler e essa é a razão da minha recomendação.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: Emperor of Thorns, de Mark Lawrence

  1. Fiacha O Corvo Negro disse:

    Ois Cassi.

    Não entendo como não publicam este escritor por cá, serão os seus direitos muito caros ? Só pode🙂

    Excelente comentário😉

    Bjs

  2. Pingback: Emperor of Thorns será lançado em outubro | Dragonmountbooks

  3. Fábio disse:

    Cassy, muito boa sua resenha. Concordo totalmente. A trilogia, em si, como um todo, é muito boa, mas os dois primeiros livros é que dão o tom da narrativa. O terceiro livro, em algumas partes, deixa o leitor meio perdido caso detalhes dos livros anteriores não estejam bem vívidos na memória. A estória é densa, muito complexa, e, por isso, como vc apontou, o fato de M. Lawrence não ter desenvolvido tão bem a trama chega a atrapalhar no entendimento do texto. Aos que ainda não conhecem a saga de Jorg vale a pena ler os três livros em sequência. Para os que não aguentaram esperar, como eu, se a lista de leitura não estiver muito grande vale a pena reler os dois primeiros para aproveitar ao máximo o desfecho da obra. No entanto, Mark Lawrence foi uma grande surpresa e construir um mundo pós apocalítico foi uma sacada genial. Felizmente, como anunciado aqui pela Cassy, a Darkside já comprou os direitos da nova saga de ML. Nota para a trilogia 9/10..para EoT 8/10.

    • Cassy disse:

      Obrigada, Fábio. Eu adoro a trilogia e foi difícil ter que escrever uma resenha com menos entusiasmo em relação às resenhas dos livros anteriores, mas eu tinha que ser honesta, tanto comigo mesma, quanto com vc e os demais amigos que visitam o blog.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s