Resenha: Un Lun Dun, de China Miéville

Un Lun Dun capaTítulo: Un Lun Dun

Autor: China Miéville

Publicação: 13 de fevereiro de 2007

Número de páginas: 416 páginas

Editora: Del Rey

ISBN: 9780345497239

Un Lun Dun é o primeiro romance que li do autor China Miéville. Durante a leitura do livro, eu li também o conto Polynia, publicado no site Tor.com

Eu não sei se Un Lun Dun foi a escolha certa para conhecer o trabalho do China, talvez que devesse ter lido Perdido Street Station ou King Rat (lançado no Brasil como Rei Rato), mas assim eu quis pegar algo menos elaborado dele primeiro e o resultado foi o melhor. Eu gostei do que li e percebi que Un Lun Dun é mais uma dessas obras que se destina ao público juvenil, mas acaba sendo melhor entendido pelos adultos.

O livro já chama atenção pelo título. Não revelar, por motivos óbvios, o motivo do título, mas posso dizer que tem a ver com o idioma inglês.

Os eventos do livro se passam, no começo da história, em Londres, onde duas amigas acabam entrando em um mundo dentro da própria cidade que é ao mesmo tempo uma versão de Londres e um mundo completamente diferente, com construções e habitantes totalmente estranhos. As duas amigas, Zanna e Deeba, querem voltar para casa, mas acabam se envolvendo na guerra entre esse estranho mundo e um ser conhecido como Smog. Para completar toda a aventura das duas, acredita-se que Zanna é a Shwazzy, a menina da profecia que a esperança do mundo para acabar com a criatura Smog.

Eu gostei muito do estilo de escrita do China, que se encaixa bem para o público a que se destina a obra. No entanto, dá para perceber as críticas de origem política, econômica e social colocadas pelo autor. Algumas críticas estão bem implícitas, somente sendo percebidas por uma palavra ou frase ou ação dos personagens. Outras são bem mais evidentes, principalmente as ligadas aos vilões da história.

Para quem vai ler em inglês, uma dica é ler antes o glossário deixado pelo autor, pois como britânico algumas expressões são muito diferentes do inglês americano a que os leitores podem estar mais habituados.

É difícil determinar em qual estilo este livro se encaixa (penso toda a obra do China). Vi algumas resenhas comparando Un Lun Dun com Lugar Nenhum e Coraline, ambos do Neil Gaiman. Como nunca li esses livros do Gaiman, não posso afirmar, mas achei bem parecido com algumas passagens de American Gods e The Sandman, e até algumas passagens de alguns livros do Stephen King. Não é que o China imite os dois autores, mas a atmosfera criada pela história é bem parecida com o que li do Neil Gaiman e do Stephen King. O próprio China não deixa de colocar algumas referências que levaram o leitor a pensar em outras obras. (veja mais nas Curiosidades no final desta resenha)

A única coisa que ficou um pouco chata foi o livro ter muitos capítulos, 99 para ser exata, e mesmo os capítulos sendo pequenos, achei que em alguns deles o autor quebrou a sequência narrativa de uma forma que desfavoreceu o progresso da leitura. O que não deixa a obra enfadonha, mas cansa um pouco ver isso acontecer com uma certa frequência no livro, mas é um ótimo livro e gostei muito do que li.

Curiosidades:

1.Em 2008, Un Lun Dun ganhou o prêmio Locus na categoria melhor romance YA.

2.Un Lun Dun faz referência ao universo Bas-Lag, trilogia de autoria do próprio China, cujo primeiro livro é Perdido Street Station.

3.O conceito de abcity pode ser encontra na edição A Tale of Two Cities de The Sandman: World’s End.

4.Un Lun Dun pode ter sido inspirado em Stoneheart, romance de Charlie Fletcher.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Un Lun Dun, de China Miéville

  1. Pingback: Divulgação: A Cidade & A Cidade, de China Miéville | .:.Dragonmountbooks.:.

  2. Pingback: Resenha: The City and the City | .:.Dragonmountbooks.:.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s