Resenha: Aenir, de Garth Nix

Aenir capaTítulo: Aenir

Autor: Garth Nix

Publicação: 26 de dezembro de 2000

Número de páginas: 240 páginas

Editora: Scholastic

ISBN: 9780439176842

Aenir é o terceiro livro da série The Seventh Tower/A Sétima Torre e continua os eventos do livro anterior. A trama se desenvolve na tentativa de Tal e Milla em conseguir encontrar o Códex e levá-lo de volta para o Mundo Escuro.

Quando li o primeiro livro, imaginei que Aenir fosse um local onde apenas aconteciam cerimônias para levar os Escolhidos do Castelo para algum outro nível dentro da sociedade. No fim do segundo livro, Aenir é apresentado como um local completamente diferente do que eu imaginei e achei muito interessante, embora eu tenho que admitir que não é algo novo no gênero.

Neste terceiro livro, a intenção do Garth me pareceu realmente se preocupar mais em mostra o leitor esse mundo diferente que é Aenir. Temos não só uma ideia um pouco mais detalhada do local, sua geografia, fauna e flora. Eu achei interessante.

Houve também uma preocupação do Garth em mostrar mais da história do mundo onde se passa a série e também mostrar ao leitor como as histórias de Aenir, do Castelo e do povo de Milla estão conectadas. Aliás, isso foi o que mais achei interessante no livro.

Garth coloca todas essas informações durante a busca pelo Códex. O próprio Códex foi algo que me surpreendeu por ser uma espécie de inteligência artificial.

Eu gostei do livro, mesmo com os clichés, que achei muito bem trabalhos pelo autor, dado o livro ser voltado para o público juvenil, especialmente crianças de 08 a 12 anos, mas alguns capítulos me deram a impressão de serem cenas esticadas do desfecho do capítulo anterior e acho que poderiam ter sido encurtadas e adicionadas ao capítulo ao qual deveriam pertencer de fato, sem que a história perdesse em desenvolvimento.

A cena final foi muito interessante, embora eu já tivesse uma certa desconfiança em relação a um dos personagens envolvidos na cena.

A leitura é rápida e bem agradável. O livro dosa bem momentos divertidos, tensos, dramáticos e de humor, mas até um certo limite, devido ao fato da obra ser voltada para os leitores mais jovens. Isso irrita um pouco, pois perceber-se que o Garth poderia ousar mais e tem talento para isso, sem que a série virasse um para pessoas no fim da adolescência ou algo mais adulto. Enfim, se o Garth achou por bem manter a história nesse nível, afinal a história é dele, que assim seja.

O fato é que até aqui eu tenho gostado da história, mais do que eu achei que eu gostaria, e tenho em mente que eu não faço parte do público-alvo da série.

Recomendo para os leitores que gostam de literatura juvenil ou para quem quer algo mais leve para ler, sem sair do gênero fantástico.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Aenir, de Garth Nix

  1. Fiacha O Corvo Negro disse:

    Ois Cassy,

    Já tive oportunidade de ler mas nunca o fiz, parece ser até uma leitura agradável🙂

    bjs

Por favor, deixem os seus comentários.

