Resenha: Antologia Excalibur

Excalibur coletâneaTítulo: Excalibur: Histórias de reis, magos e távolas redondas

Autores: Ana Lúcia Merege et al.

Publicação: setembro de 2013

Número de páginas: 248 páginas

Editora: Draco

ISBN:  9788562942969

Excalibur: Histórias de reis, magos e távolas redondas reúne doze histórias de autores brasileiros inspiradas na lenda do rei Arthur.

Eu sou fascinada pela história da Inglaterra. Não sou historiadora, apenas uma curiosa no assunto. O período que mais gosto é aquele onde ocorreu a denominada Guerra das Duas Rosas que na Dinastia Tudors. Adoro o período da Dinastia Tudor, principalmente o governo turbulento do Henrique VIII.

Sabe-se que Henrique VIII não era o herdeiro direto do trono inglês. O Henrique VIII era o segundo filho, seu irmão mais velho, o verdadeiro herdeiro do trono inglês era Arthur Tudor, o Príncipe de Gales.

Arthur Tudor teve o seu nome escolhido pelo seu pai, Henrique VII, em homenagem ao lendário rei Arthur e também como uma forma de Henrique VII provar que a sua ascensão ao trono britânico era legítima. Henrique VII alegou ter origem galesa e ao recriar a sua árvore genealógica quis provar que poderia ser descendente do lendário rei britânico.

Arthur Tudor e o lendário Arthur tinham em comum o fato de ambos simbolizarem a esperança da reconstrução da Inglaterra após momentos turbulentos. Pensava que Arthur Tudor seria o monarca que consolidaria de vez a Casa Tudor, mas infelizmente, o Príncipe de Gales faleceu muito jovem, seu irmão Henrique tornou-se o herdeiro e o resto da história nós já sabemos.

O fato é que o rei Arthur simboliza um ideal em que estão presentes não somente os elementos mágicos dos contos de fantasia, mas todo um contexto histórico, político, religioso e cultural da Inglaterra medieval e esse ideal foi a fonte de inspiração de Henrique VII em construir, na figura do filho, uma nova Inglaterra.

Arthur simboliza mais. As suas atitudes simbolizam a coragem, inteligência, clemência, honra, busca pela paz e unificação do seu amado território britânico. O rei Arthur é o tudo o que nós pensamos que um governante de ser.

Com elementos mágicos ou não, como rei ou não, a história do rei Arthur é fascinante, pois não simboliza somente o ideal de um povo específico, mas de todo povo, de qualquer nação, de qualquer ser humano. É uma das mais fascinantes histórias já criadas ou contadas e ler uma antologia com doze recontando essa história, de doze modos diferentes, com pontos de vistas diferentes, usando elementos diferentes da literatura especulativa só aumentou o meu fascínio pelas chamadas lendas arturianas.

Eu gostei de todos os contos e só não vou fazer uma resenha conto-a-conto aqui por causa da particularidade apresentada por cada um e que vale muito a pena que vocês tenham a oportunidade de descobrir da primeira à última palavra de cada texto.

Apesar do tema ser tão conhecido, todos os contos são de uma criatividade incrível. Achei todos muito bem escritos e muito bem estruturados, com finais que se adequaram ao contexto de cada conto.

Bem, acabei gastando um tempo enorme com a história inglesa, mas é uma forma de se ver o quanto a história do rei Arthur é muito mais do que apenas um conto de fantasia.

Recomendadíssimo.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Resenha: Antologia Excalibur

  1. Pingback: Resenha: Antologia Excalibur | Ficç&atil...

  2. Ois,

    Um tema já muito explorado mas que dá sempre gosto ler, adorei o trabalho do Cornwell e do Lahwead🙂

    bjs

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s