Resenha: Lolita, de Vladimir Nabokov

Capa LolitaTítulo: Lolita

Título original: Lolita

Autor: Vladimir Nabokov

Publicação: 2011; originalmente em 1955

Número de páginas: 392 páginas

Editora: Alfaguara

ISBN: 9788579620560

Lolita é um romance do escritor russo Vladimir Nabokov e foi a primeira obra que li do autor.

O romance foi originalmente escrito em língua inglesa e publicado em Paris, e sua história é narrada por Humbert Humbert, um homem de meia-idade que se torna obcecado por Dolores Haze, uma menina de 12 anos, a quem ele chama de Lolita.

Eu conheci a história do livro através da adaptação cinematográfica protagonizada pelo maravilhoso Jeremy Irons. Acredito que é uma história conhecida até por aqueles que nunca leram o livro ou assistiram ao filme.

Através da obra, termos como ninfeta e Lolita passaram a representar a atração que moças bem jovens ou mesmo meninas despertam em homens mais velhos.

Embora eu tenha adorado a escrita, como o Vladimir consegue ambientar bem todas as cenas e mostrar bem essa obsessão do Humbert Humbert pela Lolita, além de ter uma qualidade na descrição de momentos íntimos sem precisar de ser extremamente descritivo e nem usar termos e expressões vulgares, não é uma história que agrada.

Como mencionei é muito bem escrita, mas não é bacana ler sobre um alguém se aproveitar da fragilidade de outra pessoa, quanto mais um homem de meia-idade se aproveitar de uma menina de 12 anos, principalmente porque no texto, mesmo sendo contado pelo próprio Humbert Humbert, fica claro o quanto essa relação não estava fazendo bem a ambos e principalmente à Lolita.

Não vou aqui levantar qualquer bandeira, mas o livro trata claramente do abuso infantil e para mim seria nojento até se o adulto da história fosse uma mulher e a criança abusada um garoto.

Lembro mais uma vez que vocês não leram qualquer expressão, termo que seja violento, porque o autor consegue colocar tudo de modo mais romantizado. E para falar a verdade, isso parece deixar a situação ainda pior, a ponto de parecer mesmo uma amostra do quanto era prazeroso para o Humbert Humbert ter a Lolita naquela situação.

Uma coisa interessante, apesar de soar uma bela desculpa esfarrapada, é o Humbert Humbert falar sobre a criminalização das relações sexuais com menores de idade e citar casos nos quais manter relações sexuais com crianças e/ou adolescentes é ou foi culturalmente aceito. De fato, o personagem faz um belo resgate histórico e cultural sobre o tema, citando desde países menos desenvolvidos até os antigos costumes da realeza europeia.

Eu recomendo a leitura, porque apesar do tema polêmico, o livro é um clássico e o tratamento dado pelo autor tanto ao texto quanto ao tema é magnífico.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Resenhas, Romance e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Resenha: Lolita, de Vladimir Nabokov

  1. Ois Cassy,

    Ainda não foi este ano que consegui ler, mas está em lista de espera, um livro que deve ser bem interessante🙂

    bjs

  2. Kris Oliveira disse:

    Sou louca para ler o livro, até hoje só assisti o filme na primeira versão e já é uma obra bem densa, ela escrita deverá ser melhor ainda.
    Essa capa é a americana?

  3. Olá tudo bem?
    O site Biblioteca do Terror em parceria com o vlog Ler Vicia está lançando um desafio literário de halloween, no qual os participantes são desafiados a ler cinco livros de terror á sua escolha seguindo algumas regras. Indiquei seu blog por lá, se puder participar eu ficaria muito feliz🙂

    http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/2014/09/desafio-halloween-literario.html

    Abraços e obrigado.

  4. Érica Leme disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu não tenho vontade de ler esse livro, por mais que seja um clássico e é justamente pela temática, não tenho o menor estômago para histórias assim..

    seguindo o blog!
    Beijos
    http://www.serleitora.com.br

  5. Maria Maikele disse:

    Oi! AInda não li esse mas fiquei bem curiosa, confesso! hahaha

    Estou começando um blog de resenhas tbm e, preciso dizer, esse blog foi uma das minhas inspirações❤
    http://fadaseoutrascoisas.blogspot.com.br/
    Todo mundo que quiser visitar, será muito bem-vindo!

    Bjinhos de luz!

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s