Resenha: Elric of Melniboné, de Michael Moorcock

Elric of Melniboné capaTítulo: Elric of Melniboné

Autor: Michael Moorcock

Publicação: 1987, originalmente em 1972

Número de páginas: 181 páginas

Editora: Ace Books

ISBN: 9780441203987

Elric of Melniboné é o primeiro livro da série The Elric Saga, do autor britânico Michael Moorcock, e é o começo da história de Elric, imperador de Melniboné, cuja missão é impedir a ascensão de seu primo ao Ruby Throne.

Eu já tinha ouvido falar e lido bastante comentários a respeito do Michael Moorcock e toda a sua legião de fãs pelo mundo. Também conhecia parte da história, mas não dentro de um contexto que pudesse ser spoiler, portanto, ler Elric of Melniboné foi uma descoberta e foi uma das melhores leitura do ano até o momento.

Eu estou bem curiosa para saber o que acontecerá nos demais livros e quero ler outros livros do autor, em especial mais livros que se passam no universo The Eternal Champion.

O que mais me atraiu na leitura, além da excelente história, foi como o Moorcock conta os eventos do livro. O leitor não está diante de uma narração pura e simples, o Moorcock é um contador de histórias, um bardo, um trovador, e essa forma de contar confere à história uma qualidade épica com diálogos com aspectos encenados, que dão mais qualidade ao texto e realismo nas cenas.

Apesar do autor ter uma escrita muito direta, sem muito detalhamentos, temos um aprofundamento na história que serve bem para mostrar os acontecimentos. Tudo dentro de um contexto perfeito.

A única coisa que me aborreceu um pouco, mas não retirou o brilhantismo da narração, foi o próprio Elric e o seu dever de honra. No começo achei meio exagerado e até irritante, mas com o desenrolar dos eventos essa personalidade e caráter do Elric ganhou novos contornos e foi se amoldando ao contexto da trama.

Eu gostei muito da forma como autor alia os acontecimentos e estratégias, intrigas e conspirações políticas ao uso de feitiçaria. O livro serve de introdução também à mitologia do local com a menção de outros reinos e cidades, outros mundos e até entidades religiosas.

Mesmo sendo um livro tão curto para os padrões atuais da fantasia, a história é passada de modo completo, deixando apenas aquelas sequências soltas que servem de preparação para o próximo livro. A linguagem usada pelo autor é excelente, sem formalismos exagerados, com carga dramática coerente com o texto, e fica evidente o livro ser uma obra voltada para o público adulto.

Eu recomendo muito e tenho que concordar com uma frase que li no Goodreads: “É assim que a grande fantasia deveria ser escrita”. Como eu mencionei acima, além da excelente história, a qualidade do livro está na escrita do Moorcock.

Por fim, uma ótima notícia: a editora Generale publicará a série aqui no Brasil.

Esta resenha foi escrita ao som de Tanelorn (Into the Void), faixa do álbum At the Edge of Time, da banda alemã Blind Guardian.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Resenha: Elric of Melniboné, de Michael Moorcock

  1. O grande Elric Principe Albino dependente de Ervas eheh, gosto bastante pena que por cá não publiquem mais livros do escritor🙂

  2. Fábio disse:

    Muitoooo bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Livro massa!!!!!

  3. Fábio disse:

    Alguém sabe quando sai o segundo livro????????? É muito boa esta série!!!!!!!!!! Mal li o primeiro e não sei se aguento a espera pelo próximo.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s