Resenha: The Vampire Armand, de Anne Rice

The Vampire Armand capaTítulo: The Vampire Armand

Autora: Anne Rice

Publicação: 1998

Número de páginas: 457 páginas

Editora: Ballantine Books

ISBN: 9780345434807

Sexto livro d’As Crônicas Vampirescas, The Vampire Armand relata a história do vampiro Armand, apresentado no primeiro livro da série. O livro, que já foi publicado no Brasil, segue os eventos do seu antecessor, o livro Memnoch.

Nos momentos finais de Memnoch, tanto o vampiro Lestat quando o vampiro Armand acabam sendo muito influenciados pela experiência vivida pelo Lestat em seu encontro com o tal Memnoch. Por isso, neste sexto livro, a história passa a ser narrada pelo próprio Armand, que resolve contar ao investigador da Talamasca, David Talbot, parte da sua própria história.

A história se passa no século 15, quando Armand ainda estava em seu país de origem. Após ser capturado, ele é mandado para Veneza, onde é comprado por Marius, que passa a chamá-lo de Amadeo. O Armand conta toda a sua história até o momento em que é transformado em vampiro e os fatos que antecedem seu encontro com Lestat (narrado em O Vampiro Lestat) e com Louis (narrado em Entrevista com o vampiro). Alguns detalhes, tanto da história do Armand, quanto da história do Marius, serão contados em outro livro.

Eu gosto muito de O Vampiro Armand, porque além de todo contéudo existencial que já virou praxe na série, a Anne Rice volta a tratar de forma excelente o conteúdo histórico do período no qual se passa boa parte do livro. É um livro que trata de uma forma mais intensa a questão sexual, tanto hetero, homo, quanto bissexual, dentro de um contexto bacana, sem ofensa para os super sensíveis. É uma oportunidade para a Anne mostrar mais uma vez o quanto a transformação em vampiro afeta de certa forma a liberdade sexual da pessoa, mas que a tendência já existia quando ele ou ela ainda era vivo/a. Além disso, temos ainda casos de pedofilia, que retratam bem a questão cultural da época.

O que mais me atraiu no livro foi a presença do vampiro Marius, o meu segundo vampiro preferido nas crônicas. Para mim o Marius é o que melhor lida com a sua condição de vampiro, mas ao mesmo tempo ele possui um conformismo que bate de frente com o atrevimento e a vontade de descobrir mais do Lestat e ambos acabam por ter um arco narrativo perfeito na série. É uma pena não termos mais cenas na série parecidas com aquelas do segundo livro, no qual a interação dos dois era perfeita. Uma interação que não senti entre o Marius e o Armand.

Apesar de muito bem escrito, lidar com questões culturais e históricas bem relevantes para a trama, é um livro mais fraco do que os anteriores, principalmente quando o Marius não aparece. Pode ser coisa minha, pelo meu favoritismo do personagem, mas achei as partes onde a autora conta mais sobre o Armand um pouco chatas, embora sejam informações importantes, principalmente para o livro que conta a história do Marius.

De qualquer maneira, foi uma ótima leitura e eu recomendo para os fãs da série. Lembro que, se vocês não gostam de cenas sexuais com parceiros do mesmo sexo, nem comecem a ler a série. Entendo a opinião de cada um e respeito, mas acho uma tolice quem desqualifica a obra somente por isso e não por alguma falha na escrita da autor. No mais, aproveitem, é uma obra de ficção, voltada para o público adulto, como já mencionei antes, e garanto que nenhum de vocês mudará de opção sexual porque leram o livro.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Vampiresca, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha: The Vampire Armand, de Anne Rice

  1. Eu li e gostei bastante, apesar de não ser o meu favorito da escritora🙂

    Um abraço!

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s