Resenha: Into Battle, de Garth Nix

0-439-17686-7Título: Into Battle

Autor: Garth Nix

Publicação: 1º de agosto de 2001

Número de páginas: 208 páginas

Editora: Scholastic

ISBN: 9780439176866

Quinto e penúltimo livro da série The Seventh Tower/A Sétima Torre, Into Battle (Em Guerra, na edição brasileira) continua os eventos narrados no livro anterior. Tal e Mila estão novamente em lados opostos, mas com o mesmo objetivo: salvar o Castelo e o Véu da ameaça que vem de Aenir.

Como penúltimo livro de uma série eu esperava mais. Realmente dá para perceber que a situação no Castelo e a ameaça que se abate sobre o Véu chegou no ponto máximo de perigo e a guerra começa a tomar corpo. O problema é que o título do livro (tanto em português, quanto em inglês) dá uma ideia bem diferente, como se se fosse começar a história já com o conflito instalado e Escolhidos e Povo do Gelo atacando.

O que se tem em boa parte do livro, embora necessário para a narrativa, são mais preparações do que a guerra em si, além de finalmente uma das missões estabelecida no primeiro livro ser cumprida. A parte do começo da guerra aparece no fim, quando o autor terminar o livro de uma forma que deixa o leitor ansioso para ver o desfecho dessa aventura.

Talvez eu esteja sendo muito exigente para um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas acho que faltaram algumas explicações, principalmente em relação ao uso do sistema de mágica da série. Outros fatos são meras repetições do que já havia sido  mostrado nos livros anteriores.

O livro não é de todo ruim, há trechos com momentos muito importantes para os protagonistas, principalmente para o Tal, embora tenham dado a impressão de que falta uma explicação ou um certo detalhamento no texto.  Garth é um excelente escritor, percebe-se isso durante a leitura, mas durante toda a série deu para notar o quanto ele se limita para encaixar o texto de forma que fique mais apropriado, ou que ele entenda como mais apropriado, para o público-alvo da obra.

De qualquer forma, estou gostando muito da série e espero que o último livro seja um ótimo desfecho para um série que começou muito bem.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s