Resenha: Words of Radiance, de Brandon Sanderson

Words of Radiance capaTítulo: Words of Radiance

Autor: Brandon Sanderson

Publicação: 04 de março de 2014

Número de páginas: 1088 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9780765326362

Words of Radiance é o segundo livro da série de fantasia The Stormlight Archive e continua os eventos narrados em The Way of Kings. O livro, na verdade, possui uma característica ao mesmo tempo introdutória e de desenvolvimento da série, explorando muito bem as relações entre os personagens do livro anterior, os seus conflitos internos, o sistema de magias da série, a história e mitologia de Roshar e todo o mistério que envolve a cosmologia do universo do qual Roshar faz parte.

Como no livro anterior, o recurso narrativo se baseia nos pontos de vista dos personagens, com a narrativa em terceira pessoa, um recurso que permite uma melhor exploração do cenário, sem dúvida a melhor opção narrativa para a historia, tendo em vista o quanto o local onde se passam as cenas é essencial para a trama. E também como no primeiro livro, a trama se foca na história de vida de um dos personagem, o que deixou com receio de não gostar do livro, porque a personagem da vez é a Shallan Davar, a personagem que menos gostei em The Way of Kings. Entretanto, o autor desenvolve muito bem a trama do livro com a história de vida da Shallan, incluindo informações importantes tanto da personagem quanto da história, cultura e mitologia de Roshar. Além disso, temos a interação dela com os demais personagens é muito bem desenvolvida, rendendo tanto cenas bastante tensas e bem tristes quanto cenas bem humoradas.

Ainda assim, achei alguns capítulos da Shallan extremamente chatos, mas nada que estrague a história do livro e da série. Acho que tem mais a ver com a personalidade dela e nada a ver com falta de técnica do Brandon ao escrever os capítulos.

Algo que achei muito interessante e que eu não pensei que o Brandon colocaria no segundo livro, foram cenas nas quais são mostrados os Parshendi. São bem cenas bem esclarecedoras e que mostram a cultura, os costumes e até a forma de comunicação dos Parshendi. Eu achei um cultura fantástica e gostaria que o autor tivesse mostrado mais desse povo, mas compreendo que ainda é muito cedo para um exploração maior e mais detalhes devem aparecer nos próximos livros.

A trama se desenvolveu de um jeito que eu já esperava, ainda assim o autor conseguiu me surpreender em várias das cenas finais. Aliás, a parte final do livro é de tirar o fôlego, um pouquinho corrido, mas bem narrado.

Por fim, não posso deixar de elogiar de novo o ótimo trabalho da editora Tor Books e do editor do Brandon que foram impecáveis e possibilitaram que eu tivesse em mãos uma edição linda, com o mesmo capricho da edição de The Way of Kings.

Eu recomendo a leitura da série. Aos fãs do Brandon, The Stormlight Archive é leitura obrigatória. Não sei se estendo essa recomendação àqueles leitores que detestaram Elantris e Mistborn 1, porque The Way of Kings e Words of Radiance são imensos, e para quem não gostou de um livro mais fino, acho difícil que tenha paciência e/ou boa vontade para perder o seu precioso tempo lendo dois calhamaços. De qualquer maneira, sintam-se a vontade para tentar ler, afinal de contas, vivemos em uma democracia, embora poucos acreditem nisso.

Espero que aqueles que lerem gostem e, por favor, voltem aqui para contar o que acharam.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Resenha: Words of Radiance, de Brandon Sanderson

  1. arcalet disse:

    Alguma chance deste livro vir pro Brasil?

  2. Lucas Soares disse:

    Elantris eu até entendo, mas realmente têm seres que não gostaram de mistborn 1? Rsrs

  3. Fábio Queiroz disse:

    Estou lendo The Way of Kings e é fantástico. Assim que terminá-lo espero ler WoR o mais rápido possível. Essa série confirma, em minha opinião, que Brandon Sanderson é o maior (e melhor) nome da literatura fantástica da atualidade, ao lado do também genial Pat Rothfuss.
    Quanto a Elantris eu adorei. O tema política e religião me agrada bastante e eu achei a trama maravilhosa, muito embora Mistborn seja melhor..coisa de outro mundo!!! Kelsier e Vin são inesquecíveis! Não tem como não amar os livros de Sanderson! Sem contar que o cara é uma máquina…publica um livro novo, praticamente, a cada seis meses. Incrível..e bom para os fãs.

    • Cassy Teodoro disse:

      Espero que vc goste de WoR. Eu tb adoro Elantris. Sobre o Brandon ser uma máquina parece que tem coisa nova para sair aí, além do que já falamos aqui.

      • Fábio Albergaria de Queiroz disse:

        Oi, Cassy! Só passei para um desabafo. A Leya, como sempre, pisando na bola com seus leitores. Incrível. Eles haviam prometido o livro 2 de Mistborn para fevereiro, mas nada, até agora! E o pior é que eles não respondem e-mails! Tentei verificar a confirmação da data. Tudo o que eu queria era um sim ou não para a data dada. É pedir muito?! Eu, se fosse do ramo, responderia a todos os comentários e pedidos dos meus potenciais leitores. É assim que se fideliza a marca! Eu só não boicoto a Leya porque sou muito fã do B.Sanderson. Talvez fosse legal a Leya dar uma passadinha por este blog, por exemplo, e ver como se dá a devida atenção àqueles que doam um pouco do seu tempo para compartilhar ideias, buscar informações….é isso!

      • Cassy Teodoro disse:

        É incrível como a editora Leya Brasil é a campeã de reclamações desse tipo. Eu teria vergonha, sei que os editores visitam este blog, Fábio, tanto que já compartilharam uma resenha minha do livro da Robin Hobb na fanpage da editora. Eu tb já tentei entrar em contato, embora fosse por outro motivo, ontem mesmo tentei uma comunicação via twitter, mas não recebi nenhuma resposta.

        E-mail nem pensar, porque os meus voltaram todos.

        Enfim, é aguardar a boa vontade da Leya.

    • Mike disse:

      Realmente, a Leya pisa muito na bola com os fãs… raramente responde a qualquer email ou post no twitter ou facebook, e além disso, promete muitas coisas que não “consegue” cumprir, vide a situação da série wild cards, que teoricamente teria ao menos dois livros publicados anualmente, e somente teve 3 livros publicados até o momento…

  4. Achei esse um pouquinho melhor que o The Way of Kings, principalmente por ter mostrado o ponto de vista dos Parshendi e também pelo pessoal estar descobrindo o que realmente é… hasuhasuhuash

    Ótima resenha, e que um dia essa série chegue ao Brasil!

  5. Juliano disse:

    Olá, Cassy. Antes de tudo queria dizer que adorei sua resenha. Me deu mais vontade de ler esta série, mas o que né intriga é a velocidade com que você lê esses livros. A pouco tempo atrás você fez a resenha de The Way of Kings e agora esse, tirando as leituras que fez no meio destes dois. Me diz como você faz pra ler tão rápido esses livros que são enormes.

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, Juliano! A escrita do Brandon ajuda a leitura fluir, mas demorei a terminar The Way of Kings. Os outros livros que li são HQs ou livros mais curtos. Eu tb tenho a mania de ler mais de dois livros de uma vez e parece que leio rápido.😛

  6. Felipe R. R. Porto disse:

    Minha lista de livros para ler é enorme. Estou lendo A Grande Caçada ( A Roda Do Tempo), no momento ( Narnia, Assassin’s Creed, tenho de finalizar O Silmarillion e leio a Bíblia diariamente), mas já venho pensando em tentar obter os dois volumes da série Stormlight Archives e entre outros do Brandon, pois ainda não pude ler ele ainda, mas parece fantástico e pelo que vejo ele vai entrar para história com com Stormlight Arc. Suas resenhas são animadoras e saiba que já vi mais do que essas do Brandon. Parabéns.

Por favor, deixem os seus comentários.

