Resenha: Eu sou a Lenda, de Richard Matheson

Eu sou a lenda capaTítulo: Eu sou a Lenda

Título original: I am Legend

Autor: Richard Matheson

Publicação: originalmente em 1954

Número de páginas: 296 páginas

Editora: Novo Século

ISBN: 9788576791331

Apesar da capa da edição brasileira ser uma reprodução do pôster do filme de mesmo nome, estrelado pelo excelente ator Will Smith, Eu sou a Lenda não tem nada a ver com o filme, embora a produção cinematográfica seja uma adaptação dessa obra literária e a base do enredo do livro serve para contar a história do que se passa no filme.

Em Eu sou a Lenda, Robert Neville é o único ser humano em um mundo totalmente devastado por um germe que transformou os outros habitantes em seres noturnos que se alimentam de sangue. O termo vampiro é usado no livro e o autor Richard Matheson faz uma ótima desconstrução do mito ao mesmo tempo que mostra a sua própria visão sobre a criatura.

A narrativa acontece sob o ponto de vista de Neville, mas é contada em terceira pessoa e retrata um certo período de tempo da vida de Neville, mostrando um período de aproximadamente dois anos, nos quais o personagem luta para sobreviver e para encarar os momentos desesperadores causado pelo seu isolamento. O autor mostra muito bem os momentos nos quais o Neville ainda carrega aquela esperança quanto ao seu futuro e os momentos de pura tristeza, angústia e depressão, nos quais o personagem parece que vai se render ao desespero.

O autor não descuida da parte distópica do livro. Aquela parte na qual o leitor tem uma ideia, embora não muito clara do que pode ter provocado esse apocalipse no qual vive o Neville. Há também um parte mais voltada para o lado científico, na questão do que causou o germe e tudo mais, infelizmente, não muito detalhado. O que para mim não é um defeito do livro, é mais o que a realidade do próprio Neville apresenta, ou seja, se ele tem um conhecimento limitado, não há como da noite para o dia saber tudo o que tem a ver com o germe. Isso fica bem claro no texto, pois é possível perceber a passagem de tempo dentro daquele período delimitado pelo autor em sua narrativa da história.

Claro que o lado científico é limitado também pelo fator período histórico. Como vocês viram na ficha técnica do livro no começo deste post, a publicação é de 1954 e a história se passa no fim dos anos 70, portanto, não teria como o autor desenvolver um grande complexo de fatores científicos, mesmo porque toda a parte de conhecimento é centrada no Neville. É como se o autor quisesse que nós nos colocássemos no lugar dele e tivéssemos a mesma experiência.

O desfecho, embora não muito surpreendente, foi bem satisfatório e explica muito bem o título do livro.

Antes de terminar esta resenha, quero deixar claro que eu não quis fazer qualquer tipo de comparação ente a obra literária e a obra cinematográfica, mesmo porque, conheci a história através do filme, que eu gosto muito, aliás. No entanto, não posso deixar que alguns leitores pensem que ao ver a capa do livro, verão a história do filme um pouco mais aprofundada, quando, na verdade, encontrarão algo bem diferente. O filme é muito mais uma versão da história, do que uma adaptação. Recomendo ambos, filme e livro, mas leiam o livro primeiro.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Vampiresca, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Resenha: Eu sou a Lenda, de Richard Matheson

  1. Maurilei disse:

    Faz tempo que este livro está na minha lista de leituras e vou colocando outros na frente. Quero ver se este ano o leio. Acho que vou gostar.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    • Cassy Teodoro disse:

      Nossa, também fazia tempo que eu queria ler, mas eu sempre colocava outros livros na frente. rsrs A leitura é bem rápida, mas bem densa e intensa por conta do estado mental do Neville. Acho que você vai gostar sim.

  2. Ois Cassy,

    Li o livro e embora reconheça qualidade não me cativou por ai alem, tem livros com vampiros que gostei bem mais.

    Bjs

Por favor, deixem os seus comentários.

