Minha ordem de leitura dos livros do Asimov

Olá, pessoal! Bem, eu estou lendo Eu, Robô, do Isaac Asimov e fiquei em dúvida do que ler do autor quando eu terminar. A minha ideia era continuar a série Robôs, porém tenho a trilogia (original) Fundação que estou muito a fim de ler.

Assim, resolvi procurar no oráculo, mais conhecido como Google, e acabei achando o fórum Science Fiction & Fantasy, onde um leitor tinha mesma dúvida e uma das sugestões dadas me agradou tanto que resolvi adotar.

No fórum foi postado inclusive um cronograma de leituras e acho que vale a pena postar aqui para vocês (está em inglês):

Bem, a minha ordem de leitura ficou assim, então:

Eu, Robô – Fundação – Fundação e Império – Segunda Fundação – As Cavernas de Aço – O Sol Desvelado – The Robots of Dawn/Os Robôs da Alvorada – Limites da Fundação – Fundação e Terra – Robots and Empire/Os Robôs e o Império – O Fim da Eternidade.

Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação estão no cronograma (imagem acima) como leitura suplementar e também incluirei na minha leitura, embora eu ainda não faça ideia em qual é o melhor momento para lê-los. Por isso, aceito sugestões de quem já leu ou está lendo os livros do Asimov, não só para os dois livros mencionados neste parágrafo, mas também para a lista acima.

Fonte: http://scifi.stackexchange.com/questions/832/asimov-start-with-foundation-or-robots.

Atualização: Acrescentando a sugestão deixada nos comentários:

01 – Eu, robô (1982)
02 – As Cavernas de Aço (1954)
03 – O Sol Desvelado (1957)
04 – The Robots of Dawn (1983)
05 – Robots and Empire (1985)
06 – The Currents os Space (1952)
07 – The Stars, Like Dust (1951)
08 – Pebble in the Sky (1950)
09 – Prelúdio à Fundação (1988)
10 – Origens da Fundação (1993)
11 – Fundação (1951)
12 – Fundação e Império (1952)
13 – Segunda Fundação (1953)
14 – Limites da Fundação (1982)
15 – Fundação e Terra (1983)

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Romance e marcado , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Minha ordem de leitura dos livros do Asimov

  1. epikouros2013 disse:

    Uau, excelente leitura! E muito obrigado por compartilhar. Já li a série Fundação, de Prelúdio à Fundação à Fundação e Terra, mas pretendo um dia reler seguindo essa ordem.

    • Cassy Teodoro disse:

      Obrigada, epikouros! Não sei se está correto eu ler nessa ordem, ainda mais por eu ser leitora de primeira viagem do Asimov, mas como a sugestão foi dada a outro leitor que tb iria fazer a sua primeira leitura, achei por bem adotar.

  2. Tudo bom, Cassy? Alguns anos antes de morrer, Asimov resolveu reescrever todos os livros de seus sagas maiores, para encaixá-lo em um mesmo universo. Ele mesmo no prefácio de Prelúdio à Fundação colocou suas obras em ordem “cronológica” de eventos, o que é uma forma bem legal de ler a obra maior dele. Seriam 15 livros, na seguinte ordem (estou colocando em português os títulos dos livros que tem tradução em português) :
    01 – Eu, robô (1982)
    02 – As Cavernas de Aço (1954)
    03 – The Naked Sun (1957)
    04 – The Robots of Dawn (1983)
    05 – Robots and Empire (1985)
    06 – The Currents os Space (1952)
    07 – The Stars, Like Dust (1951)
    08 – Pebble in the Sky (1950)
    09 – Prelúdio à Fundação (1988)
    10 – Origens da Fundação (1993)
    11 – Fundação (1951)
    12 – Fundação e Império (1952)
    13 – Segunda Fundação (1953)
    14 – Limites da Fundação (1982)
    15 – Fundação e Terra (1983)

    Fica mais essa sugestão de ordem de leitura.🙂

  3. O Fim da Eternidade, Os Próprios Deuses e outros livros dele não fazem parte de sua “Grande Saga”, então poderiam ser lidos a qualquer momento.

  4. Maurilei disse:

    Cassy, tenho aqui na estante Eu Robô, O Fim da Eternidade e a série completa da Fundação. Pretendo este ano ainda iniciar a leitura dos livros do Asimov que muita gente fala tão bem. O post foi muito útil para mim para saber a ordem de leitura.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

  5. Fiacha disse:

    Ois,

    Ainda não li nada do escritor, mas conto ler sem duvida🙂

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, amigo Corvo. Temos tanta coisa boa para ler que fica muito difícil encaixar mais autores na lista, mas eu queria muito começar a ler o Asimov e deste ano não passaria. rs

      Ainda conto ler a série Acacia – terminar o primeiro livro, pelo menos – e começar a ler o Glen Cook.😀

  6. Nilson disse:

    Ordem de publicação! A ordem que o escritor escreveu é sempre a melhor pedida.
    Ler em outra ordem seria, para mim, como ver os novos Guerras nas Estrelas antes dos antigos, e já saber “que um certo alguém era pai de outro alguém”. Lendo na ordem de publicação você acompanha a criação do universo na mesma ordem que o autor o inventou; fica com as mesmas surpresas de que quem leu na época teve; e, se em algum livro para frente o autor desdizer algo que disse antes, você não lerá o livro “seguinte” com uma imagem diferente de alguma situação (imagem esta que nem existia originalmente – e isso acontece nesta série, por falar nisso).
    Ah, e senti falta do “Mother Earth” na relação. É um pequeno conto, mas que também encaixa no grande esquema.

    E, claro, ainda sobram vários livros de robôs, que não estão em ordem nenhuma, mas merecem a lida (como o Homem Bicentenário). E… também fora da “saga”, procure pelo “O Futuro Começou” (Early Asimov), são contos do Asimov do começo da carreira (o Mãe-Terra está lá até), que algumas pessoas reclamam que não são tão bons, mas eu gostei bastante do livro.

    E, finalmente, se você virar fã do Asimov ou for fã da FC daquela época, a autobriografia “I, Asimov” é obrigatória. É toda contada em formas de ‘causos’ separados por tema, não pela ordem cronológica, e o bom doutor era um “contador de causos” de primeira.

  7. Muito bom esse post, tenho muita vontade de ler Asimov. Se possível, tem como fazer um esquema semelhante a quem está interessado em ler Lovecraft? Sou bem noob no assunto, mas tenho vontade de entender o mundo que ele criou sem ficar muito perdido nos contos.

    • Nilson disse:

      Simples: ordem de publicação.😉

      Falando sério, muitos contos do Lovecraft abordam o mesmo “panteão de deuses-monstros”, por assim dizer, mas nenhum exige realmente a leitura de algum anterior, e mesmo quando há referências, são muito leves. Você não precisará conhecer os personagens em si (como acontece com o Mulo, por exemplo, na “Fundação”). Deixe “Nas Montanhas da Loucura” entre os últimos (que é onde ficaria pela publicação mesmo), que esse conto talvez seja o que mais ‘unifica’ várias idéias anteriores, e de resto…

      E lembrando, grande parte dos contos não têm relação alguma entre si e sequer fazem referência a qualquer tipo de seres cósmicos. Dica: http://www.sitelovecraft.com/mitosdecthulhu.html

      Então, divirta-se lendo na ordem que cair na sua mão – com a ressalva do ‘Montanhas’. Recomendo “A Cor que Caiu do Céu” e “O Chamado do Cthulhu” entre os primeiros.

      E TUDO que o Lovecraft escreveu não é tanto assim… Nem se preocupe em selecionar, leia logo todos. rs!!

      E agora eu devolvo o site pro verdadeiro dono. :-DDD (não resisti… é que Lovecraft e Asimov são, apenas, meus 2 escritores preferidos, tive que me meter e responder. rs!!)

Por favor, deixem os seus comentários.

