Resenha: Lock In, de John Scalzi

Lock In capaTítulo: Lock In

Autor: John Scalzi

Publicação: 2014

Número de páginas: 336 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9781466849358

Lock In é um romance de ficção científica e thriller policial  que se passa no nosso mundo em um futuro não muito distante do nosso tempo atual, após o mundo ter sido assolado por uma super gripe responsável por dizimar grande parte da população mundial e deixar milhares de pessoas na condição de Lock In, condição conhecida como Síndrome de Haden.

Essa condição Lock In é baseada na Síndrome do Encarceramento, que é uma condição onde a pessoa não consegue movimentar o seu corpo, por estar paralisada, porém, suas funções cerebrais e faculdades mentais estão intactas.

A história é contada pelo protagonista Chris Shane, um Haden (pessoa com a síndrome de Haden) e agente do FBI, que em seu primeiro dia de trabalho na instituição, começa a investigar um assassinato que envolve um Haden e o seu Integrator.

A investigação e parte da vida de Chris acabam sendo uma excelente forma do autor falar mais sobre as pessoas afligidas pela síndrome de Haden, dando ao leitor uma ideia melhor sobre o que são os Integrators, o que eles têm a ver com os portadores da síndrome e outras formas para que os Hadens possam viver normalmente. Muitos são explicados através de termos que, em princípio, parecem confusos, mas durante a leitura vai sendo explicado ao leitor do que se trata e como funciona.

O autor une muito bem as questões tecnológicas com os procedimentos policiais, sem aquele exagero das séries televisivas e de forma bem simples. Na verdade, o estilo de escrita é bem simples, apesar da complexidade que o tema parece ter no início da trama.

O ponto forte da trama, entretanto, são as questões políticas, étnicas, éticas e de direitos humanos em relação aos Hadens, muito semelhante ao que aconteceu com a população negra e o que tem acontecido com os Homossexuais atualmente. É uma abordagem crítica feita com o objetivo de alerta e não para nos transformar em ativistas ou querer atacar certos grupos radicais contrários à luta pelos direitos das chamadas minorias, mas que cumpre o seu papel de crítica de forma perfeita.

O desfecho do livro é bem coerente com o contexto de toda a trama, embora não tenha sido uma grande surpresa, mas foi uma grande lição quanto ao caráter e a ganância do ser humano.

Livro recomendado para os fãs de FC e thriller policial, ou para quem quer conhecer o trabalho do John Scalzi.

Recomendo também Unlocked: An Oral History of Haden’s Syndrome, novela que serve de prelúdio para Lock In, onde o leitor toma conhecimento de tudo que aconteceu durante a epidemia da grande gripe, como surgiu a síndrome de Haden, o que é a síndrome e como foi possível aos seus portadores levar uma vida praticamente normal e todas as questões sociais e legais sobre os Hadens.

Por fim, deixo a notícia de que a Legendary TV adquiriu os direitos de adaptação de Lock In, e que a sequência, cujo título é Head On, está incluída no contrato que o autor assinou com a Tor Books recentemente.

.:.Abraços e até próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: Lock In, de John Scalzi

  1. Maurilei disse:

    Cassiana, fiquei bem interessado no livro por se tratar de um suspense policial com ficção científica. Ano passado li Iluminadas e gostei muito. Um serial killer que viajava no tempo. Abraços !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

  2. Fiacha disse:

    Ois,

    Parece bem bom este livro pode ser que consiga atraves do formato digital🙂

    Abraços

    • Cassy Teodoro disse:

      Eu não sei se já tem versão em português, amigo Corvo, mas espero que alguma editora se interesse.

      O John teve um livro publicado aí em Portugal, o Guerra é para os velhos, ou algo assim. Esse livro sai aqui no Brasil no segundo semestre, provavelmente em outubro ou em novembro, mas estava tão barato o ebook em inglês que resolvi comprar, vai que a editora adia o lançamento. rsrs

  3. Pingback: Divulgação: Guerra do Velho, de John Scalzi | .:.Dragonmountbooks.:.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s