Resenha: The Vanishing Tower, de Michael Moorcock

The Vanishing Tower capaTítulo: The Vanishing Tower

Autor: Michael Moorcock

Publicação: 1987; originalmente, 1971

Número de páginas: 175 páginas

Editora: Ace

ISBN: 9780441860395

Chegamos ao quarto livro da saga que narra os feitos do personagem Elric de Melniboné. Esse livro tem como trama principal, de acordo com as sinopses oficiais, portanto, não é spoiler, pessoal (aliás, nenhuma das resenhas anteriores eu coloquei qualquer espécie de informação que fosse spoiler, apenas o que está nas sinopses oficiais), a busca por vingança do Elric contra o feiticeiro Theleb K’aarna.

Para atingir o seu objetivo, porém, Elric terá que enfrentar uma série de dificuldades, até aí nenhuma novidade na vida do rapaz, além de finalmente chegar em uma lendária localidade, algo já falado nos livros anteriores.

Bem, antes de eu deixar a minha opinião sobre o livro em si, preciso esclarecer que vocês podem encontrar o livro sob um título diferente: The Sleeping Sorceress. Ambos títulos têm a ver com a trama, claro, mas The Sleeping Sorceress foi o primeiro título do livro e ainda é o título usado nas publicações britânicas da série.

 Agora sim, vamos à minha opinião sobre o livro.

Como de praxe, eu gosto muito das narrações do Moorcock, em como ele consegue construir um bom cenário sem entrar muito em detalhes, além de mostrar mais seres e criaturas que fazem parte do universo da série, bem como colocar mais fatos sobre o próprio personagem.

Moorcock realmente mostra que em poucas páginas é possível contar uma grande história, mesmo sem os detalhamentos tão usuais nos livros de fantasia. Além disso, as ótimas cenas nas quais temos os usos das habilidades mágicas misturadas com habilidades de lutar rendem excelentes momentos de leitura.

Este quarto livro, porém, apesar de todas as grandes cenas e a trama envolvente, não me agradou tanto quanto os livros anteriores. Não que seja um livro ruim, acho que deixei bem claro nos dois parágrafos acima o quanto o Moorcock é um ótimo contador de histórias, mas achei algumas cenas um pouco forçadas demais, porque é fato que o livro começa a fechar algumas pontas soltas dos livros anteriores, ao mesmo tempo que deixa outras, e assim, o autor começa a levar a trama da série para o seu fim, mas acabou atropelando algumas ações que mereciam uma melhor explicação ou um melhor cuidado na narração.

Mesmo assim, o entretenimento é garantido. Descobrir novos povos, seres e criaturas, novos locais e mais lendas sobre o mundo onde se passa a série foi fantástico. Além de um desfecho que deixa o leitor ávido para saber o que estar por vir.

Para quem é fã de fantasia e tem interesse em ler os clássicos do gênero, em especial aqueles elencados no subgênero Espada e Feitiçaria, ler a saga de Elric é mais do que obrigatório, por isso eu recomendo a série e espero que vocês gostem tanto quanto eu estou gostando.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: The Vanishing Tower, de Michael Moorcock

  1. Ois,

    Pena a SDE ter deixado de publicar por cá as aventuras de Elric, até fiquei com saudades de ler este escritor.

    Parabéns pelo comentário ficou bem legal 😉

    Bjs

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, amigo Corvo! Eu estou gostando muito dessa série e a escrita do Moorcock é ótima mesmo. Gostaria que a editora brasileira tivesse cumprido o prazo, pois já estaríamos na metade da série original aqui. Pena essa política da SdE, deixando grandes nomes fora de seu catálogo.

Deixe um comentário

