Olá, pessoal! Ontem, 22 de agosto, aconteceu em Washington, Estados Unidos, a cerimônia de entrega do Prêmio Hugo. Entre as diversas categorias da premiação, que busca o melhor da Ficção Científica e Fantasia, tivemos cinco categorias sem premiação, de acordo com os votantes, em retaliação aos grupos Sad Puppies e Rabid Puppies que defendiam a não colocação de obras baseadas em minorias e questões sociais.
Apesar disso, a cerimônia foi muito bem apresentada pela escritora americana Tananarive Due e pelo roteirista e romancista David Gerrold, e teve momentos bem divertidos, em especial com a autora Connie Willis.
Sem dúvida, o prêmio mais aguardado da noite era o da categoria Melhor Romance, que acabou indo parar nas mãos de um autor chinês, o Liu Cixin (ou Cixin Liu, respeitando-se a cultura chinesa de colocação de sobrenome na frente do nome) com o seu romance de ficção científica The Three-Body Problem, o primeiro livro da trilogia Remembrance of Earth’s Past (ou apenas trilogia Three Body).
Originalmente publicado no ano de 2008 e escrito em chinês, o livro foi traduzido por Ken Liu e publicado pela editora americana Tor Books em 2014. O título se refere ao Problema dos três corpos celestes, cujas informações vocês podem procurar no Google.
Além do prêmio Hugo deste ano, no qual saiu vencedor, o livro foi indicado aos prêmios Nebula, Locus, John W. Campbell e Promotheus, mas não ganhou nas categorias que disputou.
A trama de The Three-Body Problem envolve a invasão da Terra por alienígenas e como as autoridades terráqueas lidam com a invasão, tendo com pano de fundo a Revolução Cultural Chinesa. Um projeto militar secreto envia sinais para o espaço, buscando estabelecer contato com extra-terrestres e uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e planeja invadir a Terra. Enquanto, na Terra, diferentes campos começam a se formar, planejando ou recepcionar os seres superiores e ajudá-los a dominar o mundo, visto como um lugar corrupto, ou lutar contra a invasão.
A estratégia de marketing da editora americana consiste em dizer que o livro tem escopo de Duna com a ação comercial de Independence Day e o resultado é uma obra-prima da ficção científica de enorme alcance e visão.
Fica a dica para quem quiser se aventurar nesse livro e saber a razão de ter sido o vencedor de uma das principais premiações da literatura fantástica. Provavelmente, agora que o livro tem um Hugo, alguma editora de FC aqui no Brasil deve se interessar em publicá-lo.
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar desse autor ou de sua obra e é por isso que vale a pena acompanhar as premiações americanas e britânicas, e também o mercado editorial americano e britânico, para conhecer novos autores de Fantasia e FC, uma vez que a dedicação tem sido não somente com os escritores nascidos nos Estados Unidos ou Reino Unido, mas também em traduzir para o inglês as obras de autores de outros países. E, sem dúvida, o que é bom para o mercado americano e britânico, desperta o interesse de quem lê em inglês aqui no Brasil e pode significar mais obras publicadas aqui.
Por falar em filme, The Three-Body Problem ganhará uma adaptação em julho de 2016.
O segundo livro da série, The Dark Forest, foi publicado pela Tor Books no dia 11 deste mês.
.:.Abraços e até a próxima.:.
Muito interessante este livro. E a capa chinesa hein ! Gostei mais dela que da americana.
bomlivro1811.blogspot.com.br
Também achei a capa chinesa bem legal. Se for publicado no Brasil tomara que a capa seja feita pelo Simonetti.