The Three-Body Problem, o vencedor do Prêmio Hugo 2015

Olá, pessoal! Ontem, 22 de agosto, aconteceu em Washington, Estados Unidos, a cerimônia de entrega do Prêmio Hugo. Entre as diversas categorias da premiação, que busca o melhor da Ficção Científica e Fantasia, tivemos cinco categorias sem premiação, de acordo com os votantes, em retaliação aos grupos Sad Puppies e Rabid Puppies que defendiam a não colocação de obras baseadas em minorias e questões sociais.

Apesar disso, a cerimônia foi muito bem apresentada pela escritora americana Tananarive Due e pelo roteirista e romancista David Gerrold, e teve momentos bem divertidos, em especial com a autora Connie Willis.

Sem dúvida, o prêmio mais aguardado da noite era o da categoria Melhor Romance, que acabou indo parar nas mãos de um autor chinês, o Liu Cixin (ou Cixin Liu, respeitando-se a cultura chinesa de colocação de sobrenome na frente do nome) com o seu romance de ficção científica The Three-Body Problem, o primeiro livro da trilogia Remembrance of Earth’s Past (ou apenas trilogia Three Body).

Originalmente publicado no ano de 2008 e escrito em chinês, o livro foi traduzido por Ken Liu e publicado pela editora americana Tor Books em 2014. O título se refere ao Problema dos três corpos celestes, cujas informações vocês podem procurar no Google.

Além do prêmio Hugo deste ano, no qual saiu vencedor, o livro foi indicado aos prêmios Nebula, Locus, John W. Campbell e Promotheus, mas não ganhou nas categorias que disputou.

Capa americana

Capa americana

A trama de The Three-Body Problem envolve a invasão da Terra por alienígenas e como as autoridades terráqueas lidam com a invasão, tendo com pano de fundo a Revolução Cultural Chinesa. Um projeto militar secreto envia sinais para o espaço, buscando estabelecer contato com extra-terrestres e uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e planeja invadir a Terra. Enquanto, na Terra, diferentes campos começam a se formar, planejando ou recepcionar os seres superiores e ajudá-los a dominar o mundo, visto como um lugar corrupto, ou lutar contra a invasão.

A estratégia de marketing da editora americana consiste em dizer que o livro tem escopo de Duna com a ação comercial de Independence Day e o resultado é uma obra-prima da ficção científica de enorme alcance e visão.

Fica a dica para quem quiser se aventurar nesse livro e saber a razão de ter sido o vencedor de uma das principais premiações da literatura fantástica. Provavelmente, agora que o livro tem um Hugo, alguma editora de FC aqui no Brasil deve se interessar em publicá-lo.

Capa chinesa

Capa chinesa

Eu confesso que nunca tinha ouvido falar desse autor ou de sua obra e é por isso que vale a pena acompanhar as premiações americanas e britânicas, e também o mercado editorial americano e britânico, para conhecer novos autores de Fantasia e FC, uma vez que a dedicação tem sido não somente com os escritores nascidos nos Estados Unidos ou Reino Unido, mas também em traduzir para o inglês as obras de autores de outros países. E, sem dúvida, o que é bom para o mercado americano e britânico, desperta o interesse de quem lê em inglês aqui no Brasil e pode significar mais obras publicadas aqui.

Por falar em filme, The Three-Body Problem ganhará uma adaptação em julho de 2016.

O segundo livro da série, The Dark Forest, foi publicado pela Tor Books no dia 11 deste mês.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para The Three-Body Problem, o vencedor do Prêmio Hugo 2015

  1. Maurilei disse:

    Muito interessante este livro. E a capa chinesa hein ! Gostei mais dela que da americana.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s