Autor: Brent Weeks
Publicação: outubro de 2008
Número de páginas: 677 (incluindo os extras)
Editora: Orbit
ISBN: 9780316033671
The Way of Shadows é o primeiro livro da trilogia The Night Angel e o primeiro livro publicado do autor americano Brent Weeks.
Na história, o autor apresenta Kyler Stern, o protagonista do livro, um garoto de rua que deseja e acaba se tornando o aprendiz de Durzo Blint, o maior assassino do reino de Cenaria.
Cenaria vive uma conspiração política interna, por causa de uma soberano fraco e prepotente, que vai influenciar o destino da família do jovem Logan Gyre, filho do Duque Gyre. Além disso, Cenaria está nos planos do Deus-rei do país vizinho Khalidor.
O livro é contado em terceira pessoa, mas através dos pontos de vistas dos personagens mencionados acima e outros que vão aparecendo. Assim, o leitor se envolve com as questões apresentadas na trama que, além das conspirações políticas, retrata as diferenças sociais, abuso infantil, intrigas familiares, a existência de sociedades secretas.
O autor não se descuidou do elemento mágico e, embora não explique muito bem o seu sistema de magia, temos manipulação de poderes mágicos, incluindo a aquisição de habilidades para lutar e foi uma das coisas que mais me interessou no livro.
A escrita do Brent é bem simples, em alguns pontos simples demais, incluindo construção de frases que poderiam ter sido melhor trabalhadas. Em alguns momentos, o autor chega a segurar o desenvolvimento da história, o que atrapalha um pouco o meu envolvimento com a história contada. Achei alguns fatos bem confusos, mesmo para um livro introdutório.
O livro me decepcionou um pouco. Não achei o Brent um grande escritor e, apesar das boas cenas de luta, não vi o autor trazer algo de novo, um fôlego novo para a fantasia e a dark fantasy, que vi em outros autores já resenhados aqui. Talvez por ser o primeiro livro da série e o autor trabalhará melhor a história nos outros dois livros, ou por falta de experiência mesmo.
Mesmo assim, é um bom livro, me diverti durante parte da leitura e pretendo ler os volumes restantes. Posso e espero ser surpreendida na leitura desse dois últimos volumes.
Para finalizar, a edição que eu li traz uma entrevista com o autor e um trecho de Shadow’s Edge, o segundo volume da trilogia. Recomendo que vocês leiam outras resenhas antes de decidirem pela leitura do livro.
.:.Abraços e até a próxima.:.
Vixi, quando começa assim a tendência é descambar pra pior. Espero que os outros livros valham a pena, porque é muito, muito chato ler uma série pela obrigação moral de ter que terminá-la!
E é mesmo, Fábio. Reparei que as avaliações foram mais baixas nos outros dois livros, mas para não fraquejar, já comecei o segundo. Espero gostar mais desse e do próximo. E quero ler a outra série do Brent ainda.
Oi! No começo do artigo está The Way of Kings!
Obrigada, Eduardo.
Pingback: Resenha: Beyond the Shadows, de Brent Weeks | .:.Dragonmountbooks.:.