Resenha: Stormbringer, de Michael Moorcock

Stormbringer capaTítulo: Stormbringer

Autor: Michael Moorcock

Publicação: 1987; originalmente, 1965

Número de páginas: 220 páginas

Editora: Ace Books

ISBN: 9780441787548

Stormbringer é o sexto e último livro da série The Elric Saga. É um livro que pertence ao subgênero Espada e Feitiçaria, por isso, fiz a ressalva nas resenhas dos livros anteriores quanto ao público-alvo do livro, mas qualquer fã dos outros subgêneros da Fantasia pode ler.

Na resenha do livro anterior, eu disse que achava a penúltima parte mais parecida com o final que o livro merecia do que o texto da última parte do volume. Entretanto, ao começar Stormbringer, a trama segue justamente esse final que não achei tão final assim. Pode parecer óbvio que dentro de uma série que os eventos iniciais de um livro sejam uma continuação dos eventos finais do livro anterior, porém, do jeito que foi colocado e com toda a narração, a parte final parecia um pouco fora de contexto e que ganha uma contextualização melhor justamente com a leitura do início de Stormbringer.

Pelo título, acredito não estar difícil saber do que se trata essa última empreitada do guerreiro-feiticeiro Elric de Melniboné. Sim, trata-se de seu vínculo com a Stormbringer. Na verdade, a trama gira em torno de questões mais existenciais, onde Elric com a ajuda de Stormbringer deve impedir que o Caos se instale na Terra. Assim, mais uma vez, Elric se vê depende da espada que tanta glória nas batalhas, mas também tanta tristeza, lhe trouxe a espada.

Sem dúvida, saber mais sobre a Stormbringer, a sua concepção e o porquê de ter sido criada foram um dos grandes momentos do livro. Há cenas de batalhas onde a espada mais uma vez se torna a protagonista da história mostrando o seu poder.

A narração é outra trunfo do autor. O livro por ter sido o primeiro dentre os seis a ser publicado, possui aquela narrativa empolgante dos primeiros volumes da série. E não faltam cenas emocionantes, que impressionam e mostram mais o quanto o destino é cruel com o Elric.

O desfecho do livro é bem previsível. Arrisco-me a dizer que desde o primeiro volume era exatamente isso que eu esperava que acontecesse, mesmo com a aquela esperança de que Moorcock fosse alterar alguma coisa. No entanto, é o final merecido, tanto para o personagem quanto para a série.

Termino este artigo, deixando a minha recomendação da leitura dessa série. Lembrando novamente que não se trata de uma narração no estilo mais clássico da fantasia. O Moorcock tem uma escrita mais direta, sem se prender a muitos detalhes, mas desenvolvendo bem a trama para que cada cena se adeque ao contexto da história. Tem um grau alto de violência dentro daquilo que é narrado e não de forma gratuita ou para encher página.

Espero que vocês possam ler, gostem e voltem aqui para dizer o que acharam. E espero que a editora detentora dos direitos de publicação dos livros aqui no Brasil não demore tanto nas publicações.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: Stormbringer, de Michael Moorcock

  1. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    E, por aqui, nada. A editora responsável – Generale – havia prometido o segundo volume para abril!!!! MAs, até agora, nada. Acho que a Leya encontrou um concorrente forte para o quesito enrolação!

  2. fiacha disse:

    Ois,

    Um grande escritor, gosto muito das aventuras de Elric, pena terem deixado de publicar por cá, apenas publicaram 3 livros🙂

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s