Resenha: The Dervish House, de Ian McDonald

The Dervish HouseTítulo: The Dervish House

Autor: Ian McDonald

Publicação: 2010

Número de páginas: 404 páginas

Editora: Pyr

ISBN: 9781616143466

The Dervish House é a segunda obra que leio do autor irlandês Ian McDonald. O primeiro foi Brasyl e gostei muito da escrita do autor. O Ian tem um estilo lindo que mistura bem as questões culturais e religiosas com tecnologia, através de uma visão distópica, mas bem real. 

Com The Dervish House não é diferente. A história se passa em Istambul, no mês de abril do ano de 2027, cinco dias após a Turquia ter sido incorporada à União Européia. A partir de um ataque terrorista suicida, o leitor é transportado para a Istambul e testemunha, através dos pontos de vistas dos personagens, as mudanças e progressos pelos quais a cidade passa, por fazer parte de um grupo econômico de grande importância para o mundo, ao mesmo tempo em que se vê os aspectos culturais e religiosos do local.

É tudo muito bem contextualizado dentro do enredo, o Ian em nenhum momento desrespeita a cultura e muito menos a religião do local, tendo em vista que a cidade existe mesmo em nosso mundo real. Não qualquer falta de respeito à população local. Mesmo assim, é possível perceber alguns estereótipos muito bem trabalhados pelo autor.

Pelo fato dos pontos de vista dos personagens apresentarem questões ligadas ao ataque suicida, o livro ganha um estilo voltado para o mistério e suspense. Nada muito detetivesco, mas que deixa a trama mais interessante.

A parte tecnológica também é outro destaque do livro, explorando bem a questão da nanotecnologia, carros bem mais modernos e robôs.

Os personagens são bem construídos. Não desgostei de nenhum, embora sempre tenha aquele com o qual o leitor se identifique mais e aquele menos popular.

O desfecho foi interessante, em especial se visto pelo aspecto tecnológico, mas me decepcionou um pouco. Mesmo assim, eu achei esse livro bem mais interessante do que Brasyl e acho que muitos de vocês vão gostar também e deixo a minha recomendação da leitura.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s