Resenha: Stormdancer, de Jay Kristoff

Stormdancer capa amerTítulo: Stormdancer

Autor: Jay Kristoff

Publicação: 2012

Número de páginas: 359 páginas

Editora: Thomas Dunne Books

ISBN: 9781250017918

Stormdancer é o primeiro livro da trilogia The Lotus War. Misturando fantasia, steampunk e a lindíssima cultura japonesa, o livro, que é o primeiro romance de Jay Kristoff, conta a história da jovem Yukiko e sua amizade com Buruu, após uma expedição à procura de uma criatura lendária, conhecida como arashitora.

Boa parte da trama é contada pelo ponto de vista de Yukiko, uma jovem de 16 anos de idade, criada pelo pai, um viciado na fumaça do lotus e em jogos. A personagem é muito bem desenvolvida pelo autor e é impossível não ter qualquer carisma por tudo que ela passa, em especial após o seu encontro com Buruu, outro personagem excelente e que enriquece muito a história.

O que mais gostei foi o excelente uso dos elementos da fantasia e do steampunk, aliados à bela cultura japonesa. Por causa disso, a história é recheada de palavras e expressões de origem japonesa, que em nenhum momento atrapalham o entendimento da história.

Outro ponto positivo da história é o cenário. Kigen City, onde ocorre grande parte da história, é parte de um império (o imperador para variar é um tirano) e sofre com a industrialização desenfreada e todo o desastre ambiental causado pela ganância mercantil. Sem dúvida um alerta, embora o autor não pareça levantar qualquer bandeira anti-industrialização.

O desfecho foi bem previsível com um plot twist bem fraquinho, mas foi o mais apropriado para história se for levado em conta tudo que foi contado. A tentativa de romance que acontece no livro também não me convenceu muito e contribuiu para deixar certos trechos do livro bem chatos de se ler.

No geral, é um livro ótimo e que recomendo para todos os leitores, em especial aqueles fãs da cultura japonesa e aos fãs de steampunk.

Os direitos de publicação da edição brasileira foram adquiridos pela editora Suma de Letras Brasil, que está prometendo um lançamento desde 2013.

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Resenha: Stormdancer, de Jay Kristoff

  1. fiacha disse:

    Viva,

    Deve ser bem interessante gosto quando de conhecer a cultura Oriental e aqui deve ser bem desenvolvida, se aparecer por cá vou ver se consigo ler.

    Abraços

  2. leobruno1988 disse:

    Eu ainda estou esperando o lançamento dess livro =(

    • Cassy Teodoro disse:

      Até agora nada?! Não vou mentir que a trilogia tem uma pegada bem YA, embora o autor tenha dito não ser um livro juvenil, mas a história é bem legal, mais para o lado da aventura e mistura muito bem os elementos da fantasia, aventura e distopia, além do Steampunk. Serve bem para entreter o leitor entre as leituras das suas séries favoritas. Que a editora publique um dia. Abs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s