Resenha: Stormdancer, de Jay Kristoff

Stormdancer capa amerTítulo: Stormdancer

Autor: Jay Kristoff

Publicação: 2012

Número de páginas: 359 páginas

Editora: Thomas Dunne Books

ISBN: 9781250017918

Stormdancer é o primeiro livro da trilogia The Lotus War. Misturando fantasia, steampunk e a lindíssima cultura japonesa, o livro, que é o primeiro romance de Jay Kristoff, conta a história da jovem Yukiko e sua amizade com Buruu, após uma expedição à procura de uma criatura lendária, conhecida como arashitora.

Boa parte da trama é contada pelo ponto de vista de Yukiko, uma jovem de 16 anos de idade, criada pelo pai, um viciado na fumaça do lotus e em jogos. A personagem é muito bem desenvolvida pelo autor e é impossível não ter qualquer carisma por tudo que ela passa, em especial após o seu encontro com Buruu, outro personagem excelente e que enriquece muito a história.

O que mais gostei foi o excelente uso dos elementos da fantasia e do steampunk, aliados à bela cultura japonesa. Por causa disso, a história é recheada de palavras e expressões de origem japonesa, que em nenhum momento atrapalham o entendimento da história.

Outro ponto positivo da história é o cenário. Kigen City, onde ocorre grande parte da história, é parte de um império (o imperador para variar é um tirano) e sofre com a industrialização desenfreada e todo o desastre ambiental causado pela ganância mercantil. Sem dúvida um alerta, embora o autor não pareça levantar qualquer bandeira anti-industrialização.

O desfecho foi bem previsível com um plot twist bem fraquinho, mas foi o mais apropriado para história se for levado em conta tudo que foi contado. A tentativa de romance que acontece no livro também não me convenceu muito e contribuiu para deixar certos trechos do livro bem chatos de se ler.

No geral, é um livro ótimo e que recomendo para todos os leitores, em especial aqueles fãs da cultura japonesa e aos fãs de steampunk.

Os direitos de publicação da edição brasileira foram adquiridos pela editora Suma de Letras Brasil, que está prometendo um lançamento desde 2013.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Stormdancer, de Jay Kristoff

  1. fiacha disse:

    Viva,

    Deve ser bem interessante gosto quando de conhecer a cultura Oriental e aqui deve ser bem desenvolvida, se aparecer por cá vou ver se consigo ler.

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s