Resenha: Tales From Earthsea, de Ursula K. Le Guin

Tales from Earthsea capaTítulo: Tales From Earthsea

Autora: Ursula K. Le Guin

Publicação: 2001

Número de páginas: 320 páginas

Editora: Houghton Mifflin Harcourt

ISBN: 9780547545554

Tales From Earthsea é o quinto volume da série Terramar (The Earthsea Cycle). O livro na verdade é um conjunto de contos, totalizando cinco textos que levam o leitor a conhecer o universo da série em épocas distintas, ora servindo de prelúdio, ao retratar histórias contadas anos antes dos eventos do primeiro livro; ora servindo para complementar as ações narradas na série e continuar os eventos do livro anterior, Tehanu.

O livro começa com um interessante prefácio escrito pela própria Ursula, onde a autora explica aos seus leitores o motivo de Tehanu, durante muito tempo, ser considerado o último livro da série e o que a motivou a voltar ao universo de Terramar.

A primeira história é The Finder, que acontece aproximadamente trezentos anos antes dos eventos da saga e retrata situações que levaram à formação cultural de Terramar, em especial aqueles ligados ao uso da magia por homens e por mulheres. Nem preciso dizer que mais uma vez a Ursula dá um show em como apresentar (e criticar) convenções culturais machistas.

A próxima história é Darkrose and Diamond, que se passa aproximadamente cem anos antes dos eventos principais da série e tem como tema a lutra de um casal para fazer o amor prevalecer apesar de todos os fatores contra a união. O preconceito social, no qual ricos se acham melhores do que os pobres, o preconceito quanto ao dom mágico nas mulheres e os valores familiares são os temas desse conto, que termina de forma linda e surpreendente.

The Bones of the Earth é o terceiro conto e retrata a situação onde a magia é usada para ajudar contra desastres. Tem como personagem o mago Ogion, mestre de Ged, e seus mestres. Uma grande oportunidade para os fãs da série conhecerem mais sobre aquele que se tornaria o mestre de Ged e ainda conhecer mais sobre o poder da magia (também ajuda entender o motivo da magia ganhar tanta importância na série.).

On the High Marsh é o quarto conto e se passa no período no qual Ged é o Arquimago de Roke. Apesar de Ged ter uma participação na história, a trama gira em torno de Irioth e mostra os efeitos desastrosos da magia sem orientação e, quando aliada a sentimentos negativos, pode gerar problemas também para a própria pessoa que tem o dom da mágica. Interessante observar as reações dos populares quanto ao uso da magia, o quanto é fácil julgar e não tentar ajudar as pessoas, algo tão recorrente na nossa sociedade atual.

O último conto é intitulado Dragonfly e se passa alguns anos após os eventos de Tehanu. Na verdade, conforme a própria Ursula, a história serve de ponte entre os eventos de Tehanu e o próximo livro, The Other Wind. E de novo a Ursula explora os aspectos culturais de Terramar e sua escola de magos, mostrando a questão das mulheres e o dom.

Além das histórias, o volume contém fatos sobre o povo, as terras e a história de Terramar, o que ajuda a entender o universo da série e o porquê da Ursula explorar tão bem cada tema controverso da nossa própria cultura dentro da série.

Série recomendadíssima.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Tales From Earthsea, de Ursula K. Le Guin

  1. fiacha disse:

    Ena vejo que é um livro muito bom para quem leu os livros da serie Terramar, não tenho ideia de ter lido logo fico contente que ainda tenha algo a ler sobre este universo que tanto gostei.

    Parece-me muito interessante😉

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s