Resenha: The Other Wind, de Ursula K. Le Guin

the other wind capaTítulo: The Other Wind

Autora: Ursula K. Le Guin

Publicação: 2001

Número de páginas: 285 páginas

Editora: Mariner Books

ISBN: 9781299898356

The Other Wind é o sexto e, por enquanto, último livro da série Terramar (Earthsea, no original em inglês) e o quinto romance da série, uma vez que o livro anterior, Tales from Earthsea, era uma coletânea de contos cujas histórias, em sua maioria, se passam no mundo de Terramar em épocas diferentes daquela da trama principal. Já resenhei a coletânea aqui no blog e quem quiser ler, é só acessar o menu Resenhas e procurar pelo nome da autora.

A trama em si gira trata de questões relacionada ainda com o que vimos no livro The Farthest Shore, o medo da morte, por conta do que aconteceu naquela trama, o personagem Alder, que é um feiticeiro, procura a ajuda de Ged que, por sua vez, o manda para Lebannen. Lá, além de Lebannen, Alder conhece Tenar e Tehanu. Ao mesmo tempo, dragões começam a destruir algumas vilas com intuito de punir os homens a quem consideram traidores.

O que em principio parece um drama pessoal do Alder e um ataque sem precedentes dos dragões, acaba se tornando uma forma de se mostrar questões relacionadas à história de Terramar e o quanto é importante que homens e dragões continuem unidos. E tudo unido em uma linda história contada de forma maravilhosa pela Ursula.

Como nos outros livros a escrita é bem direta, com os detalhes necessários ao desenvolvimento das cenas. Portanto, não há aquele exagero em detalhamentos que vejo muitos leitores reclamarem em livros de fantasia. Neste último livro, porém, acho que a Ursula poderia ter caprichado mais nas cenas que concluem o livro, mas o resultado final, a conclusão de um trabalho de mais de trinta anos, me agradou muito, justamente pela história, pela forma de narração, mesmo com a ausência de grandes cenas de aventura ou batalhas, além do fato da Ursula colocar questões sociais como e se preocupar desde do fim dos anos 60 com as questões de diversidade na literatura, hoje tão debatidas na blogosfera e sites especializados em Fantasia e Ficção Científica. Sem contar os personagens com os quais eu tive um grande envolvimento e empatia.

Portanto, essa é mais uma série que eu termino e que deixa um enorme vazio. Uma coisa importante a se destacar sobre a série e que a própria Ursula diz no livro, é que a série pode ser vista como duas grandes trilogias e ela demonstra através de seu comentário que isso não importa muito, mas o que me agradou foi a autora desmistificar a classificação do livro como algo juvenil. Se nos três primeiros livros a editora viu na juventude do protagonista uma maneira de classificar a obra como voltada para o mercado YA (Young Adult – Jovem Adulto), nos três restantes isso é impossível, mas Ursula deixa bem claro que os três primeiros livros também pouco têm de YA a não ser a questão da idade dos personagens. Isso é algo que se sente na leitura, apesar de uma escrita excelente, mas bem simples me muitos aspectos, a obra tem um certo aprofundamento de assuntos que um jovem leitor dificilmente entenderia. O que não quer dizer que os livros da série Terramar não possam ser lidos por autores mais jovens, mas que a intenção da autora, pelo que ela mesmo diz, não era a série ter uma classificação etária específica.

Finalizando esta resenha, vale lembrar que em breve a editora Arqueiro vai relançar o primeiro livro aqui no Brasil. Já falei sobre isso em outro post, é só procurarem aí que vocês encontram a matéria. Os amigos portugueses contam com a série inteira já publicada, exceto o livro de contos.

Série recomendadíssima.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: The Other Wind, de Ursula K. Le Guin

  1. fiacha disse:

    Oi,

    Só posso subscrever uma serie que vale bem a pena ler e depois de ler a resenha até fiquei com vontade de reler a serie, muito bom🙂

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s