Resenha: Shadow’s Edge, de Brent Weeks

shadows edge capaTítulo: Shadow’s Edge

Autor: Brent Weeks

Publicação: 2008

Número de páginas: 645 páginas (com extras)

Editora: Orbit

ISBN: 9780316033657

Shadow’s Edge é o segundo livro da trilogia The Night Angel, que chega hoje no Brasil com a publicação de Caminho das Sombras pela editora Arqueiro.

Apesar de eu ter gostado um pouco mais desse livro do que do seu antecessor, o estilo de escrita do autor ainda não me agrada e a história em diversas partes acaba sendo pouco crível e muito picada, sem a qualidade que se espera de uma obra com o volume de boas resenhas que tenho visto por aí e de um autor que figura fácil na lista de grandes autores contemporâneos do gênero.

Vamos começar com o que me agradou. A história segue os eventos do livro anterior, com os resultados do desfecho do primeiro livro e a grande mudança política instalada em Cenaria e a narrativa transcorre de acordo com os pontos de vistas de vários personagens, além dos já conhecidos pelos leitores.

Falando dos personagens novos ou apenas mencionados (ou ainda com poucas cenas) no primeiro livro, gostei de todos e de como o autor mesmo não entrando em muitos detalhes sobre eles conseguiu enriquecer a trama. Os meus destaques vão para a intrigante Sister Ariel, que me lembra muito uma Aes Sedai (sim, também reparei o quanto o Brent se alimentou da sua influência em A Roda do Tempo) e o badassíssimo Lantano Garwashi. Gostei muito das cenas com o Godking, embora esperasse mais trechos com ele, acho que a importância dele para o cenário político merecia um foco melhor.

E o que dizer da Vi? Uma personagem que eu já havia achado muito bem aproveitada no primeiro livro e que neste segundo livro ganhou merecido destaque e importância. Aliás devo parabenizar o Brent pelo excelente trabalho com as personagens femininas, sem querer roubar qualquer protagonismo de outras autoras ou leitoras femininas, as personagens são construídas de forma muito realista e roubam as cenas nas quais aparecem sem grande esforço da parte do Brent de ser o macho que entende as mulheres.

Os personagens principais ou que ganharam mais destaques no livro anterior também tiverem cenas muito boas. Eu me envolvi muito mais com as cenas nas quais o Kylar aparecia e gostei bem mais do personagem, apesar de alguns momentos muito juvenis e imaturos que são totalmente justificáveis pela idade do personagem, mas que, por vezes, acaba deixando a leitura um pouco chata de se acompanhar. O Logan é outro personagem que me cativou muito e sobre quem estou bem ansiosa para saber mais no terceiro livro.

Agora o que me decepcionou. O livro mantém-se na linha do primeiro e, ao mesmo tempo, em que temos em mãos uma história interessante e cheia de boas cenas, temos uma narrativa que não acompanha a intensidade das cenas, deixando por vezes cortada ou mesmo parecendo incompleta. A sutileza dos personagens para adivinharem fatos dos quais não participaram me pareceu extremamente exagerada. Aliás, algumas cenas de ação, onde tudo se encaixa, a pessoa – o salvador do dia – aparece no momento certo, também pareceu bem exagerado e funcionaria muito bem em um filme ou série de TV, mas em um livro precisava ter sido mais bem desenvolvida. Eu não me importaria que a trilogia virasse uma série mais longa pelo bem de um melhor desenvolvimento de alguns fatos. Aliás, sei que muitos leitores preferem uma narrativa mais direta, mas há alguns assuntos complexos que valeriam um melhor desenvolvimento por parte  do autor, em especial o interessante sistema de magia.

Algumas vezes os comportamentos dos personagens, mesmo justificável, pela idade, passa uma imaturidade bem aborrecida, revestida em inocência por parte de determinado personagem, mas que não funcionaram para mim.

No geral, o livro é bom, com uma história e personagens cativantes, mas que merecia um tratamento técnico de escrita bem melhor. O livro parece, na verdade, um grande roteiro novelizado e não um texto literário. Mesmo assim, deixo a minha recomendação, em especial para aqueles que não gostam de textos muito cheio de detalhes e que vai direto ao ponto sem muitas explicações.

Espero que vocês leiam gostem e voltem aqui nas resenhas da trilogia para deixar a opinião de vocês.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Resenha: Shadow’s Edge, de Brent Weeks

  1. Fábio Queiroz disse:

    Putz, Menina!!! Comprei ainda na pré-venda o primeiro volume e estava cheio de expectativas, mas sua resenha me fez colocar os pés no chão. Mas prefiro assim. É muito ruim começar um livro esperando muito e ver que, na verdade, é mais marketing do que qq outra coisa. Se a leitura for mediana já me dou por satisfeito pois ultimamente li umas tranqueiras que preferi nem resenhar (eu sei que este não é nosso papel; que devemos ser isentos e trazer aos nossos amigos leitores nossas impressões… mas qdo leio algo aquém de minhas expectativas costumo ficar meio puto da viva. Quando a raiva passar eu resenho!rs!) Então…Caminho das Sombras vai lá pro fim da fila!!!!!

  2. Izumi Y disse:

    Parabéns pelo prêmio, c merece tanto que eu também te indiquei aqui kkk se quisr, d´um olhada depois Oii,indiquei seu blog para o prêmio Dardos, dá uma olhada lá http://izumiy.blogspot.com.br/2016/03/premio-dardos-bloggers.html

  3. Paulo Gerson disse:

    Gostaria de saber se já publicaram o livro 2 no Brasil.

    • Cassy Teodoro disse:

      Eu ainda não tenho informações, mas assim que as tiver posto aqui com certeza. É uma trilogia que vale a pena ler, apesar de eu ter achado mais fraca do que imaginei. Tem lá suas boas cenas e o Kyler é ótimo. rs

Por favor, deixem os seus comentários.

