Resenha: Old Man’s War, de John Scalzi

Old Man's War capa americanaTítulo: Old Man’s War

Autor: John Scalzi

Publicação: dezembro de 2005

Número de páginas: 320 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9781429914710

Old Man’s War é o primeiro livro de uma série homônima de seis volumes, publicados entre 2005 e 2015, e de autoria do escritor norte-americano John Scalzi. A série chega ao Brasil pela editora Aleph e o livro ganhou o ótimo título de Guerra do Velho, tradução do super competente Petê Rissatti.

O livro conta a história de John Perry, protagonista e narrador da história, um viúvo de 75 anos que, após refletir muito sobre o tudo que já passou na vida, decide se alistar nas Forças Coloniais de Defesa – FCD (CDF – Colonial Defense Forces, na edição lida para esta resenha) e lutar contra os alienígenas que ameaçam a paz das colônias de humanos construídas em outros planetas. Ao se alistar, ele perde todos os vínculos com sua antiga vida na Terra e passa a ganhar um nova vida como o combatente da FCD.

John conhece outros idosos como ele e logo se enturma com seis deles, não sem antes conhecer pessoas que ainda mantém a velha tradição de serem inconvenientes e preconceituosas, mas é com o seu grupo, os Old Farts, que a história começa a deslanchar, não só antes do treinamento, quando o leitor tem a oportunidade de ver o que de fato a tal organização de defesa faz com os idosos, como também nos treinamentos, que são bem rigorosos e lembra muito aqueles filmes militares, com direito ao sargento abusado e tudo.

Junte-se a isso, a forma simpática como John se apresenta a nós leitores e suas impressões de tudo que acontece ao seu redor, além da ótima escrita do Scalzi, que consegue narrar naturalmente o comportamento humano frente a todos os acontecimentos, unidos a certo grau de humor, que em nada estraga a seriedade da história. Scalzi trabalha bem aqueles elementos usados com frequência na ficção científica, os quais chamamos de clichés, e apresenta uma história bem contextualizada e muito bem embasada, onde o leitor acaba tendo conhecimento de algumas curiosidades que surgem durante a leitura. Curiosidades essas que são também a dos próprios personagens e são desvendadas pelo autor, sem que o leitor precise esperar os demais livros da série para saber, embora fique claro que ainda há muito para saber, afinal, são mais cinco livros que temos pela frente.

Além dos ótimos personagens, a narrativa em primeira pessoa, acaba sendo bem envolvente. Com isso a leitura é bem agradável e as situações mais tensas são mais realistas. Scalzi ambienta muito bem a sua narração, descrevendo ao leitor, através da impressões do John Perry, os seres com os quais as forças de defesa estão em combate, além de explorar bem o cenário no qual o combate acontece. Nada muito detalhado ou minucioso, mas para situar bem a cena e consegue fazer.

O único porém do livro é ainda parecer que o autor se valeu do herói americano, além das questões organizacionais da União Colonial (tradução literal, pois não li a edição traduzida) e da força de defesa ficarem a cargo de pessoas dos países ricos. Embora em outro texto, o conto Questions for a Soldier, o Scalzi critique isso através de uma personagem e mostra que tudo pode ser, na verdade, uma analogia com a nossa atual ordem mundial.

No geral, o livro é ótimo e ideal para os fãs de ficção científica que se interessam pelo subgênero FC Militar. Alguns trechos até me lembraram um pouco Tropas Estelares (o filme, não li o livro ainda) sem, contudo, ser plágio ou algo do tipo. Aliás, o Scalzi deixa claro algumas de suas influências, mas nada que pareça imitação, pois, como mencionei acima, ele trabalha muito bem os clichés do gênero.

 Série recomendadíssima.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Resenha: Old Man’s War, de John Scalzi

  1. vagnerstt disse:

    Guerra do Velho é um dos lançamentos de 2016 que mais pretendo ler! É mais uma série a ser iniciada, claro, mas as opiniões a favor são tão convincentes que não conseguirei resistir. Sem contar que, depois de Duna, quero ler algo a mais de Ficção Científica, e essa série do Scalzi parece ser uma boa pedida.

    Excelente resenha!

    • Cassy Teodoro disse:

      Oi, Vagner! Vc sabe como eu sou. Se eu não tivesse gostado eu falaria. Não sei se o fato de eu já ter lido algo do Scalzi acabou sendo o ponto forte para eu gostar de Guerra do Velho, mas acho que é uma grande aquisição para quem ainda não leu nada dele. Com certeza, indico para quem está começando a ler FC. Abs!

  2. Nilson disse:

    Além dos 6 livros, existe também um 7º (bem mais fino, admito), chamado The Sagan Diary que também é no mesmo universo e mostra alguns dos acontecimentos do ponto de vista da Sagan. (ah, e existe um outro conto solto também, mas cujo nome não lembro…. [alguns segundos depois, após uma visita ao Wikipedia…]… “lembrei”, é o After the Coup).
    E é um ótimo livro realmente, não li ainda os 2 últimos (estava esperando o 6º sair para ler o 5º e ele juntos), mas recomendo a série toda sem pestanejar.

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, Nilson! The Sagan Diary é o volume 2.5, ou seja, para ser lido, por quem quiser, entre o segundo e o terceiro livros.

      O After the Coup seria o volume 4.5. E ainda temos um capítulo deletado de The Last Colony, intitulado The Secret History of The Last Colony.

      Eu já tenho o costume de me inteirar sobre o universo da série antes de começar a ler, mesmo assim, agradeço o comentário. Volte sempre!

  3. Andava de olho nesse livro desde uns anos atrás quando vi que existia uma versao portuguesa intitulada como A Guerra do Homem Velho. E pouco depois fiquei sabendo que a Aleph ia lançar aqui.

    Então não vejo a hora de ler este livro e espero que ele não me decepcione.
    Acho difícil já que adoro FC Militar, principalmente explorações espaciais no estilo Star Trek.

    O.B.S.: Recebi de presente de aniversario quase 4 meses antes a capa do Guerra do Velho em alta qualidade pela Aleph, mas me fizeram prometer não passar pra ninguém. Isso me deixou muito honrado mas não via a hora da divulgação dela pra eu dizer publicamente o quanto adorei a ilustração e o corajoso layout com font dividida por hífen. Muito moderno, dando um clima de confusão promovida pela guerra.🙂

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, Fernando! Creio que vc tenha um senso crítico de FC mais forte do que o meu e espero que vc goste. Eu adoro tudo que tenha militar no meio, seja fantasia, FC ou os subgêneros. Eu não conhecia esse título da edição portuguesa. O título que vi foi A guerra é para os velhos.

      Bom saber que a Aleph é uma editora que prestigia o seu público, do qual felizmente faço parte com a série Duna. Espero que eles publiquem o livro da Ann Leckie logo, estou bem atrasada na leitura, mas até onde li, está muito bom. Voltando ao Scalzi: eu gostei da capa brasileira e passa mesmo essa ideia que vc mencionou, da confusão com a guerra e tal.

      p.s.: nunca li ou assisti nada de Star Trek, portanto, mas o livro me lembrou muito, como mencionei na resenha, o filme Tropas Estelares, o que para mim é ótimo, já que adoro esse filme.

      Abs!

    • Cassy Teodoro disse:

      Ah, e boa sorte no blog e vlog. Agora vc vai me entender e ver o quanto certos tipos de comentários são tristes de ler e pq blogqueiros e vlogueiros têm a necessidade de banir pessoas que não sabem o que é respeito.

  4. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    Depois da resenha tive que comprar o livro. Cassy, culpa sua viu menina, vou atrasar algumas resenhas para ler este livro, rs!!!!! Estou super curioso!!!!!!

  5. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    Comprei este livro! E a culpa é sua, menina! rs! Sua resenha foi decisiva para eu acrescentar mais este autor na lista, apesar de eu não ser tão fã de FC.

Por favor, deixem os seus comentários.

