Resenha: O Andarilho das Sombras, de Eduardo Kasse

Andarilho das sombrasTítulo: O Andarilho das Sombras

Autor: Eduardo Kasse

Publicação: 2012

Número de páginas: 384 páginas

Editora: Draco

ISBN: 9788562942594

Primeiro livro da série Tempos de Sangue, O Andarilho das Sombras conta a história de Harold Stonecross, um homem que em busca da salvação de um ente querido acaba transformado em uma criatura imortal.

A história é narrada pelo próprio Harold, o protagonista da trama, e a narração se passa em dois períodos distintos de tempo, um antes da transformação e outro após, contados de forma intercalada. Essa intercalação de períodos pode soar confusa no começo da leitura, mas com o desenrolar da trama, Kasse cria um estilo narrativo nos quais os eventos dos dois períodos se servem mutuamente e ajudam a construir a história de forma coesa e muito bem narrada.

A trama também retrata o período da Idade Média conhecido como período das trevas, no qual o Cristianismo, em ascensão, era usado de forma a servir como um instrumento de manipulação e ascensão ao poder de vários soberanos e membros da Igreja. Os deuses, religiões e crenças mais antigos eram considerados pagãos e tidos como instrumento de Satanás contra o Deus considerado verdadeiro pelos cristãos da época.

Kasse une muito bem esses elementos reais (ou próximos dos reais) aos elementos ficionais e através da narração de Harold e a história do livro ganha contornos mais realistas bem próprio dos livros de ficção histórica.

Harold, como uma das criaturas fantásticas que mais gosto, acabou entrando para o rol dos meus personagens favoritos dentro da literatura fantástica. Seu caráter, que no início apresenta-se totalmente despido de remorso, ou assim o autor quer nos fazer acreditar, é mostrado ao longo da narração, por outros aspectos da personalidade de Harold. Junte-se ainda os outros personagens que ajudam e muito na compreensão das ações do protagonista.

Apesar do ótimo desenvolvimento da trama, O Andarilho das Sombras é um livro introdutório. Ficou muito claro que apenas parte de algo muito maior foi o apresentado no livro. E não digo isso porque é o primeiro livro de uma série, mas porque os eventos narrados deixam isso bem claro (e pelo que os títulos dos demais livros me induzem a acreditar).

Por fim, devo dizer que adorei o desfecho do livro, em todos os seus aspectos. Achei de extrema criatividade o que o autor revela quanto ao Harold e o fato de não precisar ler a série inteira para descobrir isso, o que aumenta e muito a minha curiosidade sobre o que vem por aí nos demais livros.

Livro recomendadíssimo.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Ficção Vampiresca, Literatura Nacional, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha: O Andarilho das Sombras, de Eduardo Kasse

  1. Oi, Cassy.
    Já quero ler O Andarilho das Sombras. Na verdade o tenho no iBooks, quando em algum momento ele esteve de graça na Apple Store. Havia deixado a leitura de lado, talvez nem fosse ler, mas sua resenha me convenceu.

    Beijos,
    Celly.

  2. Pingback: Divulgação: Ruínas na Alvorada, de Eduardo Kasse | .:.Dragonmountbooks.:.

  3. O Taverneiro disse:

    Cara, muito bom saber dessa saga hein, as vezes algo bom acaba se perdendo no meio de tanta livro por ai

    • Cassy Teodoro disse:

      É muita coisa interessante para ler e como leio muitos livros estrangeiros, às vezes é bem difícil acompanhar tudo que se publica por aqui e recorri aos livros da Draco e fiz uma listinha boa de autores que quero ler.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s