Resenha: Sobre guerras e deuses, de Eduardo Kasse

Sobre guerras e deuses capaTítulo: Sobre guerras e deuses

Autor: Eduardo Kasse

Publicação: 2012

Número de páginas: 24 páginas

Editora: Draco

Sobre guerras e deuses é um conto do autor brasileiro Eduardo Kasse e que faz parte da série Tempos de Sangue, cujo primeiro livro O Andarilho das Sombras foi resenhado no blog esta semana. O conto é um lançamento da editora Draco, uma editora que investe nos autores nacionais e merece ser mencionada.

Embora seja um texto mais curto, o autor demonstra grande maestria ao narrar as batalhas da guerra entre os romanos e os celtas na Britannia.

Além das belas cenas de batalhas entre os romanos e os celtas, o autor mais uma vez retrata a questão religiosa, mostrando  o que a História já nos provou no mundo real, que as guerras no mais das vezes envolve questões culturais, em especial aquelas ligadas ao mitos, crenças, fé e religião de um povo; não só pela proteção espiritual durante a batalha, mas também por ser a representação da cultura, da identidade desse povo.

Tenho que dizer aqui o quanto eu adoro quando autores ao retratarem esse período lembram-se de usar o nome Britannia – como aparece neste conto – ou Britânia – aportuguesado – ao invés de Bretanha. Não estou questionando quem está certo ou errado no uso dos dois termos, só quero deixar registrado que nunca gostei do uso da palavra Bretanha para retratar esse período e se o autor tem o bom senso de usar Britânia, isso me passa a ideia de que realmente conhece ou pesquisou muito bem o período histórico que quis retratar. Parece besteira, mas os termos têm relação com os aspectos históricos e devem, na minha opinião, ser colocados de acordo com o período e não por ser mais popular esse ou aquele termo.

 Voltando ao conto, acho que o aspecto principal, além da parte histórica, foi mostrar o surgimento de mais uma criatura, a exemplo do que aconteceu com o Harold Stonecross, protagonista do primeiro livro, O Andarilho das Sombras.

Vocês devem lembrar que nos contos não dá para o autor fazer aquele grande desenvolvimento esperado pelos leitores nos romances, mesmo assim, a escrita de Kasse é muito boa e o texto tem princípio, desenvolvimento e desfecho bem definidos.

Sobre guerras e deuses é mais uma obra da nossa literatura que vale o seu tempo, portanto, recomendo a leitura.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Ficção Vampiresca, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha: Sobre guerras e deuses, de Eduardo Kasse

  1. Pingback: Divulgação: Ruínas na Alvorada, de Eduardo Kasse | .:.Dragonmountbooks.:.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s