Resenha: Mort, de Terry Pratchett

Mort coverTítulo: Mort

Autor: Terry Pratchett

Publicação: 1987

Número de páginas: 304 páginas

Editora: Harper Collins

ISBN: 9780061803888

Originalmente publicado no extinto blog Escotilha Literária.

Mort é o quarto livro da série Discworld e abre o arco conhecido como Death series dentro da saga do Terry Pratchett. Para alguns leitores, a série Death é considerada a ideal para quem pretende começar a ler a série, desconsiderando a ordem de publicação. 

Na história temos como personagem principal, Mort, um jovem que vai à sua primeira feira de emprego, onde os rapazes recebem propostas de trabalho, prática bem comum na Idade Média. Mort acaba recebendo uma proposta bem estranha que é ser aprendiz da Morte (Death na versão em inglês). Então ele parte para se tornar aprendiz do ser mais temido por todos nós. Um ser que anda por todo mundo todos os dias, que nos ronda sempre, mesmo que não a vejamos.

Os primeiros momentos como aprendiz são um verdadeiro choque para o rapaz e em uma de suas missões ele acaba causando uma confusão. A figura da Morte, que devo esclarecer, é masculina, é aquela retratada na cultura pop: o ser bem alto, já esqueletizado, encapuzado, portando uma foice, com a qual ele tira as almas das pessoas que ele veio buscar para levar ao mundo dos mortos.

Apesar do choque e de toda a confusão do Mort em uma de suas missões, ele acaba sendo influenciado por esse lado mais sombrio do trabalho. Isso é bem evidenciado pelo autor na maneira do personagem se portar, falar e até os maneirismo. Em compensação, ter um aprendiz também traz uma mudança no Morte, que se torna uma pouco mais humanizado.

O livro serve também para mostrar um pouco mais do Disco (como o mundo é chamado por seus habitantes na série) e uma coisa interessante sobre o plano onde o Morte está quando não está recolhendo almas.

Só posso finalizar esta resenha deixando a minha recomendação, tanto do livro quanto da série.

Para quem está interessado em procurar a edição em português, publicado pela editora Conrad, o livro tem como título O Aprendiz de Morte. Vocês devem conseguir encontrar em algum sebo.

Eu continuo minhas aventuras pelo Disco em inglês mesmo e nos vemos no quinto livro.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s