Resenha: Tempos de Guerra, de Steven Pressfield

Tempos de Guerra capaTítulo: Tempos de Guerra: um romance sobre Alcebíades e a Guerra do Peloponeso.

Título Original: Tides of War

Autor: Steven Pressfield

Publicação: 2004

Número de Páginas: 449 páginas

Editora: Objetiva

ISBN: 8573025808

Durante meio século as duas maiores e mais importantes cidades-estados da Grécia antiga – Atenas, uma potência marítima e líder da Liga de Delfos e Esparta, uma potência militar inigualável e líder da Confederação do Peloponeso – viveram em tênue equilíbrio, mas o poder de Atenas cresceu a tal ponto que à desconfiada Esparta não restou opção outra senão a Guerra, nas palavras de Tucídides “a maior da história”. Estes fatos constituem os prolegômenos de uma batalha titânica de 27 anos pela hegemonia grega: a Guerra do Peloponeso (431- 404 a.C).

Nesse cenário um homem destacou-se sobremaneira e colocou sua marca indelével para além de todos os outros: Alcebíades (451-404 a.C). Nascido em Atenas e protegido de Sócrates, mas educado como espartano, ele foi um strategos (general) sem igual, um gênio que nunca conheceu a derrota em batalha, em terra ou mar.

Enquanto lutou por Atenas, ele a conduziu à glória. Mas não demorou para que sua inigualável destreza militar e carisma despertassem em seus compatriotas e rivais políticos desconfiança, temor e inveja, o que levou o filho predileto de Atenas a ser condenado à morte num julgamento feito à sua revelia. Fugido de Atenas, Alcebíades procurou refúgio em sua grande rival, Esparta e, logo, com magistral pragmatismo, tornou-se mais espartano que qualquer espartano. E, tal qual fizera com Atenas, liderou-os de vitória em vitória até que o destino o colocou em uma situação que lhe custaria um alto preço (…que eu não vou dizer para não estragar a surpresa da leitura!).

É a partir da narrativa do capitão de marinheiros de Alcebíades que acompanhamos a vida deste que, para muitos, foi o homem mais brilhante e carismático de sua época. Com uma forma de escrita incomparável – mesclando com precisão cirúrgica fatos históricos e ficção – Steven Pressfield, em Tempos de Guerra, mais uma vez nos brinda com uma saga épica ao reescrever esse capítulo fantástico da crônica do mundo ocidental apresentando-nos não apenas o mito, mas, também, o homem Alcebíades, aquele que, sob feitos quase inumanos, carregou nos ombros o destino do mundo antigo.

O que posso dizer a você, amigo e amiga que nos acompanha, é que se eu fosse escrever uma lista must read, ou seja, com as indicações de obras indispensáveis a serem lidas antes de morrer, certamente, entre os top 10, juntamente com obras do quilate de A Origem das Espécies, de Charles Darwin, estaria Tempos de Guerra. Não me recordo de ter lido nada igual em termos de emoção. Mesmo depois de terminar o livro, fiquei remoendo a estória por vários e vários dias, imaginando as cenas descritas, as angústias vividas. Este livro confirmou que Steven Pressfield é, senão o maior, um dos maiores contadores de estórias baseados em fatos reais, sobretudo, quando o cenário são os palcos de guerra da Antiguidade. Simplesmente fascinante, épico, tocante e sem paralelos: este é Tempos de Guerra.

Até a próxima!!!

Sobre Fábio Albergaria

É professor universitário, darwinista convicto, colecionador de livros antigos e, claro, viciado em tudo que tenha papel, tinta e muita imaginação. Brasiliense de nascimento, mas elantrino por vocação.
Esse post foi publicado em Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Tempos de Guerra, de Steven Pressfield

  1. Fiacha disse:

    Viva,

    Excelente resenha é um escritor que já tive o prazer de ler e sem duvida com muita qualidade, subscrevo a recomendação.

    Abraços

  2. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    Olá amigo Fiacha. Pressfield é realmente incrível né. Obrigado pela visita. Abraço

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s