Resenha: Blood Follows, de Steven Erikson

Blood_Follows

Publicada no ano de 2002,, Blood Follows retrata eventos passados no mundo da série Malazan e que se encaixam cronologicamente entre os fatos narrados em Deadhouse Gates e Memories of Ice, respectivamente, o segundo e terceiro livros da série Malazan Book of the Fallen. 

Entretanto, a obra que li, foi The Tales of Bauchelain and Korbal Broach, o primeiro volume, lançado em 2009, que reúne as três primeiras novelas escritas pelo Erikson e da qual Blood Follows faz parte. Creio ser essa série uma verdadeira spin off da série Malazan Book of the Fallen (ou da série Malazan como um todo). Como ainda não li os livros do Ian não posso afirmar ser a sua série uma spin off dos livros do Erikson como já vi muitos leitores fazerem, mas eu vejo os livros do Ian como complemento e parte integrante da série Malazan em si.

Blood Follows se passa na cidade Lamentable Moll, localizada na ilha de Theft, parte do mundo onde se passa a série Malazan. Os habitantes da cidade estão em polvorosa por causa das mortes de seus co-cidadãos causada por um possível assassino em série. Liderando as investigações está o sargento Guld, cujas incursões leva o leitor a saber de quem os sargento suspeita, além de mostrar alguns detalhes bem interessantes do local e de seus habitantes, sem contar que Guld, por ser bem sério em seu trabalho e ter desvendado todos os crimes que investigou, começa a desagradar pessoas que estão acima dele quando da sua lista de suspeitos passa a fazer parte alguém da nobreza local.

Paralela às investigações, temos a história de Emancipor Reese, um faz tudo de meia idade que se encontra novamente desempregado. Emancipor tem a fama de ser o mais azarado da cidade e as formas como perdeu os seus mais recentes empregos justificam essa fama. Para não chegar em casa e ouvir mais lamúrias de sua esposa, Emancipor acaba respondendo ao anúncio de emprego de dois estrangeiros que estão passando um tempo em sua cidade: Bauchelain e Korbal Broach.

Com uma narrativa voltada para o suspense, recheada de mistérios e sem os tradicionais elementos fantásticos encontrados nos livros, Erikson narra uma história curta para os seus próprio padrões literários, mas muito bem desenvolvida, cujo desfecho deixa claro que mais está por vir. Gostei bastante e recomendo.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Suspense/Terror e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Resenha: Blood Follows, de Steven Erikson

  1. Mike disse:

    Olá Cassy, tudo bom?

    Você viu a notícia a notícia que a Arqueiro publicou no facebook? Malazan Book of the Fallen vai ser finalmente publicado no Brasil!! O primeiro volume será publicado em março de 2017. Agora só nos resta torcer para que dessa vez tudo dê certo, e que não hajam mais complicações, porque a espera por essa série foi longa demais rsrs

  2. ramon disse:

    Oi Cassy , muito legal a resenha,ainda não conhecia o enredo dessa série “spin-off”.

    O que me levou a pesquisar sobre os livros série de Malazan e percebi que você leu os dois primeiros de “MBotF” e pulou para “The Tales of Bauchelain and Korbal Broach”. e na verdade acabei ficando bastante confuso sobre qual seria a melhor ordem de leitura.

    Além da ordem de publicação e cronológica , descobri que existem ordens criadas por fãs da série, que segundo eles tornariam a experiência melhor, já que se você simplesmente seguir a cronologia, certos surpresas seriam reveladas antes da hora, o que seria ruim para a experiência de leitura com esse mundo tão vasto e aguardado por nós. Gostaria de saber se teria como você escrever um artigo a respeito das ordens sugeridas, prós, contras e por qual vc optou (acho que abusei um pouco né? haha ). pensei que um post sobre o tema seria válido já que teremos em breve MBotF pela editora Arqueiro e as séries paralelas pela Cavaleiro Negro e com ctz esse tipo de duvida será bastante frequente entre muitos!

    beijos!!!!

    • Cassy Teodoro disse:

      Oi, ramon! Eu acabei seguindo a ordem da lista que está no Goodreads e na wikia da série. Não me atrapalhou em nada, até porque eu já estava bem adiantada na leitura do terceiro livro e alguns personagens desse terceiro livro aparecem no conto, mas eu ter lido algumas passagens de MoI não atrapalharam em nada na minha surpresa sobre os eventos de Blood Follows.

      A lista que eu optei foi a sugerida pelos membros do Forum da série Malazan cujo acesso é possível pelo Goodreads ou wiki.

      Abs!

  3. Paulo Dores disse:

    Viva Cassy,

    Quem me dera que publicassem esse escritor por cá, pena mesmo pois sem duvida que é um dos grandes nomes da fantasia atual.

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s