Resenha: Eric, de Terry Pratchett

eric-coverTítulo: Eric

Autor: Terry Pratchett

Publicação: 1990

Número de páginas: 160 páginas

Editora: Harper Collins

ISBN: 9780061807039

Eric é nono livro da série Discworld. Como vocês já devem saber a série Discworld é composta de várias minisséries, mas os livros podem ser lidos em qualquer ordem sem que se perca o entendimento do que está sendo narrado. Para quem está acompanhando o desenrolar da série através das minisséries, Eric é o quarto da minissérie Rincewind.

Em Eric, temos a volta do feiticeiro Rincewimd, que após os eventos de Sourcery, vai parar em um local estranho. Rincewind é invocado pelo demonologista Eric, que não passa de um garoto que se acha um expert em demônios. Eric vendo que sua invocação foi um sucesso, pede que Rincewind lhe realize três desejos e durante a realização de cada pedido é que a história se desenrola, mostrando mais peculiaridades do mundo de Discworld, envolvendo desde de tribos inspiradas na história dos Astecas, passando por algo muito parecido com a guerra de Troia e chegando ao limiar da cosmologia e criação do mundo, em um lugar ao mesmo tempo que representa todos os lugares em um tempo que representa todo os tempos.

Creio ser o livro mais curto da série que li até o momento e, apesar de parecer, não acabou sendo uma leitura muito rápida. Isso porque, apesar da excelente escrita do autor, achei o livro com uma narrativa mais fraca do que os demais, embora o assunto abordado e a inspiração dos temas retratados no livro sejam bem interessantes, como Fausto, Inferno (da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri) e a Ilíada, de Homero.

Não diria que se trata de fórmula vencida, ou mesmo um começo de ressaca literária em relação à saga. Creio ser um problema comigo, pelo fato de eu não ser lá muito fã do Rincewind, mas achei certos pontos da narrativa menos dinâmicos. Mesmo assim, Eric é garantia de uma boa leitura e boas risadas para os fãs da série e para os leitores que desejam conhecer essa obra já considerada um clássico da Fantasia que é a série Discworld.

Livro recomendado.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s