Resenha: Memories of Ice, de Steven Erikson

memories-of-ice-cover-amazonTítulo: Memories of Ice

Autor: Steven Erikson

Publicação: 2001

Número de páginas: 925 páginas

Editora: Tor Fantasy

ISBN: 9780765348807

Memories of Ice é o terceiro livro da série The Malazan Book of the Fallen – MBotF. Sua história é a sequência direta dos eventos do primeiro livro, Gardens of the Moon, trazendo de volta o cenário ambientado no continente de Genabackis e uma série de personagens do mencionado primeiro livro.

Uma sugestão antes de deixar a minha opinião para vocês: embora o terceiro livro seja a sequência direta do primeiro, ler Deadhouse Gates antes de Memories of Ice é bem importante, porque alguns eventos narrados naquele livro são mencionados neste.

Na trama, as tropas do Exército Malazan, lideradas pelo High Fist Dujek, entram em confronto com as forças do chamado Pannion Domin, numa colisão de poder e organização militar, bem como uso de poderes mágicos. Aliás, muito bem narrados pelo autor, o que, mesmo ainda no começo da série, já não é novidade a qualidade narrativa do Erikson. Além disso, um antigo clã, conhecido como T’lan Imass ressurge, devido à ameaça ao mundo causado por algo maligno. E por fim, o ser conhecido com Crippled God planeja uma terrível vingança.

Memories of Ice é visto por muitos leitores como um dos melhores livros da série. E sem sombra de dúvida o é. Não somente pela volta de personagens marcantes como pela excelente narrativa do autor. Além disso, o livro acaba por começar a desmistificar, ou pelo menos, tentar explicar, alguns nomes, termos e expressões vistos nos livros anteriores e que deixavam os leitores mais confusos. A narrativa realmente se desenvolve bem melhor do que os dois livros anteriores e isso propicia uma interação e simpatia ainda maior com os personagens e o cenário.

O aprofundamento das questões que envolvem os elementos místicos e mágicos da série, mesmo o autor deixando bem claro que muito ainda está por vir, ajudam a compreender muito do que se leu na série até aqui.

É uma série intrigante, para dizer a verdade, que deixa aquele sentimento de querer ser guiado pelo que o Erikson coloca em suas narrativas e onde ele quer levar os seus leitores com tudo isso. Ainda há muita coisa confusa e nebulosa. E nem poderia ser diferente, levando-se em conta o quanto ficou claro que só agora o Erikson começa a desmistificar alguns pontos da sua série.

Novamente deixo aqui o quanto é maravilhoso a forma como nos exércitos a participação das mulheres são bem importantes e os seres não humanos da série, que possuem um realismo incrível e não faz a história parecer forçada e nem cair no pieguismo. Além do fato do autor usar muito bem os elementos de vários gêneros ou subgêneros da Fantasia, dentro do contexto da história e não apenas para encher páginas. O leitor é brindado com momentos bem próximos da Fantasia Épica e Medieval mais tradicionais, bem como com elementos de Dark Fantasy (Grimdark), além de momentos de humor – nada ridículos – e a tão falada Fantasia Militar (que por sinal adoro!).

Os diálogos continuam bem construídos, dando o tom exato do sentimento do personagem e a narrativa e descrições são perfeitas para aquilo que o autor se propôs a contar nessa empreitada da saga. Sei que há leitores que não gostam de escritores muito descritivos, mas o Erikson, até aqui, merece todos os descontos, pois é algo ainda complexo o que está se desenrolando. Deixa o Erikson te levar e vamos ver onde isso vai dar, é a minha sugestão.

Para finalizar, deixo a minha recomendação da leitura da série, lembrando que ela chega em Portugal neste mês de novembro e, no Brasil, em março do ano que vem.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Memories of Ice, de Steven Erikson

  1. Paulo Dores disse:

    Oie,

    Já tenho o meu exemplar do primeiro volume da serie, com muita curiosidade por conhecer o seu universo tão elogiado, espero vir a gostar e mais importante ajudar que mais leirores leiam para que os livros seguintes continuem a ser publicados por cá🙂

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s