Recomendações: The Stormlight Archive e Malazan

Olá, pessoal! Hoje deixo para vocês a minha recomendação de duas séries de fantasia que estou lendo e, se tudo der certo, chegam no Brasil neste ano de 2017: a série The Stormlight Archive, de autoria do escritor norte-americano/estadunidense Brandon Sanderson, e The Malazan Book of the Fallen (coloquei só Malazan no título para poupar espaço), do escritor canadense Steven Erikson.

the-way-of-kings-arte-capa

Fonte: Michael Whelan

1.The Stormlight Archive: é um grande projeto do escritor Brandon Sanderson dentro do universo Cosmere, do qual fazem parte Elantris, Mistborn, Warbreaker, Elantris e White Sand, que será composto por 10 livros. Em princípio, o autor pretende lançar cinco livros para depois retomar o projeto.

The Way of Kings, o primeiro livro da série, lançado em 2010, tem previsão de lançamento para este ano pela editora Aleph tem previsão de lançamento pela editora Leya Brasil e é um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs do autor. O segundo livro, Words of Radiance foi lançado em 2014. Em 2016, foi lançada a novela Edgedancer, cujos acontecimentos se passam logo após aqueles narrados em Words of Radiance.

Falando dos livros até então lançados, a história se passa em Roshar, um mundo cujo cenário é fascinante e muito bem explorado pelo autor e acaba se tornando um personagem a parte na bela narrativa dos dois volumes. Roshar faz parte da Cosmere e é o habitat dos humanos e outras espécies humanoides, bem como de criaturas que ajudam a completar o seu ecossistema, além de ter um clima bem diferente e condizente com o que a trama vai revelando a cada trecho do livro. Sem dúvidas um dos mundos mais fascinantes do universo fantástico com a vantagem de ainda termos muito mais para conhecer.

Os protagonistas da história também são bem cativantes. Mesmo aquele ou aquela personagem menos preferido acaba tendo uma história interessante e revela uma certa simpatia antes não notada.

The Way of Kings, embora tenha vários pontos de vista, tem sua base na história de Kaladin Stormblessed, já Words of Radiance, tem Shallan como a protagonista, dentre os vários pontos de vista ali narrados. A série ainda conta com Dalinar, Jasnah e Szeth, além de outros personagens que ganham destaques de acordo com a narrativa.

The Stormlight Archive é uma grande aposta do Brandon Sanderson e tem tudo para se tornar uma das melhores séries de fantasia e sem dúvidas é uma grande aposta da editora Aleph que terá um grande desafio, porque além de uma bela história, os livros são uma obra de arte, desde a capa até as belas ilustrações que ajudam muito no entendimento da história e do mundo de Roshar e seus habitantes.

Editado: o terceiro livro da série, Oathbringer tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. O autor já está realizando as revisões, conforme pode ser conferido em seu site.

Os dois livros já foram resenhados aqui no blog e para ler as duas resenhas, basta acessar o nosso menu Resenhas.

.:..:..:.

1.Gardens of the Moon 2.Deadhouse Gates 3.Memories of Ice 4.House of Chains 5.Midnight Tides 6.The Bonehunters 7.Reaper's Gale 8.Toll the Hounds 9.Dust of Dreams 10.The Crippeld God Fonte: scotspec.blogspot.com

Fonte: scotspec.blogspot.com

2.TheMalazan Book of the Fallen: a expressão Malazan no título desta matéria foi utilizada somente para poupar espaço, mais do que uma tentativa hipócrita de clickbait. Série composta de dez livros (já publicados) e nove contos/novelas (conforme o próprio Erikson e ainda em publicação), Malazan Book of the Fallen ou TMBotF ou MBotF é uma das séries de fantasia mais bem escritas e criativas, embora ainda pouco conhecida pelos leitores de fantasia e pelo público brasileiro.

A série tem previsão do lançamento do seu primeiro livro, Gardens of the Moon, para o mês de março, pela editora Arqueiro. Porém, não será a primeira publicação em português, pois em Portugal, o livro, intitulado Jardins da Lua, foi publicado no mês de novembro último pela SdE.

Importante lembrar que MBotF faz parte de uma série da qual faz parte ainda a série Novels of the Malazan Empire, de autoria do escritor Ian C. Esslemont; The Kharkanas Trilogy, de autoria do próprio Erikson e que serve de prelúdio para MBotF; além de Path to Ascendancy, de autoria do Ian C. Esslemont e que também é um prelúdio da série Malazan.

Aqui será tratado apenas Malazan Book of the Fallen, composto por dez livros , publicados entre os anos de 1999 a 2011. Uma matéria sobre a série já foi publicada aqui no blog e está sendo atualizada conforme a leitura da série vai avançando. Atualmente, estou no quarto livro, considerado por muitos de leitura mais difícil por conter um certo arrastar na narrativa. Sobre isso falarei melhor na resenha.

Sobre a série no geral, até onde li, claro, o mundo onde se passa a série (o que foi até agora apresentado pelo autor após a leitura completa dos três primeiros livros) é algo também de fascinante. Erikson não apenas é criativo em relação ao muitos dos elementos de fantasia já consagrados, como cria o seu próprio universo de forma magistral. Não uma vírgula que não esteja posicionada a dar o tom necessário para a imposição de uma ideia ou sentimento ou mesmo uma tentativa de se falar algo sem se falar diretamente. Não que outros autores não tenham feito o mesmo em matéria de diálogos, mas com o Erikson é diferente.

Outra coisa que chama a atenção são as ótimas explorações de cenários, cenas de batalhas e descrição dos personagens e suas características físicas e personalidades. Além do fato de muitas vezes o autor usar o cenário para que possamos identificar com que tipo de pessoa ou a qual tipo de povo pertence esse ou aquele personagem ou com que tipo de povo algum outro personagem está lidando.

Como foram resenhados mais recentemente aqui no blog, vale também a leitura das opiniões ali expostas, além das opiniões em relação aos contos/novelas da série (três já foram resenhadas). Para ler as resenhas basta acessar o menu Resenhas.

.:..:..:.

Espero que esta recomendação seja válida para vocês e essas duas séries sejam de fato publicadas neste ano com os devidos cuidados com a tradução que todo trabalho desse porte merece. Qualquer adiamento, creio, será para trazer o melhor para os leitores.

Lembrando que a minha opinião quanto à escrita e aos diálogos, além da narração, são em relação à obra original em inglês.

No mais, ótimas leituras e feliz 2017 para todos (atrasado eu sei, mas com o sentimento é verdadeiro)!

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Recomendações: The Stormlight Archive e Malazan

  1. Netto Baggins disse:

    Ótimas dicas Cassy, parabéns!

  2. Celly disse:

    Oi, Cassy. Recomendações mais do que anotadas.
    Só fico receosa de encarar Malazan. Meu colaborador leu o primeiro volume e recentemente o resenhou, e pelo que vi é um pouco complicado demais… Especialmente para quem não está habituado a ler em inglês. Acho que vou esperar a Arqueiro lançar em março mesmo.
    Vou aguardar por Stormlight Archive aqui no Brasil também. Espero que lancem esse ano mesmo!

    Beijos,
    Celly – http://www.melivrando.com/

    • Cassy Teodoro disse:

      Oi, Celly! Malazan é complicado mais no modo como o autor resolveu narrar a história, mas realmente tem uma escrita diferenciada.

      Também estou torcendo para lançarem as séries neste ano conforme o prometido e que seja sucesso aqui! Bjos!

  3. alex disse:

    kkkkk Gostei do status, Aes Sedai.
    To louco pra ler os dois, mas tenho que esperar a versão pt-br, tomara que saia logo. Há de ser o que a roda tecer.

  4. Pedro disse:

    Já li os 2 do stormlight archive e digo podem ir sem medo porque a história é sensacional. Pra mim está no mesmo nível da roda do tempo, nome do vento, etc.
    Sobre o malazan acho que depois de mais essa indicação aqui vou começar

  5. R.Martell disse:

    Espero MBotF desde 2014 por aqui… agora vai, kkkkkkk. Já comecei a ler em inglês e achei uma leitura bem dificil. Quanto a série do Sanderson, sempre é bastante elogiada e é muito bacana que a Aleph traga ela pro português.

  6. Anderson94 disse:

    Pelo que postaram num comentário na página da editora Aleph no facebook, o Stormlight Archives 1 não deve sair em 2017, acredito que seja pela dificuldade de traduzir 1000 páginas, mais a arte que vem dentro do livro, queria muito ler esse livro em português, já tentei algumas vezes ler em inglês, cheguei até a metade do livro, porém não é o mesmo do que ler em português, enfim, já esperava pela dificuldade da editora com relação ao título, sinceramente acho difícil a Aleph botar no mercado, foram que já se passaram 7 anos desde 2010, quase 10 anos para botar um livro no mercado não é brincadeira não, vide o caso da Roda do Tempo e outras séries, é triste, livro no Brasil é caro e difícil de publicar, não é à toa que o mercado literário brasileiro é tão limitado e atrasado, uma pena.

    • Cassy Teodoro disse:

      Sério?! Que pena! A última resposta da Aleph que vi (não tenho facebook, vi no perfil do meu irmão) foi que a editora ainda estava fechando o cronograma do ano e que divulgaria a lista de lançamentos mês a mês. Também vi uma resposta da editora dizendo que não haveria lançamentos em janeiro. Mas tem muita coisa boa para a editora publicar, com certeza será um ótimo ano com ou sem The Way of Kings. Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s